Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ácer Tridente

João Pedro03/12/2008 01:13
Ácer Tridente
Olá Pessoal!

CUltivo esse acer há uns 3 anos, tenho deixado ele crescer para engrossar o tronco e realizado podas radicais para dar forma ao seu tronco.

Devido a essas podas ele ficou com algumas cicatrizes que não sei se poderei esconder.

Gostaria de saber a opinião de vocês para saber se essa plantas está no caminho certo, ou se não conseguirei esconder essas feridas.

Não penso nela como um projeto a curto prazo, como moro longe das minhas plantas (outra cidade) não penso em refiná-la por enquanto.

nickyfury03/12/2008 10:49
bonsaiq
O acer tridente ou burgerianum, possui uma caracteristica bem marcante no que toca a recuperação de partes do tronco onde ocorrem cortes radicais. Para tanto, basta voce usar uma pasta selante japonesa, fazendo antes o recorte da area com uma lamina bem afiada. Voce desbasta em torno do corte, aplicando em seguida a pasta cicatrizante, vedando totalmente o local, para evitar a entrada de agentes deteriorantes. 😄

Concomitantemente, deixe crescer nas margens da cicatriz novas brotações, para auxiliar na agilidade da cicatrização. 😉
marco_avelar03/12/2008 17:01
João Pedro de uma olhada nesse tópico: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9174&highlight=acer+tridente+charles

Ele trata, entre outras coisas, de cicatrizes em um acer tridende. Uma solução bem interessante com durepoxi!
João Pedro03/12/2008 23:37
Achei algumas fotos antigas dessa planta, dá pra ter uma idéia da evolução dela.

Foto de 2005:

Foto de 2006:

Olá Marco, já tinha visto esse topico anteriormente, serve bem pro meu caso. Meu único medo são aquelas cicatrizes que parecem na segunda foto, cicatrizes redondas e que engrossam o tronco, fazendo ele ficar mais grosso a uma certa altura.
marco_avelar04/12/2008 00:15
João Pedro realmente isso é um problema, se fosse meu eu tentaria dar uma "mordida" com o alicate bola e preencheria com durepoxi, mas nunca tentei isso e nem vi alguém fazer, não sei se daria certo 🙄 .
João Pedro04/12/2008 00:39
De fato já fiz um pouco disso, mas a casca recobriu o local podado e ficou inchada tambem.