Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ALECRIM

Alcides Junior04/12/2008 11:03
ALECRIM
Pessoal, ganhei este alecrim que estava jogado em frente a uma casa, sabendo se tratar de uma espécie meio "temperamental" gostaria de saber se ele suporta podas drásticas?





Desde ja agradeço.
Caio Augusto04/12/2008 13:47
Junior,
aguenta nao.
Alecrim fica com tronco lindo ne? de cara parece envelhecido.
Aqui ja tentei varios e todos morreram.
Alecrim eh tao sensivel, que se vc mudar ele de lugar na sua propria casa ele sente muuuito.
poda drastica nao aceita, e as vezes nem estilizacao com arame.
planta muito linda, porme muito sensivel.
So tenho uma no momento, ela ja etsa no lugar definitivo e no vaso definitivo....pq sei que se fizer algo drastcio ela morre.
perguntei para varias pessoas , e todas me disseram o mesmo....alecrim mudou de lugar sofre ou morre....
espero que vc tenha muita sorte, pois se consgeuir ele fica um bonsai maravilhoso...
abracos
Caio Augusto04/12/2008 13:48
e esse seu esta muito lindo.
abs
Lozzardo04/12/2008 16:39
Ivanil Pimentel Vieira04/12/2008 23:16
Caro Junior,

com uma planta com todo esse plotencial vale a pena tentar.

Fala pra gente da planta com enormes troncos que aparece na primeira fóto.

Abraço - Ivanil
Alcides Junior05/12/2008 13:12
Ivanil, a planta grossa que aparece na primeira foto é uma erva-mate, falei a um amigo que queria fazer um bonsai de erva-mate e ele me aparece um dia com esse monstro lá em casa, no porta malas do carro dele, sem nada de torrão original e com pouquíssimas raízes, mais que rapidamente coloquei ele neste vaso ali e estou torcendo pra enraizar. Soltou alguns brotos novos, mas sei que isso não significa que tenha enraizado, haja visto que o tronco é mais grosso que um CD, e com certeza tinha muita seiva.
Se ele vingar com certeza mostrarei aqui.
Como diz um amigo meu de outro fórum OREMOS....
Caio Augusto05/12/2008 13:30
boa sorte Junior
tbm to torcendo aqui
abs
Ivanil Pimentel Vieira05/12/2008 14:35
Junior,

espero que tua ervateira (pégue).Eu não consegui em duas tentativas com material muito bem enraizadas, mas isso foi em pleno inverno.
Vamos aguardar que vc consiga sucésso com tua planta.Conta prá gente depois.

Abraço - Ivanil
Alcides Junior05/12/2008 15:57
Lozzardo, muito bem lembrado o link, eu tinha até postado no tópico mas não lembrava.
Ivanil, se ela pegar, com certeza postarei aqui a evolução.
Caio, obrigado pela força.
Ivanil, conversando com o rapaz que me deu aquela erva-mate, ele me disse que tem mais e que posso arrancar....hehehe, este final de semana acho que terei trabalho.
Ivanil Pimentel Vieira05/12/2008 19:48
Caro Junior,

estou muito interessado no resultado que vc irá obter.Num terreno que foi oferecido para uma entidade de jóvens também existe árvores de erva mate que autorizaram a retirada.Como já falei em duas tentativas não consegui fazer pegar.
Finalmente vc irá ter o que fazer neste fim de semana........!

A seca está derrubando os frutos da árvore que te prometi sementes, se conseguir salvar alguns de aviso para me enviar endereço.

Abraço - Ivanil
gustavomello05/12/2008 21:48
Junior,
amigo tenho boas e mas experiencias com esta planta formidavel. A boa é que fiz poda drastica em um exemplar e ele resistiu muito bem, fui fazendo a poda aos poucos, levei umas 3 semanas para podar tudo o que eu queria.
As ruins são com relação a mexer nas raizes, todos os alecrins que possui e mexi nas raizes morreram, mesmo obedecendo todas as dicas regras e sugestões, até mesmo um exemplar mais antigo com mais de 5 anos morreu pouco tempo depois deu mexer nas raizes.
To com um exemplar agora que tem 4 anos, ta em um vaso que quase já não tem mais terra é praticamente só raiz, ele ta sendo trabalhado em estilo semi-cascata e não sei o que fazer, to com medo de mexer nas raizes e ele morrer.
Bom espero que minhas experiencias com esta planta tenham te ajudado, e se alguem diver mais umas dicas com relação as raizes serão bem vindas.
Ivanil Pimentel Vieira05/12/2008 22:45
gustavomello,
é muito bom vc postar tua experiência com a ervateira.Mas alguém deve ter a solução para o problema das raizes.Tomei todo o cuidado com as minhas, até mesmo colocando pasta japonesa nas raizes, mas não consegui nem mesmo algumas brotações.Foi minha primeira experiência com árvores adultas e acabei não tentando nem mesmo com outras espécies.Vamos acreditar em outros resultados que não sejam os já colocados.
Amigo Junior, a bola toda está contigo!

Um Abraço - Ivanil
Claudio Fellini09/12/2008 23:46
Junior,

A experiência que tenho é a seguinte:

Em 2006 comprei uma mudinha, bem pequena mesmo, plantei no escorredor, sem mecher nas raízes, aramei o tronco principal e tudo bem.
Coloquei em uma enorme caixa de madeira para ele "mamar", durante dois anos só fiz poda de galhos e sempre brotava, ficou enorme, um belo dia tive que me desfazer desta enorme caixa, retirei com todo cuidado, somente o escorredor que já estava desmanchando, e plantei em uma bacia bem grande, deixei na sobra e coloquei hormonio enraizador. Uma semanda despois as folhas começaram a cair, ainda verdes e secou completamente, fiquei muito decepcionado. Tenho um maior em vaso, para uso como tempero na cozinha, esse eu não me atrevo a mecher nas raizes, já a poda de galhos, faço sempre e não tem problema nenhum, brota ainda mais.

Abraços

Fellini

Ps. se quiser ver as fotos é só falar.
Alcides Junior10/12/2008 08:14
Claudio, não tinha com eu deixar naquele vaso de xaxim, retirei com todo cuidado, mas muitas raízes se perderam, plantei em um vaso maior e podei alguns galhos, agora, como diz um amigo meu de outro fórum, OREMOS ❗