Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pulgão preto - laranjeira

draghiante04/12/2008 16:53
Pulgão preto - laranjeira
Boa tarde,
Vi algumas informações aqui no fórum sobre esta praga e como combater. A sugestão seria o Decis ou Dyme, no entanto aqui em minha cidade é preciso ter Inscrição de Produtor Rural para a compra. No entanto observei que o princípio ativo do Decis seria a deltametrina.
Pergunto: Se combater com a deltametrina resolve o problema, não poderia usar então o butox que também é a base de deltametrina ?

Obrigado pela atenção
draghiante15/12/2008 17:30
Re: Pulgão preto - laranjeira
draghiante escreveu:
Boa tarde,
Vi algumas informações aqui no fórum sobre esta praga e como combater. A sugestão seria o Decis ou Dyme, no entanto aqui em minha cidade é preciso ter Inscrição de Produtor Rural para a compra. No entanto observei que o princípio ativo do Decis seria a deltametrina.
Pergunto: Se combater com a deltametrina resolve o problema, não poderia usar então o butox que também é a base de deltametrina ?

Obrigado pela atenção

Humm... será que ninguém sabe a resposta ???
anaestela15/12/2008 21:00
Se o princípio ativo é o mesmo, deve resolver. O importante, quando se usam inseticidas, é seguir à risca as instruções de segurança. A dosagem tem que ser exata e é preciso proteger olhos, nariz, boca, o máximo de pele e cabelos, trocar de roupa depois e lavar, não comer nem beber nem fumar nada antes ou depois da aplicação, pulverizar longe de animais e crianças e tomar cuidado com o vento (ufa!).

Com pulgões, se a infestação não for muito grande nem em muitas plantas, também funciona usar detergente. Eu pingo umas cinco gotas numa esponja, faço bastante espuma, encho a planta de espuma e, depois de 15 minutos, enxáguo.

Ana
darkaso15/12/2008 21:24
draghiante,

como a anaestela colocou muito bem os procedimentos é melhor proceder assim mesmo, mas, todo inseticida é perigoso e deve ser usado com parcimônia. Caso resolva com o detergente seria melhor. Experimente antes algo menos forte, para você e para a planta.

T+
draghiante16/12/2008 07:53
Obrigado pessoal pela ajuda.
anaestela16/12/2008 09:18
Na minha casa tem todo tipo de praga: pulgão preto, pulgão normal (verde), pulgão lanhoso, uns percevejos marrons, colchonilha, um outro inseto branquinho que gruda no tronco.

Eu tento combater com as receitas mais naturais: neem, extrato lenhoso, pimenta, alho, óleo mineral, detergente.

Posso dizer que às vezes dá um desânimo, porque essas receitas têm alcance bem menor que o dos venenos. Tem que reaplicar várias vezes.

Mas, com persistência, elas vencem os bichos. De quebra, serve de treino para a primeira regra do bonsai, pelo que aprendi aqui: paciência.

Tem que ficar de olho nas plantas todo dia e, assim que notar o bicho, correr com o borrifador ou a esponja... 😲