edsonr junior06/12/2008 19:48
azalea
O quê fazer pra dar uma engrossada nessa azalea! sera que só o escorredor basta?

giorgio07/12/2008 19:28
a melhor solução é colocá-la em terreno aberto.
Olhe os resultados da minha azalea?
25 anos em terreno aberto e 15 em um grande vaso Raízes superficiais ocupam todo o vaso (55 cm), incluindo o musgo

bad_clusters08/12/2008 09:42
Eu tenho curiosidade em azalea...
giorgio qual a adubação que você vem utilizando? e qual o tipo de solo!
Pois esta fantastica sua planta.
nickyfury08/12/2008 11:41
bonsai
25 anos no solo, nem precisou de adubação!!!!! 😂 😂 😂
Edson, em relação a sua azalea, se ela for uma das inumeras variedades da Satsuki, então replante em uma bacia grande, perfurada na lateral e no fundo, mantendo-a em local sombreado, onde receba insolação parcial. Rega diária, sem encharcamento, e adubação orgânica e liquida, intercaladas a cada 30 dias. 😄
Isso, é claro, se não dispuser de um pedaço de chão para plantar, pois igual a um bom solo, como mostra a "plantinha" do nosso colega italiano, não há nada melhor. 🙄 🙄 🙄
Se for fazer uso da bacia, use um substrato bem orgânico e drenante: casca de pinus, carvão de bambu, terra granulada, pedaços de gravetos e folhas secas picadas. Nada de pedrisco ou caco de telha, muito menos areia grossa ou fina, ok? 🙄
Manter a bacia apoiada sobre tijolos, para que favoreça a circulação de ar de baixo para cima, tambem ajuda no aumento de raizes. Lembre-se: quanto mais raizes tiver, melhor será o desenvolvimento de sua planta. Em dez anos terá em mãos um ótimo material de trabalho. 😄
giorgio08/12/2008 15:06
A azalea é proveniente de um viveiro.
O padrao do viveiro 15 anos atras pego em um jardim e colocou em um vaso de meio metro cúbico de tamanho. Eu não acho que tenha alguma vez sido fertilizados.
Quando pegei, em Março, o fundo, até os ramos, foi sepultado e a planta foi de cerca de dois metros de altura. Eu cortei como visto na imagem. A planta tem respondido bem, com emissão de brotos por todo o lado. Infelizmente nao tenho uma fotografia atualizada, espero amanhã.
edsonr junior08/12/2008 20:30
giorgio escreveu:
A azalea é proveniente de um viveiro.
O padrao do viveiro 15 anos atras pego em um jardim e colocou em um vaso de meio metro cúbico de tamanho. Eu não acho que tenha alguma vez sido fertilizados.
Quando pegei, em Março, o fundo, até os ramos, foi sepultado e a planta foi de cerca de dois metros de altura. Eu cortei como visto na imagem. A planta tem respondido bem, com emissão de brotos por todo o lado. Infelizmente nao tenho uma fotografia atualizada, espero amanhã.
Muito obrigado à todos pela ajuda!