Ficus Boni (evolução)
Claudio Fellini08/12/2008 16:58
Ficus Boni (evolução)
Caros amigos,
Este ficus quebra com muita facilidade, quebrei um galho baixo e nunca mais nasceu outro no lugar, tive que mudar um pouco o conjunto para melhorar.
Seguem fotos da evolução, desde 2006, quando ganhei em uma daquelas bandeijas de plastico com a marca BONSAI.
segue fotos:
2006, somente desfolha e já consegui quebrar um galho, o que está aramado, mas morreu.
Outubro de 2006
Outubro de 2007
Outubro de 2008

Filipe Henrique08/12/2008 17:35
Claudio Fellini
bela planta amigo, parabens ❗ ❗
gostei muito do nebari dela
eu acho que vc poderia escolher apenas um apice pra ela, ficou a impressão que exitem 3.
t+
Claudio Fellini08/12/2008 18:04
Filipe,
Também percebi isto, mas na dúvida de qual tiraria, preferi esperar a opinião dos amigos daqui.
Abraços e obrigado por opinar
Fellini
Filipe Henrique09/12/2008 01:59
Claudio Fellini,
tenho recebido ajudas imensuraveis dos amigos desse forum, é um prazer retribuir de alguma forma, alem disso como já havia mencionado sua arvore está muito linda, fico feliz de participar de certa forma.
Eu ficaria com o topo que vem em direção ao observador... alem da sua planta se inclinar pra frente dessa forma(o q é recomendavel) vc deixaria a cicatriz mais escondida.
mas... é sempre bom outras opnioes para ajudar na decisão certo?
t+
abraços
Claudio Fellini04/01/2009 23:39
Amigos,
Como sugerido, aí vai as correções.
abraços e obrigado
Fellini
Filipe Henrique05/01/2009 14:31
Claudio Fellini
A meu ver ficou muito bom!
se me permite uma outra sugestão, acho q vc poderia usar o galho, logo acima do que eesta indo pra traz, para cobrir parcialmente o tronco direcionando um pouco mais pra frente da planta. Acho conveniente q vc faça isso devagar, talvez com muita pesciencia por intermedio de podas.
Afinal como vc msm disse essa planta é muito dificil de aramar.
Lindo bonsai
parabens
abraços
Arzivenko05/01/2009 14:40
Claudio, qual técnica você usa para o desenvolvimento de raízes aéreas?
Claudio Fellini05/01/2009 15:05
Filipe, amigo,
Pensei também nisto, mas gostaria de deixar crescer mais para dar conicidade no ápice e enquanto isso vou escolhendo os galhos para fechar a frente, pois sempre após uma poda mais severa, surgem muitas brotações no tronco. Pensei também em diminuir seu tamanho, acho que ela está muito alta, não?
Por enquanto vou deixar crescer e dar uma encorpada para não perder a força.
Agradeço sua participação, é muito gratificante
Arzi,
Na verdade, não uso técnica nenhuma, mas percebi que elas aparecem na época da chuva, aque em Goiás começa em Outubro, logo após a entrada da primavera. Costumo deixar a planta bem "cheinha" pois a sombra no tronco protege para não queimar quando elas aparecem.
Em aparecendo, escolho a que quero e coloco o canudo (aqueles de refri) ou do Mc Donalds, corto do tamanho certo para proteger a raiz e encosto ele no solo, na posição que quero, em um ano, ele cresce, engrossa e rasga o canudinho sozinho.
Outros ficus você pode até mudar de lugar depois, a raiz, mas o boni, nem pensar, ela quebra mais fácil que os galhos.
Abraços
Fellini
Arzivenko05/01/2009 15:40
Muito útil essa dica, e dentro do canudo? coloca algum substrato?
Claudio Fellini05/01/2009 15:58
Tem gente que coloca, mas eu nunca usei nada, o canudo é só para proteger a raiz até a entrada no solo, comigo sempre deu certo.
Arzivenko05/01/2009 16:05
Pois é, eu coloquei uma garrafa pet cortada, com substrato dentro, ja da pra perceber muitas raízes no interior da garrafa, mas até o momento nenhuma chegou ao substrato, vou atualizar o tópico para que vejas..
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10445Claudio Fellini05/01/2009 16:28
Arzi,
O problema da garrafa é que as raizes "se perdem" lá dentro, não dá para direcionar, nem escolher, fica tudo embolado como se estivesse abaixo da terra. A não ser que depois você escolha e redirecione as escolhidas.
É quase uma alporquia.
Abraços
Fellini
Arzivenko05/01/2009 16:29
Bom, então acho que está na hora de abrir a garrafa e arrumar a bagunça..
bad_clusters05/01/2009 16:47
Muito boa esta aula!!!
=P
Claudio Fellini05/01/2009 16:51
Outro detalhe,
As raizes procuram alimento e água (humidade) então naturalmente elas irão descer, mas se você colocar o substrato em cima, e a humidade for maior do que abaixo, elas vão se "perder", não sei se expliquei bem.
Alexandre S. Coelho06/01/2009 12:15
Cara, Tá ficando muito belo este ficus ❗
Que evolução heim!!! O amigo Filipe ajudou bastante nas sugestões 💡
Agora realmente precisa fechar a folhagem do cume, pra não parecer "careca" demais vista pela frente 😉
É bom também decidir sobre esta raíz aérea do lado direito, pois seu desenvolvimento pode ocultar o belo movimento do tronco naquela área!
Claudio Fellini06/01/2009 12:43
Alexandre,
Pensei em "colar" ela ao tronco, seguindo o movimento do mesmo, só para engrossar.
Agora pensei também em deixá-la reta, como se fosse uma "bengala" apoiando a planta.
E depois da sua observação, já pensai em retirá-la,
Qual a melhor idéia?
Abraços
Alexandre S. Coelho06/01/2009 12:51
Se fosse minha... 😂
😈 cortava 😈
Deixaria as outras.
Arzivenko06/01/2009 12:53
Claudio, entubei minha figueira, em breve vou postar fotos no tópico dela, de qualquer forma sou muito grato pelas dicas, era algo que eu buscava ja fazia algum tempo.
Ja pensou em fazer um passo-a-passo sobre a técnica? acho que seria de utilidade a todos, porque convenhamos, essas tuas raízes estão ótimas !
Claudio Fellini06/01/2009 13:39
Alexandre amigo, como você é mau 😈 😈 , vou cortar 😉 aproveitando a poda que fiz, acho que ela não vai sentir muito. Foi, já cortei....
Arzi,
Achei que já tinha visto em algum lugar, a técnica do canudinho, nem lembro mais, mas é tão simples e ao mesmo tempo complicado para explicar com palavras, realmente as imagem falam bem mais.
Vou preparar, acho que tenho algumas fotos em diversas fases com plantas diferentes, acho que dá para exemplificar, senão teria que esperar um ano para mostrar aqui.
Abraços
Fellini
Filipe Henrique06/01/2009 14:17
é...
Tem um amigo meu q quando vou a casa dele ele me pede opniões e deixa eu trabalhar algumas plantas mas, ele esconde as tesouras... ele me chama de formiga cortadeira hehehe
achei um amigo parecido comigo né Alexandre???
heheeheh
Claudio Fellinim,
gostaria muito de ver essas fotos.... concordo com vc q coisas simples são dificies de explicar, é só reparar as perguntas q crianças de 5 a10 anos costumam fazer... a
e como dizem, mais vale uma imagem q 1000 palavras. 😄
abraços
Claudio Fellini06/01/2009 15:37
Filipe amigo,
Preparei umas fotos da matéria do canudinho e coloquei no fórum MATÉRIAS.
Quanto ao "Ed mãos de tesoura", tenho também um amigo assim, aliás, quem não tem!!!!
Abraços
Fellini