Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Fícus sobre pedra

Mário A G Leal09/12/2008 08:40
Fícus sobre pedra
Este é um fícus benjamina que fiz por estaca e que foi, posteriormente, colocado sobre uma pedra.

Detalhe das raízes sobre a pedra

Nos dois últimos finais de semana pedi ao Anderson que retirasse as folhas e aramasse. Ainda existe uma quantidade de pequenos galhos nas terminações que deverão ser retirados. Vamos aguardar o retorno das folhas, que já se manifestam, para melhor escolha.
As fotos são do Rinaldo, que tem vindo junto com Anderson e Edmilson dar uma força nos finais de semana.
Toda opinião será bem vinda!
Alexandre S. Coelho09/12/2008 10:45
Mário

Meu amigo, é inclível como um trabalho pode transmitir as características do bonsaísta 😲
Paz, naturalidade e força é o que me passa este belo bonsai, parabéns ❗

Se as brotações já estão vindo, seria mesmo bom cortar logo as pontas dos galhos para que a folhafem não cresça somente nas extremidades 😉
Alcides Junior09/12/2008 13:19
Dom Mário, eu tracionaria o segundo galho da esquerda para a direita um pouco mais para a esquerda, afim de triangular um pouco mais, o nebari está excelente.
Mário A G Leal09/12/2008 13:23
Alexandre, este final de semana vou olhar para estes detalhes.

Junior, ficou um pouco confuso. Qual galho você se refere?

Obrigado
Alcides Junior09/12/2008 15:38
galho
Caro Dom Mário, demorei responder porque não conseguia subir a foto...

Seria este o galho a ser tracionado um pouco mais, existe um vazio entre o galho abaixo e este.
Mário A G Leal09/12/2008 15:47
OK Junior, vou pensar sobre isto.
Obrigado pela dica.
Jefferson Paulo09/12/2008 21:11
Parabens Mario, belo exemplar.

Boa dica Junior, com essa intervenção a planta vai ficar ainda melhor.
edson060510/12/2008 09:28
Caro Mário,
como os amigos já disseram, belo exemplar!! Também vou dar o meu pitaco...
Mesmo baixando o galho de cima como sugeriu o Junior ou mesmo direcionando as novas brotações para cobrir um pouco este vazio, a meu ver este primeiro galho à esquerda está muito reto e muito horizontal; talvez fosse o caso de aproveitar as novas brotações para podar e imprimir um movimento como na projeção abaixo:

Abraço.
Edson.
Mário A G Leal10/12/2008 09:52
Edson, estou anotando....
Obrigado!
Paulo Roberto Marasca14/12/2008 21:13
Oi Mario...
Acho a iluminação desta foto mto boa, conduz ao sentido da árvore mesmo ( poderia nos dar alguma dica ? ).
A raiz sobre a pedra transmite uma idéia de "firmemente agarrado" no mesmo sentido.
Como pitaco eu colocaria que o galho da direita, como mais velho, faz uma curva e se projeta para cima então o da direita (como mais jovem) poderia fazer o mesmo movimento, até de maneira mais acentuada. A retirada do tronco central esquerdo me ocorre a partir da elevação deste galho, mas depende da forma tridimensional dela.

Abraços.
Mário A G Leal14/12/2008 21:29
Paulo Roberto, a imagem não aparece. Fico no aguardo.
Paulo Roberto Marasca15/12/2008 01:03
Editei colocando a imagem de outra maneira...
edson060515/12/2008 10:37
Bem amigos...
o que eu posso dizer??!! 😲
É disso o que eu mais gosto neste Fórum: as várias sugestões e idéias. Na minha opinião com essa projeção do Paulo Roberto, a planta do Mário que já era ótima, ficou uma maravilha!!! 😄 😄
Abraço.
Edson.
Thiago Giaconi01/01/2009 19:29
Olá Mario,

Muito lindo exemplar, parabéns.
Gostei muito da projeção do Paulo Roberto.

Abraço

Thiago Giaconi
Edmilson01/01/2009 19:52
Projeção
Caro amigo Paulo, sensacional sua projeção, um talento impressionante.

Abraço fraterno
Marcos Castilho01/01/2009 20:46
Fiquei até sem palavras para comentar um tópico do mestre. Que lindo!!!!!!!!!