Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

PINUS COM TRÊS AGULHAS

MARCIO ROLDÃO17/07/2005 21:59
PINUS COM TRÊS AGULHAS
AMIGOS
Passeando numa fazenda de um amigo aqui em minas, deparei-me com uma plantação de pinus com mais de trinta anos em uma pequena serra, e para minha surpresa num barranco ao lado vegetava algumas dezenas de mudinhas, de varios tamanhos e algumas até tortuosas , ja que o barranco tinha uma boa inclinação.Coletei algumas mudas , aquelas que mais me interessava.Chegando em casa plantei em pedrisco com argila triturada, e sigo pulverizando suas agulhas. Mas comparando com um " pinus thumbergii " , que tenho o meu tem duas agulhas e esse tem três agulhas em cada base.sera outra espécie ? ou o pinus thumbergii também da três agulhas em cada base do ramo.
abraços e obrigado
MÁRCIO ROLDÃO
Illex17/07/2005 23:08
Re: PINUS COM TRÊS AGULHAS
Olá Marcio,

Os Pinus thumbergii so possuem mesmo duas agulhas em cada base. Nao sei te dizer ao certo qual seria a sua especie em particular, mas acredito que seja a que tenho em mente muito comum aqui no Brasil. Por falar nisso é de que regiao de Minas? Acredito que os amigos lhe digam qual seria essa especie, e se tiver alguma foto ajudaria e muito tambem. Bem vou indo.

Abraços:

Illex
Daniel.Viterbo18/07/2005 22:06
Olá Marcio, tudo bem?
Realmente você deve ter encontrado o Pinus Elliotis que é muito utilizado também para reflorestamente. Este tem três agulhas e são mais finas e compridas que o PN.
Eu tenho dois exemplares com aproximadamente 7 anos. Estou mantendo-os com + ou - 30 cm, mas devido ao comprimento das agulha fica um pouco desproporcional.
Esta não é uma espécie indicada para bonsai, mas no caso de se aventurar (como no meu caso) o ideal é um bonsai de médio ou grande.
Espero ter contribuido.

Grande abraço,
Daniel