Primavera murchando
Paulo Ramos15/12/2008 22:24
Primavera murchando
Wilson Fracassi16/12/2008 07:54
Paulo,
Na verdade sua planta esta murchando porque não formou raízes. Estas folhas que saíram foram estimuladas pela seiva que estava circulando no tronco. O que acontece é que agora não ha raízes para sustentar estas folhas que brotaram, por isso estão murchando.
anaestela16/12/2008 09:27
É verdade, a primavera, se vc pega uma estaca de diâmetro bom, muitas vezes brota sem mesmo ter raízes.
Mas como as gemas estão germinando, porque você não tenta fazer as estacas enraizar agora?
Você poderia tentar colocâ-las imersas em hormônio enraizador ou vitamina B por umas horas, e depois passá-las para um bom substrato drenante (eu consegui enraizar uma com caco de telha de 3 mm).
O máximo que pode acontecer é a planta secar toda, mas isso parece que já está acontecendo agora, então talvez valha a pena arriscar.
Se vc for tentar, lave com bastante cuidado o substrato, pois pode ter alguma raizinha bem fininha, e tudo o que puder ajudar é bom manter.
Boa sorte,
Ana
Paulo Ramos16/12/2008 12:57
Olá, Wilson e Ana!
Antes de plantar as estacas, eu as deixei de molho por uma noite em solução de vitamina B1. E por umas duas ou três vezes reguei com a solução, portanto acredito que um pouquinho de raiz deve ter surgido, pois não só surgiram brotos como também cresceram bem... Ana, vou seguir sua recomendação, retirar da terra, lavar cuidadosamente e passar para um bom substrato.
Grato pela atenção,
Abraço!!!
Wilson Fracassi16/12/2008 13:35
Paulo,
Independente de ter ou não saído raízes, agora não é a hora de você mexer. Espere, nesta primeira fase o substrato não terá grande importancia. Aguarde pelo menos uns 4 meses para mexer. Caso ela tenha emitido raízes, o que eu particulamente não acredito, mexer agora vai mais prejudicar do que ajudar, independente do substrato.
anaestela16/12/2008 13:56
O Wilson com certeza tem mais experiência. Quem sabe vc tenta replantar uma estaca só...
Assim não perde as plantas.
Eu fiz isso de lavar e replantar uma vez e deu certo, mas pode ter sido sorte. E eu não tenho grande experiência, estava mais dando um palpite, baseado no que eu fiz.
Abraço,
Ana
fabianoscosta16/12/2008 18:35
Concordo com o Wilson, já fiz bastante estacas de bouganvile e muitas me surpreenderam com brotações bem posteriores, deixa ela descansar, vale mais uma muda boa que várias mais ou menos, pelo menos é meu pensamento, depois de ver o quintal com muitas delas e poucas boas, me desfiz de muitas...
Abraço,
Fabiano.
Filipe Henrique16/12/2008 21:05
Paulo Ramos,
pq vc não faz alporquia?
tenho varias buganvilleas aqui e todas de alporquia, e o exito q eu tive até hj foi de 100%.
msm uma q esqueci por mais de um ano e outra q retirei apos 1 mes de feito o alporque. Assim vc pode escolher bem o material e só se dar o trabalho de retirar oq realmente vale a pena e como a prob de exito é bem alta. Vc não vai desperdiçar seu tempo.
abraços
t+
Paulo Ramos16/12/2008 22:17
Ei Pessoal!!
Só agora estou vendo as últimas postagens. Mas não aguentei esperar e logo que cheguei do trabalho resolvi mudar as estacas de substrato. O Wilson está coberto de razão quando disse que a brotação aconteceu devido a seiva que tem no galho. Das duas estacas, apenas em uma apareceu uma raizinha pequenininha, ainda querendo nascer. Resolvi mais muda-las de vaso como medo de apodrecer, pois estava muito encharcado. Retirei as duas estacas, lavei cuidadosamente, deixei uns 20 minutos na solução com tiamina e depois plantei. Reguei a terra com a vitamina B1 novamente. Agora é aguardar.
(eu estou de olho mesmo é na árvore mãe dessas estacas, fica no mato perto do meu trabalho. Estou pensando num yamadori).
Abraços!!!
Ivanil Pimentel Vieira16/12/2008 23:48
Paulo,
todas as postagens dos amigos foram para te ajudar a resolver a dificuldade que vc encontrou, me restando te desejar que tudo se solucione da melhor maneira possível isto é: o enraizamento de tuas estacas.
Ficamos na torcida!
Ivanil
anaestela17/12/2008 11:19
Boa sorte!! Depois conte pra gente o que aconteceu!
Franz Lopes18/12/2008 14:35
Amigo,
Como recomendação, por experiência própria, aconselho utilizar a técnica da estufinha.
Alguns recomendam o uso de garrafa PET como vaso sendo coberta com a parte superior da garrafa, formando uma estufa.
Pode também, utilizar um saco plástico transparente preso na base do vaso, envolvendo toda a muda.
Essa técnica ajuda a reter umidade no conjunto, favorecendo o enraizamento, prolongando a vitalidade da planta, enquanto a mesma não possui raízes. Um dos grandes problemas da técnica estaquia é a perda de umidade da planta pela ausência de raízes.
Faça como os colegas sugeriram e use as estufas, por no mínimo uns 3 ou 4 meses.
No fórum faça você mesmo, há excelentes dicas dadas pelo Amigo Geraldo Inocêncio quanto a esta técnica.
Boa sorte. 😉
Franz Lopes