Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Guajuvira Chapelão

SEKI - Elio Luis Secchi17/12/2008 15:20
Guajuvira Chapelão
Olá amigos,
Esta guajuvira foi coletada em setembro de 2007, em um potreiro, e desde logo vi que poderia usá-la para fazer um bonsai imitando as enormes figueiras que crescem a beira das lagoas do litoral do RS, com os galhos esparramados, na horizontal, formando um enorme chapelão.
O trabalho sucessivo de comer a brotação, feito pelo gado, deixou ela com os galhos já nesta posição. a espessura do tronco é de 14 cm.
Vejam sequência:

Quando coletada em set/2007

Set/2008 desfolha total, seleção de galhos e aramação, tive que abrir mais o uro de cima pois parava água:

Vista de cima

Brotação dez/2008

Estilização atual.
Gostaria de opiniões dos colegas sobre esta parte da frente, se deve ser mais fechada, escondendo o tronco e uro ali existentes, ou o que acham.
Também aceito opiniões sobre o trabalho em geral, tipo de vaso, etc...

Wilson Fracassi17/12/2008 15:41
Elio,

Gostei muito desta planta. Em termos de bonsai, para mim a primeira impressão é tudo. Quando vi sua planta visualizei de imediato uma enorme árvore, destas que agente vê pelos campos. Acho que em termos de estrutura não há nada a fazer, você a conduziu muito bem. Creio que agora é somente manter a pinsagem para refinar a ramificação e correr para o abraço.

Parabéns e boa sorte.
Arzivenko17/12/2008 15:44
Eu acho que deve deixar o Uro mais a vista, acho que acrescenta muito à planta.
Filipe Henrique17/12/2008 15:56
Elio Luis Secchi,
incrivel!!!
parabens pelo achado e condução da sua planta até agora ❗ ❗
concordo com o Arzivenko no que diz respeito ao urô, acho q vc poderia trabalhar mais nele.
abraços
Alcides Junior17/12/2008 18:01
Elio, eu deixaria a parte central da copa mais alta, afim de obter uma melhor triangulação.
No mais tá linda, belo yamadori. Parabéns pela condução até aqui.
Alexandre S. Coelho18/12/2008 13:08
Cara,

Parabéns pela bela árvore ❗

A copa como está, me parece bem agradável para o estilo. Espaços vazios, mostrando a saída de alguns galhos, fica bom para não parecer topiaria 😉 , eu acho.

Fiz estes exemplos de vasos que acredito combinarem com tua planta: O ovalado tradicional, um pouco profundo para combinar com o volume geral; Um retangular, pois a planta também apresenta características masculinas; e um ovalado baixo, porém comprido como a largura da copa 💡
SEKI - Elio Luis Secchi18/12/2008 13:44
Fantástico Alexandre!
Agradeço suas projeções. Com poucas pinceladas deixou a planta pronta para exposição. É o tipo de rumo que me faltava. Muito obrigado mesmo.
Pela projeção da copa também combina com a idéia do Junior de uma melhor triangulação.
Valeu!

Abraços