atualização Romã com jin e shari (sugestões/criticas)
Andrei17/12/2008 19:32
atualização Romã com jin e shari (sugestões/criticas)
Olá amigos peço-lhes que comentem se estou no caminho certo ou nao!!
Esta planta há dois anos atras era grande, pena que nao tenho fotos, tinha apenas um tronco.
No dia do transplante notei que havia poucas raizes, mas tive que arriscar.

antes do transplante
Peço tambem aos colegas que opinem sobre o jin e shari, creio que preciso usar calda sulfocalcica, não é isso??
OBS. este vaso comprei em uma feira de artigos para umbanda e custou R$ 2,50 ja tenho ele e outros há 4 anos e não estragaram.
doolombo18/12/2008 00:24
eu também uso desses vasos.
Eu compro direto na fabrica e tem de vários tamanhos...
Você utiliza alguma coisa na madeira exposta?
Abraço
Andrei18/12/2008 00:38
Pra falar a verdade eu nunca usei nada nos meus sharis e jins Doolombo.
Apenas observo se há prasença de fungos ou manchas, mas agora vou
fazer a tal da calda sulfocalcica e aplicar nos jins.
E a respeito dos vasos tenho alguns pintado por mim mesmo
doolombo18/12/2008 00:43
Eu tenho em algumas plantas a medeira exposta, devido a morte do galho, também nunca usei nada.
Eu não pinto os meus vasos, apenas lixo quando acho que o acabamento é muito grosseiro.
Abraço!
Arzivenko18/12/2008 08:19
Achei muito bonita a planta.. parabens.
Alcides Junior18/12/2008 09:02
Ta muito bem encaminhada sua romã, mas aconselho a utilizar a calda, ela evita o aparecimento de fungos e o apodrecimento da madeira, além de dar aquela cor branca, parecendo bem mais velha.
bad_clusters18/12/2008 10:51
Ta bem encaminhado.. sua projeção foi perfeita...
falta engrossar o tronco.
=p
abraço
Alexandre S. Coelho18/12/2008 13:17
Oi Andrei
Bom ver mais bonsaístas nordestinos por aqui 😄
Parabéns pela planta... não é sempre que vemos uma romanzeira/bonsai deste porte!
Gostaria de sugerir uma aramagem para dar mais movimento ao tronco acima da primeira curva 😉
Andrei20/12/2008 21:13
Agradeço aos colegas pelas dicas que serao muito proveitosas. vou
aramar como aconselhado e utilizar a calda. Depois vou postar mais
fotos da arvore pronta
Obrigado novamente aos colegas. Abraços.
Andrei01/07/2009 20:00
Pessoal,
Ai trago novas fotos da arvore (romã) que foi atingida por um raio, quase caiu, mas se recuperou rrsssss, quando olho para esta planta so
vejo esta cena!!
Bom ela passou pro serias dificuldades logo depois das primeiras fotos, pois viajei e ninguem molhou ela, estava meia escondida mas consegui
recupera-la e acabei consertando alguns erros de angulos que ela tinha.
Desculpem a qualidade do vaso aki é dificil encontrar.
Fiquem à vontade para opinar e criticar também!!
FRENTE
LADO ESQUERDO
LADO DIREITO
TRAS

BLACKNEEDLES01/07/2009 20:39
ola Andrei
ta ficando show amigo parabens cara!!! 😲 😉
Sergio Batalini02/07/2009 13:57
Muito bom ... Linda arvore sofredora ... Atingida por raios e periodos de secas... É justamente isso que procuramos demonstrar quando intervimos nas nossas arvorezinhas ... as intemperies e agressões sofridas na natureza... parabens . Vc já percebeu que pintar os vasos de ceramica não dá certo, melhor manter na cor natural , inclusive fica muito bonito quando adquire aquela cor esverdeada , dando maturidade a peça. A calda , melhor comprar que fazer .. Se puder, compre uma micro-retifica para trabalhar a madeira morta, facilita muito. Quando viajar ou não puder aguar todos os dias , improvise , colocando garrafas pets cheias de agua de boca para baixo com um pequeno furo na tampa , levará alguns dias para secar . ou coloque embaixo de uma torneira pingando ... Claro que são apenas sugestões de um iniciante querendo ajudar , no mais, parabens e boa sorte..
Felipe Mendonca02/07/2009 16:05
Ola Andrei, sua planta ta muito massa, gostei. So quero tira uma duvida, o vaso que vc usa é de barro ne? Eu comprei um bonsai de jambo que vo postar jaja la em "inciantes", minha duvida é sobre esse vaso reter muita agua, ou seja, poder apodrecer as raizes. Qual referencia vc usa na hora de aguar uma vez que a terra fica seca em cima mas pode estar molhada em baixo.
Um abraco.
Andrei02/07/2009 18:26
Sergio, obrigado pelos comentarios,
Quanto aos vasos pintados ja percebi sim e fica feio né?? Cara também acho espetacular aquela cor esverdeada dos vasos, parecem muito
velhos. a mini retifica ja tenho, na verdade nao é uma miniretifica e sim akeles motores suspensoso de dentistas e proteticos tem a mesma
função e a rotação é igual, inclusive foi usado nesta planta, se comparar as fotos antigas perceberá, so nao exagerei para não parecer artificial.
Obrigado pelas sugestões.
Felipe, valeu tambem.
O vaso é de barro sim, compro em lojas de artigos para candomblé, quanto a umidade primeiro é necessário que saiba que tipo de solo o
jambo se dá, aqui no nordestão o calor é intenso molho monhas plantas todos os dias o vaso de barro retem sim a umidade mas isso no meu
caso nao é ruim, pois mantém a planta molhada. Ja na sua região voce deve experimentar como esta umidade vai se comportar (sera benéfica
ou nao) o que quero te dizer é que o que serve para Sergipe pode não servir para Minas entende??
te aconselho a tentare usar o bom senso valeu!!
Abraço Andrei Brum.
Felipe Mendonca02/07/2009 18:55
Ok Andrei, eu tentendi. Minha regiao muito quente tambem e na verdade pouco ja li sobre jambo, tipo, eu sei que jabuticaba gosta de solo bem humido mas jambo eu ainda nao encontrei, mas vlw a dica vou fica atento, abraco!
bonsaitakin06/03/2013 16:29
ainda esta iva??? 😄