Wagner Trindade23/12/2008 09:29
Desfolha em jabuticabeira e caliandra
Pessoal,
Alguém sabe dizer qual é a epoca do ano certa para fazer desfolha em jabuticabeira e caliandra?
Obrigado,
Wagner
darkaso25/12/2008 17:29
Wagner Trindade,
depende de qual a idade da planta e qual a intenção dessa desfolha. Poderia ser feita em uma planta já crescida onde seria o melhor para diminuir a o tamanho das folhas. Coloque mais algumas especificações da planta para darmos melhor indicação.
T+
Wagner Trindade25/12/2008 18:36
Certo, as duas plantas são adultas. Estou querendo desfolhar para ver melhor a estrutura dos galhos, imaginar um estilo, podar galhos e aramar. Ainda não estou muito preocupado com o tamanho das folhas, quero mesmo é ver a planta mais "limpa" 😉
Será que agora é uma epoca boa para isso?
Obrigado,
Wagner
Andrei25/12/2008 18:41
Eu creio que se for com este intuito não há problema algum, só estou meio em duvida com a jauticabeira por ser um pouco sensivel. ja iz isso
com minhas plantas e não tive nenhum problema!!
abraço. Andrei Brum.
Wagner Trindade26/12/2008 17:49
Andrei,
Li alguma coisa na internet sobre a caliandra e realmente parece que não há problema. Só a jabuticabeira eu ainda estou na dúvida. Já vi que tem uma época certa para fazer isso mas não lembro onde eu li 🙁
Acho que alguma coisa no inicio ou no meio do verão, mas realmente não lembro. Vamos esperar e ver se alguém mais responde.
Obrigado,
Wagner
darkaso26/12/2008 19:39
Wagner,
como eu disse se estiverem muito pequenas ainda pode enfraquecer a planta, com isso se fizer sem desfolha completa seria melhor, mas se estiver maior pode desfolhar parcialmente e daí visualizar melhor o que pretende.
T+