Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori - como agir?

mortykus23/12/2008 18:41
Yamadori - como agir?
Eu estava andando pela cidade onde moro e reparei que onde antes havia uma árvore, que foi cortada, hoje há, ao lado de um tronco seco, uma mudinha já com 50 cm de altura, mais ou menos e com uma tremenda cara de árvore velha, praticamente um bonsai feito, só precisando de umas aramações e pronto.

Não sei se daria pra chamar de yamadori, mas ela está crescendo na "natureza", então considero um.

Queria saber como devo proceder:

Quanto de raíz devo procurar manter?

Devo desfolhar? Podar?

Como devo montar o vaso de recuperação dela?

Ou poderia passar direto ao vaso de bonsai?

Obrigado amigos,

assim que eu for lá "roubar" essa muda eu coloco fotos!
dori23/12/2008 20:17
Como Proceder?

Primeiro: precisaria saber que espécie é.
Segundo: Estando ao lado do toco da árvore que foi cortada, pode ser brotação da raiz da árvore antiga, ai fica difícil.
mortykus23/12/2008 23:50
Passei novamente no local e percebi que a muda não é da árvore, acho que é uma serissa.
mortykus24/12/2008 03:04
Infelismente não consegui pegar a planta!

Tentei retirar com um torrão ao redor, mas era impossível, então comecei a cavar as raízes com cuidado para não arrancá-las, mas a a raíz principal era muito profunda e impossibilitou a retirada da planta, uma vez que a mesma já tinha raízes por baixo da calçada! 😢

Uma pena mesmo, pq sei que qualquer dia desses ele vão arrancá-la por ser "mato", sempre fazem isso!

Ah, é uma serissa mesmo!
SEKI - Elio Luis Secchi24/12/2008 10:19
Motikus, você poderia fazer um yamadori programado, associado a técnica de alporquia.
Faça assim: Cave uns 15 cm de profundidade ao redor da raiz e então faça um torniquete com um arame meio grosso ao redor da raiz, lá em baixo deste buraco. Amarre o arame e com alicate aperte bem. Depois preencha este buraco com areia grossa de construção. Com o aperto do troniquete e o crescimento da planta apertando ainda mais o fluxo da seiva, ela vai enraizar em alguns meses na areia colocada, acima do torniquete. Acho que deverá esperar uns 3 meses, se for mesmo serrissa. Se for outra planta, possivelmente mais tempo, mas podes de tempos em tempos ir lá dar uma olhada se já enraizou. Daí é só cortar lá em baixo onde você colocou o arame e levar a planta embora.

abraços