Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Giaconi - Castanheira do Maranhão 1

Thiago Giaconi26/12/2008 16:35
Giaconi - Castanheira do Maranhão 1
Outro de meus exemplares, espero que gostem.

By bonsaigiaconi

Castanha do Maranhão (Bombacopsis glabra)
Thiago Giaconi30/12/2008 14:29
Aguardo comentários
nickyfury05/01/2009 10:50
bonsai
Em meu acervo de publicações, tenho uma revista que mostra um grupo formado por tres plantas da espécie "CICA REVOLUTA", plantadas em uma bandeja. À época em que a foto foi tirada, mostrava o proprietario como sendo um tal Bonsai Arquitetura. Esse tipo de trabalho, ainda que atrativo, não é visto como bonsai pelos "experts" de plantão, que igualmente desconsideram nesse pormenor os bonsai de "bananeira", os de crássula, etc. 🙄 🙄 🙄

Acredito que tudo é arte, e é relativo ao interesse e ao agrado de cada um a maneira como acha mais adequado estabelecer o que cultivar e o que envasar, independente da opinião alheia. Taxar isso ou aquilo de não-bonsai é fácil, dificil mesmo é manter a posição e apresentar trabalhos como esses, sabendo que poderá sofrer execração publica por parte de bonsaistas consagrados e mesmo de outros nem tanto assim. 😲

Assim, dentro desse contexto visual, temos algumas plantas que, por sua exoticidade e mesmo invialibilidade técnica, vez que não aceitam ou não têm como serem aplicadas nelas as técnicas classicas de formação de um bonsai, são envasadas e apresentadas como tais:

Rosa do Deserto, ou ADENIUM:

A crássula, em uma de suas inumeras variedades, foi apresentada certa vez ilustrando a capa de um livro técnico de bonsai:

Portulacária Afra:

Lembro que o bonsaista JOCA, do Rio de Janeiro, certa vez apresentou sua versão de bonsai de bananeira, causando estranheza na maioria dos bonsaistas que o conheciam. Mas, como ele tinha cacife para tanto, aceitaram de boa essa "extravagancia". 😂 😂

Bananeira bonsai:

Extravagancia e exageros à parte, creio que há muito na nobre arte bonsai para ser explorado. Vez ou outra alguem aparece com alguma novidade, como essa sua castanheira, que suscita discussões sobre se é ou não bonsai, se pode ou se não pode, se deve ou se não deve. É bem como escrevi acima: vai do gosto de cada um, da cabeça de cada um. Somos livres para fazer o que quisermos e apresentarmos o que julgarmos bonsai ou não. Agora, todos são livres, igualmente, para aceitar, recusar, criticar e torcer o nariz para essas nossas liberdades, não é mesmo? Viva la Democracia.... 😉
Thiago Giaconi10/01/2009 14:18
Olá Nickyfury,

Eu acredito que bonsai é acima de tudo uma arte, tal como a pintura, a escultura, a música...e como toda arte, não há limites para a criação, muitos não gostam de Picasso, outros falam que pintura abstrata não é arte, alguns dizem que a Mona Lisa é a pintura de uma "mulher feia", mas a arte está além da estética, além do tempo e muito, muito além de qualquer definição definitiva.

Lindos os exemplares acima.

Abraço

Thiago Giaconi
Franz Lopes10/01/2009 18:14
Giaconi, Nick...

Concordo em gênero, número e grau...

Acima de tudo a arte bonsai deve representar a satisfação visual ou artística de quem conduziu o exemplar ao longo de um tempo quase sempre dilatado em anos...

Também acredito que por vezes e de maneira equilibrada, devemos romper algumas regras...

Estou conduzindo uma palmeira chameadora, auxiliado com algumas recomendações de Dom Mario que possui alguns exemplares, onde pretendo futuramente coloca-la em vaso de bonsai. Acredito na estética do conjunto.

E a estética do conjunto de sua planta Giaconi esta bem representada.

Parabéns!!! 😄

Franz Lopes.
Thiago Giaconi10/01/2009 19:29
Muito Obrigado Franz!!!

Forte abraço

Thiago Giaconi
Fabiana Bariri11/01/2009 12:26
sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!!
Arzivenko11/01/2009 12:38
Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir.
Thiago Giaconi11/01/2009 15:19
Fabiana Bariri escreveu:
sou principiante e não entendo muito, mas acredito que quando nos agrada é o q importa...
sua planta para mim é linda!!!!

Obrigado Fabiana

Abraço

Thiago Giaconi
Thiago Giaconi11/01/2009 15:29
Arzivenko escreveu:
Quero fazer algo parecido com esta castanheira em um mamoeira que consegui recentemente, só o tempo dirá se vou conseguir.

Isso mesmo Arzivenko,
tudo é possível, quando estivar pronto eu vou querer ver.

Abraço

Thiago Giaconi