Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Algumas duvidas de principiante

FrK_leal20/07/2005 00:15
Algumas duvidas de principiante
Galera é o seguinte...sou principiante nessa arte, comecei a alguns poucos meses comprando um pré-bonsai de serissa foetida já com tres anos na niponbonsai aqui em Joinville-SC. Meio q na empolgação da coleção do meu sogro (tb iniciante) e hoje eu já estou com 3 bonsais (fora o pré 2 ainda estão meio q no projeto).
Mas a duvida é essa..
Eu estou com esse pré bonsai, que foi aramado agora no inverro e podado no outono, tentando dar a forma nele, ele está com as raizes expostas mas nao é propriamente um neagari, tá mais p/ereto informal. Acertei no tempo de aramar??devo tirar ele em setembro...
O outro, é uma goiabeira, tirado de yamadori, um tronco pequeno, que deve ter sido cortado, pois o grosso está bem envelhecido, mas tinha alguns galhos novos, que na transplantação foram debastados, ficando sem folhas, agora começaram a rebentar novas folhas e um broto diretamente da raiz, tb foi aramado agora, quando deveo retirar o arame??coloquei tb um pouco de fertilizante de liberação gradual (bolinhas de NPK) fiz certo??
O terceiro, foi uma tentativa de fazer um saikei, com duas mudas de serissa, com 2 anos e uma boa curvatura no tronco, boas raizes e tal, montado há umas 2 ou tres semanas, devidamente podado da forma q eu gostaria e aramado tb agora, deve ser tirado em setembro. Quando devo colocar o fertilizante??em setembro junto com a retirado do arame??
Agora oq eu tenho mais duvidas....
Estou tentando fazer um bonsai a partir de uma estaca basal de uma piracanta que tirei da casa da minha avó, plantada num vaso com terra preparada p/bonsai (nao me perguntem quanto tem de cada pq eu nao sei desculpem), areia, e um pouco de terra preta. estou borrifando sempre q posso, e deixando nao muito no sol...Quanto tempo até enraizar??nao devo mexer nela??deixei bem pocas folhas devo tira-las todas??
A ultima dúvida é sobre uma azalea q comprei hoje, acho q tem um ótimo potencial mas eu nao sei quando devo podá-la nem quando devo passá-la para o vaso definitivo...antes de passa-la para o vaso definitivo já posso arama-la??
Obrigado eu sei q ficou um pouco extenso mas desculpem-me foi a a empolgaçãpo 😮ops:
Angela Fernandes20/07/2005 00:39
Oi Frk !!!!!!!!!!! 😂 😂 😂

Muito prazer !!!!!!!!!!!
Li tudo com calma e tentei memorizar tudo, mas como a internet está um pouco lenta.... me perdi agora....
Serissa, piracanta... goiabeira.... tantas plantas que merecem a atenção... acho que não vou responder nada agora.... Vou hoje durante o dia anotar cada pergunta... pesquisar ou rever dentro da minha cabeça alguma coisa e depois postar. Mas o ideal era vermos cada planta através de fotos.... se~´a que é pedir muito ???

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
FrK_leal20/07/2005 14:13
Oi angela, eu vou tentar colocar umas fotos dos bonsais em questão mas eu nao sei se posso fazer isso agora...o mais provavel é q eu consiga fazer isso a noite...
desculpem se a pergunta foi muito extensa mas é q são tantas dúvidas... 😮ops:

Vou tentar postar as fotos hoje a noite se possível...
Illex20/07/2005 16:15
Re: Algumas duvidas de principiante
Olá FrK_leal,

Seja bem vindo ao Forum. E respondendo a algumas de suas perguntas, vamos por partes:

Serissa - Sim, voce procedeu certo com a aramação, se os galhos forem finos pode retira-los em Setembro se forem um pouco mais grossos, nos diga.

Goiabeira - Depois de quanto tempo de retirar a planta do solo voce colocou o adubo? Tome cuidado, pois se faz pouco tempo, é possivel que a planta venha a morrer ou ter grandes lesoes, ainda mais com adubo quimico. Esse broto que sai diretamente da raiz é grande e reto? Pode ser um broto ladrão, no qual se for o mesmo terá de ser retirado, pois somente serve para roubar nutrientes da planta, se nao pode deixa-lo, mas como a Angela disse uma foto cairia bem. Se o galho for muito grosso (aramação), pode deixar um pouco mais de tempo, tomando sempre cuidado para que o arame nao marque a arvore; se for fino (os) o (os) galho (os) pode deixar ate Setembro tambem.

Saikei - Pode começar a adubação, se tudo ocorrer bem daqui a 1 ou dois meses após o transplante. A aramação segue os mesmos parametros anteriores.

Piracanta - Uma coisa que deve saber é o seguinte: Quanto mais fino o ramo mais rapido o enrraizamento e quanto mais grosso mais demorado. Nao da pra dizer ao certo o tempo de enrraizamento sem vermos a estaca, mas pode variar de 3 a 6 meses, dependendo da planta pode chegar ate a 1 ano ou mais (como no caso de algumas coniferas). Mas leve em consideração tambem o clima e local em que ela se encontra, tudo isso influencia no fator germinativo das raizes, com o tempo e pricipalmente com ele voce aprenderá muito mais o metodo que melhor se adequa para a pratica do Sashiki ai na sua regiao e a melhor ou melhores épocas.

Azaleia - Pode poda-la nesta epoca agora, principalmente se for uma poda mais drastica, agora se tratando de pequenas podas ou podas de formação e densificação, podem ser feitas quase que todo o ano. Eu costuma a fazer todo o trabalho de aramação, educação e demais trabalhos com o Bonsai, todos em vasos comuns de trinamento antes de passa-los para os vasos definitivos, a planta alem de se desenvolver mais rapidamente, se adequa melhor ao trabalho do Bonsai no futuro.

Espero ter ajudado voce a sanar algumas duvidas, creio que mais amigos aqui do Forum lhe darão outras opnioes tambe, lembre-se de que tudo é valido e de todas as dicas e explicações tiramos proveito, mesmo com as que nao concordamos. Do mais fico por aqui para responder qualquer duvida que possa surgir no futuro ou no agora. T+.

Abraços:

Illex
FrK_leal20/07/2005 20:40
Fotos
Galera como eu tinha falado tão ai as fotos....

A serissa

A goiaba

A azalea

O saikei

A estaca de piracanta (a estaca maior com uma verde ao lado ´são uma estaca só, e´um galho "duplo")