Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho

Dias200929/12/2008 08:26
Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho
Bom dia amigos, em primeiro lugar gostaria de dizer que é um prazer participar de um fórum como este. Já cultivo plantas há algum tempo e estou começando a me aventurar nos caminhos do Bonsai...
Consegui há alguns meses sementes de Pinheiro Negro e Vermelho, pensei que fosse difícil conseguir fazer as sementes germinarem, mas para minha surpresa tive um percentual de germinação muito acima do que esperava...
O problema é que agora não consigo desenvolvê-las, estão estagnadas com aproximadamente 8cm de altura e não saem disso...

Alguém poderia me ajudar com dicas, tais como, substrato ideal, melhor adubo e tudo que for de relevante saber para esta espécie???

Desde já obrigado a todos.
Wagner Trindade29/12/2008 14:52
Tenho um pinheiro negro há alguns anos mas não posso dizer que conheço bem essa espécie. O que posso te falar de minha experiência: esse tipo de pinheiro se desenvolve devagar mesmo.

Substrato eu uso terra adubada misturada com areia, dessas de construção mesmo. Uso 50% de cada e tenho tido resultado bom. Já vi pessoas que usam areia pura, com grãos mais grossos, mas nunca tentei. Se você tem várias mudas e quiser testar, transplante uma delas para areia pura e veja como ela se comporta. 😉

Adubo eu uso torta de mamona + farinha de osso em partes iguais, colocado a cada 45 dias (mais ou menos). De vez em quando eu coloco também Biofert, um adubo liquido com outros nutrientes além de NPK. Uso metade da indicação do fabricante a cada dois ou três meses (esse adubo eu não controlo muito).

Entretanto, pelo tempo de suas mudas eu usaria um adubo líquido NPK 10-10-10, diluído na metade da indicação do fabricante, uma vez por mês. Use o adubo orgânico quando elas já estiverem maiores.

De resto, pelo tamanho que estão suas mudas, só paciência mesmo 😉
Vá acompanhando suas mudas e comparando com bonsai formado dessa espécie. Tente projetar uma planta e vá trabalhando aos poucos, com os anos. Uma coisa que eu aprendi: pinheiro negro não rebrota após poda de galhos, você tem que ir trabalhando a planta conforme ela cresce.

Espero ter ajudado.

Wagner Trindade
fabianoscosta30/12/2008 11:09
Olá amigo, em meu blog eu coloquei uma matéria de Morten Albek traduzida por Caetano sobre pinheiros que pode lhe tirar algumas dúvidas, dá uma conferida:

www.fabiano.projetobonsai.com/page/2/

Existe a parte 1 e 2 e ainda sobre a relação entre o pinheiro e o nirvana, é interessante!

Abração,
Fabiano.
Wagner Trindade30/12/2008 16:31
Fabiano,

Parabéns pelo blog. Informações muito boas sobre o pinheiro. Sou fã de pinheiro negro por achá-lo muito bonito e por ter sido a primeira árvore que me arrisquei no bonsai.

Um grande abraço,
Wagner
Ivanil Pimentel Vieira30/12/2008 23:09
Dias,

teu Tópico veio em boa hora já que possuo mudinhas de um ano de PN e não possuia muitos dados de cuidados bem como substrato etc.

Wagner, excelentes dicas de tua experiência com Pinheiro Negro.Coloquei sementes de PN em saquinhos plásticos para germinar e ainda se encontram neles, com 50% de areia e 50% de Plantax, mas estou usando adubo orgânico de T+F.Vou passar a usar o líquido 10.10.10.

Fabiano, muito bom o teu blog, verdadeiras aulas que ilucidam todas as dúvidas com PN.Parabéns pela tua iniciativa. Siga em frente e conte com o apôio e incentivo deste amigo! 😂

Abraços - Ivanil
fabianoscosta31/12/2008 10:48
Wagner e Ivanil, obrigado pelo incentivo, estou tentando fazer algo mais técnico, mais informações que não são tão corriqueiras.

Quem sabe eu consigo... 😉

Grande abraço,
Fabiano
Dias200901/01/2009 09:06
Pessoal muito obrigado pelas dicas mesmo, agora é só por em prática e ter paciência...

Fabiano, valeu pelas informações no Blog.

Um abraço a todos e um Feliz 2009!!!