Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho

Dias200929/12/2008 08:26
Ajuda c/ Pinheiro Negro/Vermelho
Bom dia amigos, em primeiro lugar gostaria de dizer que é um prazer participar de um fórum como este. Já cultivo plantas há algum tempo e estou começando a me aventurar nos caminhos do Bonsai...
Consegui há alguns meses sementes de Pinheiro Negro e Vermelho, pensei que fosse difícil conseguir fazer as sementes germinarem, mas para minha surpresa tive um percentual de germinação muito acima do que esperava...
O problema é que agora não consigo desenvolvê-las, estão estagnadas com aproximadamente 8cm de altura e não saem disso...

Alguém poderia me ajudar com dicas, tais como, substrato ideal, melhor adubo e tudo que for de relevante saber para esta espécie???

Desde já obrigado a todos.
Wagner Trindade29/12/2008 14:52
Tenho um pinheiro negro há alguns anos mas não posso dizer que conheço bem essa espécie. O que posso te falar de minha experiência: esse tipo de pinheiro se desenvolve devagar mesmo.

Substrato eu uso terra adubada misturada com areia, dessas de construção mesmo. Uso 50% de cada e tenho tido resultado bom. Já vi pessoas que usam areia pura, com grãos mais grossos, mas nunca tentei. Se você tem várias mudas e quiser testar, transplante uma delas para areia pura e veja como ela se comporta. 😉

Adubo eu uso torta de mamona + farinha de osso em partes iguais, colocado a cada 45 dias (mais ou menos). De vez em quando eu coloco também Biofert, um adubo liquido com outros nutrientes além de NPK. Uso metade da indicação do fabricante a cada dois ou três meses (esse adubo eu não controlo muito).

Entretanto, pelo tempo de suas mudas eu usaria um adubo líquido NPK 10-10-10, diluído na metade da indicação do fabricante, uma vez por mês. Use o adubo orgânico quando elas já estiverem maiores.

De resto, pelo tamanho que estão suas mudas, só paciência mesmo 😉