Fícus
Aquariosmaster29/12/2008 14:22
Fícus
Olá pessoal, envio a foto de uma planta para dicas. Qual melhor estilo? Obrigado.

frente

verso
Alexandre S. Coelho29/12/2008 16:23
Luciano
Eu aramaria toda planta, cortaria uns dois galhos, deixaria um para crescer bastante(galho de sacrifício) e faria um moyogi...
Exemplo rápido:

mortykus29/12/2008 18:04
Eu sou iniciante na arte do bonsai, mas acho que um ficus combina muito mais com um estilo naturalistic, então, não estou dizendo que a sugestão acima é ruim, longe de mim, mas acho que eu compactaria mais a planta e deixaria mais parecido com o estilo vassoura, pois com o passar dos anos, o ficus cria as raízes aéreas e "estraga" os estilos mais clássicos, como o reto formal ou informal.
Uma sugestão: observe fotos de ficus velhos (tem um muito antigo numa praça de Florianópolis, muito lindo) e se inspire neles!
é apenas uma sugestão de um principiante.
Franz Lopes30/12/2008 15:36
Amigão.
Esta planta te oferece várias possibilidades dentro do estilo Moyogi, como diz o amigo Alexandre. Você ainda tem a opção de trabalhar a curvatura do tronco em direções diferentes e até mesmo radicalizar...
Por exemplo: Eu cortaria logo acima do primeiro galho!
Observe que este galho possui um galho secundário menor que tracionaria para o centro, dando uma curvatura ao tronco que seria formado.
Mas há também outras possibilidades...
Quem sabe alguém faz uma projeção. 😉
Abraços.
Franz Lopes
Aquariosmaster31/12/2008 12:02
Fícus
Vou tirar fotos mais detalhadas, talvez melhore, pois há galhos que saem da parte de trás. Abraço
Franz Lopes31/12/2008 12:12
Desculpa Alexandre...
Não tinha visto que você já tinha feito uma projeção. 😂
Abri este post no computador de meu trabalho, onde há proteção para algumas imagens, de forma que não tinha visto que você já fizera a projeção ao colega. 😮ops:
Mas a propósito, ficou excelente... 😉
Luciano aproveite bem sua planta.
Abraço a todos e um feliz ano novo!!!. 😄
Franz Lopes
Aquariosmaster01/01/2009 15:21
Fotos melhores acima
Aquariosmaster11/01/2009 13:03
Estilo
Olá pessoal, esta planta está em um escorredor. As raízes começaram a sair pelo fundo. Eu devo fazer a poda e aramá-la e depois mudar o vaso depois de quanto tempo? Obrigado.
Alexandre S. Coelho12/01/2009 10:08
Luciano
Você agora pode podar e aramar, colocá-la sobre a mamadeira para acelerar o desenvolvimento do tronco quanto a grossura, não altura! Um galho de sacrifício ajuda bastante nisso 😉
No mais é manter as podas para controle da estrutura desejada... Em um ou dois anos você verá uma grande mudança e então poderá providenciar o transplante para uma vaso bonsai!
Aquariosmaster12/01/2009 18:47
formação
Ok, vou providenciar a mudança. Agradeço demais a ajuda.
Filipe Henrique13/01/2009 13:55
Luciano Acupunturista,
acho boas as dicas dadas pelo Alexandre,
porem, costumo desviar um pouco disso q ele falou da seguinte forma;
ao invez de usar um galho de sacrificio, uso todos os galhos da estrutura do futuro bonsai pra engrossa-lo, e dou movimento aos galhos e ao tronco normalmente mas deixo crescerem bastante, faço questão apenas de manter um broto em cada galho o mais perto possivel do tronco, quando o galho atinge o espeçura pretendida corto deixando apenas o 1º galho secundario do galho principal e formo novamente esse galho principal com o galho secundario.... costumo fazer isso duas vezes pra cada galho.
assim a arvore engrossa mais rapido e fica com uma conicidade muito boa não só no tronco como em cada galho tb!
abraços
boa sorte com sua planta
Aquariosmaster19/01/2009 21:12
Olá, amigo. Creio que vou usar sua informação também. Quando disse que deixa o broto mais perto do tronco apenas, significa que o que vem depois deste broto você corta e deixa o broto novo se desenvolver? Abração.