Fícus
Aquariosmaster29/12/2008 14:22
Fícus
Olá pessoal, envio a foto de uma planta para dicas. Qual melhor estilo? Obrigado.

frente

verso
Alexandre S. Coelho29/12/2008 16:23
Luciano
Eu aramaria toda planta, cortaria uns dois galhos, deixaria um para crescer bastante(galho de sacrifício) e faria um moyogi...
Exemplo rápido:

mortykus29/12/2008 18:04
Eu sou iniciante na arte do bonsai, mas acho que um ficus combina muito mais com um estilo naturalistic, então, não estou dizendo que a sugestão acima é ruim, longe de mim, mas acho que eu compactaria mais a planta e deixaria mais parecido com o estilo vassoura, pois com o passar dos anos, o ficus cria as raízes aéreas e "estraga" os estilos mais clássicos, como o reto formal ou informal.
Uma sugestão: observe fotos de ficus velhos (tem um muito antigo numa praça de Florianópolis, muito lindo) e se inspire neles!
é apenas uma sugestão de um principiante.
Franz Lopes30/12/2008 15:36
Amigão.
Esta planta te oferece várias possibilidades dentro do estilo Moyogi, como diz o amigo Alexandre. Você ainda tem a opção de trabalhar a curvatura do tronco em direções diferentes e até mesmo radicalizar...
Por exemplo: Eu cortaria logo acima do primeiro galho!
Observe que este galho possui um galho secundário menor que tracionaria para o centro, dando uma curvatura ao tronco que seria formado.
Mas há também outras possibilidades...
Quem sabe alguém faz uma projeção. 😉
Abraços.
Franz Lopes
Aquariosmaster31/12/2008 12:02
Fícus
Vou tirar fotos mais detalhadas, talvez melhore, pois há galhos que saem da parte de trás. Abraço
Franz Lopes31/12/2008 12:12
Desculpa Alexandre...
Não tinha visto que você já tinha feito uma projeção. 😂
Abri este post no computador de meu trabalho, onde há proteção para algumas imagens, de forma que não tinha visto que você já fizera a projeção ao colega. 😮ops:
Mas a propósito, ficou excelente... 😉
Luciano aproveite bem sua planta.
Abraço a todos e um feliz ano novo!!!. 😄
Franz Lopes