Jabuticaba
Alecsandro30/12/2008 00:02
Jabuticaba
Caros colegas
Comprei esta Jabu e gostaria de dicas dos colegas para um projeto
Ela tem 60 cm de altura, a copa tem 55 cm de largura, Tronco tem 17 cm de circunferencia e 30 cm de altura.
E já está frutificando.
Grande abraco
Alecsandro
Franz Lopes30/12/2008 15:26
Bela planta amigo. Recomendo retirar o galho que você aramou. Ele está cruzando com o da extremidade esquerda. Tomando a primeira foto como frente da árvore.
Abraços
Franz Lopes
edson060530/12/2008 16:43
Alecsandro,
você tem uma boa planta em mãos. Além da boa dica do Franz a respeito daquele galho que cruza a estrutura, eu acho que você pode deixar assim:
Eventualmente, pode até podar um pouco mais...
Me lembro de ter visto no fórum uma projeção do Alexandre Coelho para uma planta muito parecida com esta tua (talvez até uma Jabuticabeira...), infelizmente não me lembro onde.
Abraço.
Edson.
Ivanil Pimentel Vieira30/12/2008 19:58
Alecsandro,
tens em mãos uma linda planta.Concordo com as sugestões do Franz e Edson em cortar alguns galhos e diminuição da altura.
Boa sorte!
Ivanil
Marcos Castilho01/01/2009 20:34
Poxa que pena ela não é minha 🙁 🙁 🙁 Brincadeiras a parte meu sonho de consumo um bonsai de jabuticabeira frutificando. Segue os conselhos dos amigos e já pense em redução da raiz pivotante.
Alexandre S. Coelho02/01/2009 12:14
Marcos meu velho, todos nós queremos ver nossas pequenas árvores frutificando ❗ 😂
Alecsandro,
meu amigo eu acho que não cortaria aqueles galhos citados acima. Eles podem serem reposicionados para dar profundidade 😉
Agora é certo que uma redução dos galhos pode ajudar na formação da copa...
Uma leve inclinação também pode ser legal:

darkaso02/01/2009 22:03
alecsandro,
apesar de ser uma planta com um tronco considerável ele tem uma altura desproporcional para a altura da copa. A copa tem galhos grossos compatíveis com o tronco, mas estão muito no alto. Isto deixa a planta pouco natural mas que pode dar um estilo umbrela muito bom.
Se fosse minha faria uma poda radical. Poda a cerca de 20cm das raízes para estimular a brotação mais baixa e depois ver no que dá, ou seja, reiniciar a planta toda. Mas daria muito mais tempo para formar um bonsai com ela.
T+
Alecsandro06/01/2009 12:22
Franz, Edson, Marcos e Ivanil muito obrigado pelas dicas.
Alexandre muito obrigado, como sempre mais uma bela projeção, ja fiz as podas que vc sujeriu e agora é so esperar as brotações.
Darkaso obrigado pelas dicas, eu pensei em fazer a poda radical mas não tive coragem, eu gostei muito da projeção do Alexandre vou tentar seguir este projeto.
Grande abraço
Paulo Roberto Marasca07/01/2009 18:19
Alecsandro.
Acho mto legal o movimento do tronco da jabu... Aproveitando somente o tronco e este movimento vc poderia começar a formar uma planta inclinada (a jabu brota com facilidade onde é podada)...
Abraço.
Filipe Henrique07/01/2009 19:42
Alecsandro,
sei q é uma opção demorada, mas aqui no forum um amigo conseguiu fazer, alporquia de jabu.
acho q essa parte reta do tronco tá destoando tavez a projeção do Paulo Roberto Marasca fique melhor se vc reduzir aquela parte reta do tronco em 2/3(10cm) de acordo com a foto e pra não perder tempo vc aproveitaria pra ir dando forma ao bonsai 😄
já q ele não esta agarrado em uma arvore acho q fica muito conveniente.
abraços
Andrei07/01/2009 22:27
Alecsandro, bela planta, os colegas sugeriram boas projeções para sua
planta, mas gostei muito da ideia do Paulo, pois se eu fosse fazer uma
projeção seria muito parecida com a dele.
parabéns pela planta e que bom que ja frutificou!!
Alexandre S. Coelho08/01/2009 11:27
Alecsandro meu amigo,
obrigado pela parte que me toca 😮ops: 😄
O bom mesmo do fórum é a diversidade de opiniões!!! Olha só este belo projeto do amigo Paulo(parabéns cara ❗ 😉 ), confesso que foi uma das minhas primeiras alternativas quando fui projetar, algo muito parecido, depois desistí por achar que seria muito radical ao seu gosto 😄
O gostoso nesta arte é isso pessoal... sem falar que a planta também "nos mostra" o caminho a seguir!!!!!!
Alecsandro10/01/2009 02:30
Caros colegas
Hoje parei para analizar a planta e resolvi podar para melhorar o visual do tronco dando uma sinuosidade melhor.
O resultado
Grande abraço
Marcos Castilho10/01/2009 11:38
Ficou bem sinuoso o tronco deu um movimento. Agora vamos aguardar as novas brotações.
Franz Lopes10/01/2009 12:00
Alecsandro,
Sabemos que shari não são muito adequados para frutíferas, mas não consegui deixar de vislumbrar esta técnica após seu trabalho na planta. 🙄
Claro, há outras possibilidades, fica apenas como sugestão.
Boa sorte e não deixe de postar resultados futuros. 😉
Bela planta.
Abraços.
Franz Lopes

Alexandre S. Coelho12/01/2009 12:28
Alecsandro
Muito boa escolha!!!
Que venham as brotações!!!
Alecsandro12/05/2009 00:06
Com novas brotaçoes
So faltando definir os galhos que serao eliminados e poda dos demais

Fechamento dos corte
Vi aqui no Forum, não lembro qual foi o bonsaista, que disse que cobria com papel aluminio os cortes das plantas para a casca fechar mais rápido, devido ser foto sensiveis, testei e realmente ta fechando mais rápido.

Marcos Castilho13/05/2009 20:17
Estou acompanhando esse tópico e achei muito promissora essa Jabuticabeira. E esses tijolinhos servem para quê???
Alecsandro14/05/2009 00:04
Marcos
E so para os gatos não fazerem a necessidades nas plantas.