Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Romã?

bad_clusters30/12/2008 15:53
Romã?
Peguei esta planta aqui no lugar onde trabalho a principio julguei ser um romanzeira... mas acho que não é.

Início do trabalho(27-05-0😎:

Alguns testes: (07-09-0😎

JIN (07-09-0😎

Passando para um bacia (19-09-0😎

Com novas folhas: (29-12-0😎

O jin como esta ficando: (29-12-0😎

Bom pessoal daqui uns meses eu coloco mais fotos....
Alguem ai sabe de outra planta que possa parecer com esta.... pois acho que não é romã
Wagner Trindade30/12/2008 16:42
Acho que é romã sim. Tenho em casa uma variedade que os comerciantes chamam de mini-romã pois dá frutos bem pequenos (do tamanho de uma bola de pingue-pongue) e o porte da planta é baixo. Essa sua é bem parecida com minha.... Agora a minha está dando bastante flores e brotos novos e sempre floresce nessa época. E a sua planta, já floresceu?

Wagner Trindade
bad_clusters31/12/2008 13:56
Então Wagner.. não floreceu!
ela tem uns 45 cm, coloca a foto da sua p. gente comparar.

abraço e feliz ano novo.
Wagner Trindade02/01/2009 15:58
Volto de férias para São Paulo neste final de semana. Aí tento colocar uma foto, ok?

Um abraço,
Wagner
sandroguchilo02/01/2009 20:19
é romã!!
Alcides Junior03/01/2009 07:42
Também acho ser romã.
Wagner Trindade03/01/2009 13:50
Olha as fotos da minha romã...

E aí, dá para comparar com a sua?

Um abraço,
Wagner
nickyfury04/01/2009 07:56
bonsai
Realmente, trata-se de uma romanzeira. Excelente para cultivo em bonsai, tenha ela frutos grandes ou pequenos. Aliás, a que produz frutos de tamanho médio é a preferida, sendo que na frutificação costuma-se eliminar os frutos excessivos, mantendo apenas um por galho. Isso deve-se ao fato de que, no ano subsequente ao da frutificação, o galho que o produziu irá secar. Assim, elimina-se com a técnica, a possibilidade de perda maior. 😄

A romanzeira aceita bem trabalho de madeira morta no tronco, mas não de jin nos galhos, a não ser em galhos mais grossos. No caso da sua planta, eu aconselho reduzir o jin, usando um alicate para puxar as fibras, e evitar essa aparencia antinatural atual. 🙄

Uma sugestão: elimine o material acima do primeiro galho da direita, refazendo a planta com esse galho. Isso irá agregar maior conicidade para seu bonsai. Aproveite que esse galho está aramado e reposicione mais ereto, continuando nele o movimento levemente sinuoso do tronco. 😉

As raízes que sobressaem do solo, podem até parecer interessantes, mas contradizem o estilo moyogi. Então, aos poucos, sugiro que corte fora, ou, se não der para fazer isso, replante em um vaso mais fundo, enterrando-as. Se fizer isso, incline sua planta um pouco mais para a direita, corrigindo a frente. 😄

Eis um modelo que considero interessante, no estilo moyogi:

Geralmente, os cultivadores europeus e japoneses preferem uma variedade conhecida por NEJIKAN. Nessa variedade, o tronco retorce naturalmente, dando para a planta uma aparencia mais interessante. Os frutos são de tamanho médio:

Outras imagens e dicas no site abaixo:

http://www.napolibonsaiclub.it/index-file/Destra-file/melograno/melograno.htm
bad_clusters05/01/2009 16:53
wagner.. não se parecem =/

Nick muito obrigado pela aula....... já eliminei aquelas raizes.
Wagner Trindade05/01/2009 18:06
Aí eu não sei 😕

Para mim parece ser romã mesmo - apesar de diferente da minha - mas você tem uma comparação melhor, a planta está aí.... Bom, vamos ver se alguém mais nos dá uma luz!

Wagner
bad_clusters07/01/2009 12:04
Nick vc acha que seria bom eu eliminar todos os galhos e deixar somente o tronco?
Wagner muito obrigado pela sua participação.
Alexandre S. Coelho08/01/2009 12:03
Amigo

As boas dicas já foram bem apresentadas! Mas se fosse minha eu cortaria logo acima do 3º galho maior, para dalí formar uma copa mais compacta.

A aramação também poderia ser revista, dando mais movimento ao conjunto 😉
Filipe Henrique08/01/2009 13:49
Concordo em nº genero e grau com alexandre....
eu passaria a faca tb!!!
de mandeira mais radical ... eu faria um mame com ele...
heheeh
abraços
bad_clusters02/04/2009 09:17
Bem pessoal eu ainda estou em dúvida de fazer uma mudança tão drastica assim:

da uma olha como esta ficando:

bad_clusters02/04/2009 09:21
só ficou um vazio aonde eu cortei as raízes, mas acho que com o tempo ela some.