Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

quais os primeiros passos?

Fabiana Bariri30/12/2008 18:21
quais os primeiros passos?
Olá!!!
Ganhei estas mudas e gostaria de estar trabalhando nelas, mas como principiante, não sei como proceder. Qual o primeiro passo? O que devo fazer?
Pitangueira e Ipê roxo:

Cereja da India:

Ate....
darkaso01/01/2009 20:40
Fabiana Bariri,

para se chegar a um bonsai de forma completa em sua visão mais conservadora e mais correta é necessário que seja feito alguns procedimentos para se alcançar a estrutura e a estética necessária para se chamar uma planta de bonsai, do contrário se tem apenas uma planta em um vaso.

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/estetica.htm

http://www.nativosdonordeste.com.br/paginas/informacoes_arquivos/criterios_basicos.htm

nos links acima você poderá conferir que bonsai não é apenas uma planta miniatura em um vaso. O site é do nosso colega do fórum, Sergivaldo Costa, excelente bonsaísta. Dê uma viajada no site para entender melhor e aprender algumas dicas importantes.

Suas mudas até que são boas, a pitangueira e a cerejeira, que é do rio grande e não da índia, são muito boas para iniciantes. O ipê roxo não, é bem mais complicado e necessita de mais conhecimento para obter uma planta com mais equilíbrio.

Para todas o melhor é a técnica do escorredor/mamadeira. É a maneira mais rápida para quem não tem local de plantio no chão. Ainda tem a vantagem de se colocar mais rapídamente em vaso raso no primeiro transplante.
Bom, acho que para início deve te dar uma confusão danada na cabeça. Dê uma olhada no site e faça uma procura no fórum sobre mamadeira e depois coloque suas perguntas e dúvidas.

T+
Edu Miranda01/01/2009 21:31
Ola Fabiana, bem vinda a arte do bonsai. Lembro dos meus primeiros projetos de bonsai assassinei um por um vou te contar como os matei.
primeiro: Ao trocar a planta de um vaso para outro é necessário retirar boa parte do torrão de terra e o fato foi que deixei tempo demais exposta ao ar livre morreu de sede. bom era só eu ir molhando aos poucos enquanto fazia o transplante.
segundo: Tendo em mente que a planta cresceria mais rápido misturei um saco inteiro de adubo na terra;morreu intoxicada. agora sei, que adubo, só depois de inraizada.
terceiro: Por falar em terra plantei uma muda num barro vermelho sem o mínimo de oxigênio;morreu sufocada. cada planta necessita de um tipo de terra diferente mais em geral ultilize 50% de areia 25% caco de telha ou pedrisco e 25% material orgânico.

Por favor não cometas os mesmos erros que eu.
E agora é só seguir as dicas do amigo darkaso e mãos a obra.

Um abraço.