Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Aquelas pedrinhas brancas

punxx31/12/2008 15:31
Aquelas pedrinhas brancas
Oi gente

Sabe aquelas pedrinhas brancas que vem junto com aqueles "bonsai" que encontra em qualquer floricultura? elas fazem algum mal para a planta? ja ouvi varias vezes que tem que tirar as pedras.

to querendo fazer penjing, e minha ideia ficaria boa com essas pedrinhas.
Ivanil Pimentel Vieira31/12/2008 16:26
punxx,

tais pedrinhas que são colocadas nas plantas vendidas em Floriculturas e Supermercados na verdade nada tem a ver com o substrato, servem apenas para enfeitar o conjunto.Normalmente tais "bonsai" são colocados no escorredor ou num vaso maior para treinamento com outro substrato.Recomenda-se que várias espécies não sejam transplantadas nessa época.Ai em Curitiba vc dispoe da empresa O Bonsai, onde poderá encontrar pré-bonsai de várias espécies e conseguir orientações para tua planta.Não sei se ainda o pessoal se encontra no local nos domingos pela manhã, ao menos a antiga empresa mantinha esse encontro.Partindo do centro fica no caminho para Santa Felicidade.Poderá contar também com a ajuda do amigo Elio da Associação Paranaense de Bonsai.

Ivanil
punxx31/12/2008 16:39
Olá Ivanil
Na verdade, não quero colocar as pedrinhas no substrato, eu qro msm é para enfeitar.

vou ligar la no Obonsai, ver qndo posso ir visita-los.

obrigado pela atenção
Ivanil Pimentel Vieira31/12/2008 16:55
Tudo bem, entendi qual tua intenção.Ai na Capital vc terá muitas oportunidades de encontrar grupos para participar, bem como participação em cursos e encontros.

Te dezejo sucésso!

Um abraço - Ivanil