Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Giaconi - Pitangueira Yamadori

Thiago Giaconi02/01/2009 22:44
Giaconi - Pitangueira Yamadori
Peguei esta pitangueira em 2005 na minha fazenda, ela tinha mais de 3 metros de altura, até hoje não decidi o q fazer com ela.

dori02/01/2009 23:31
Posso sugerir?
Me dê essa planta de presente. rsrs.

Que linda Pitangueira, vai mantendo, um dia surge a solução para a sua dúvida.
num exemplar tão bom quanto esse melhor ter paciência e não arriscar mesmo.
Thiago Giaconi03/01/2009 00:05
dori escreveu:
Posso sugerir?
Me dê essa planta de presente. rsrs.

Que linda Jabuticabeira, vai mantendo, um dia surge a solução para a sua dúvida.
num exemplar tão bom quanto esse melhor ter paciência e não arriscar mesmo.

Olá Dori,

Obrigado
Eu sempre fico pensando qual caminho seguir, mas ainda não decidi, melhor dar tempo ao tempo, não é mesmo!?

Abraço

Thiago Giaconi
Edu Miranda03/01/2009 00:40
Me perdoe a projeção é minha primeira tentativa sei que tenho muito caminho pela frente..
Thiago Giaconi03/01/2009 00:46
Olá Edu,

Obrigado pela projeção, bem interessante
Esta planta deve ter uns 150cm de altura,
vai ficar um bonsai bem grande.

Abraço

Thiago Giaconi
Alcides Junior03/01/2009 07:56
Dori, é uma pitangueira, e não jabuticabeira.
Eu reduziria a altura dela e começava a trabalhar com as novas brotações.
Edu Miranda03/01/2009 09:29
Apesar da projeção eu concordo com o Junior se fosse minha planta cortaria no toco o tronco menos vigoroso e deixaria alguns centimetros do outro tronco.
edson060503/01/2009 09:41
Thiago,
se a coleta foi feita em 2005 e até agora ainda não mexeu nela quer dizer que você tem paciência... Acho que a sugestão da poda feita pelo Edu Miranda é uma boa. Os galhos da poda tem bom calibre; assim, se a paciência for ainda maior pode tentar uma alporquia 😉
Abraço.
Edson.
Thiago Giaconi03/01/2009 10:49
Obrigado a todos pelas dicas!!!
Acho que vou seguir o conselho do Edson e fazer umas mudas por alporquia.

Abraços

Thiago Giaconi
dori03/01/2009 11:38
Junior, obrigado pela observação. escrevi errado porque ainda tava pensando na jabuticabeira de outro post.
valeu, já corrigí!
Edmilson03/01/2009 17:27
Alporquia
Apesar das mirtaceas não responderem bem a alporquia, ainda assim acho a melhor alternativa (paciência é nossa regra principal).
Um tronco com este calibre irá demorar para ter galhos proporcionais, mas a mínima dúvida será uma planta muito interessante.

Abraço a todos
nickyfury03/01/2009 20:29
bonsai
Acredito que uma ótima apresentação dessa planta seria obtida com uma nova frente, bem como com um trabalho de "lapidação" do tronco da direita, convertendo-o em madeira morta trabalhada. A altura da planta poderia ser reduzida, podando os galhos formadores da copa pela metade, e o angulo de plantio tambem deveria ser corrigido, fazendo com que a planta ficasse mais ereta. 😄

A mudança da frente ocultaria aquela feia raiz, existente por detrás, que, se não puder ser eliminada desde já, deverá ser cortada gradativamente, por destoar da composição. 😄

Na foto não consigo visualizar furos laterais na bacia, então, se não houver, faça-os em grande quantidade e por toda a volta. Isso irá permitir uma maior aeração das raízes, acelerando o desenvolvimento de sua planta, que irá responder com maior densificação e novas brotações. Um bom adubo liquido, foliar, que posso sugerir é o FOSWAY. Ele é inodoro e incolor, podendo ser aplicado em toda a planta (folhas, galhos, tronco e raiz) a cada 90 dias, desde que bem diluido em agua. É excelente para frutiferas e floriferas, de uma maneira geral. 😄
Thiago Giaconi04/01/2009 15:13
Eu já pensei em fazer um trabaho em madeira morta nesta planta, só que não possuo ferramentas apropriadas, mas acho que este é o melhor caminho a seguir.

Abraço

Thiago Giaconi