Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Minhas arvorezinhas

FrK_leal21/07/2005 17:00
Minhas arvorezinhas
Faz muito tempo que eu curto essa arte do bonsai mas pouco q eu me dedico a ela, mas agora comecei a "fazer" algumas experiências, dêem sua opinião

1º Serissa pré bonsai comprada na niponbonsai de joinville (3 anos)

2º Goiabeira yamadori (ta começando a aperecer novos brotinhos)

3º Azalea, comprada numa floricutura na 4ª feira e trabalhada ontem a noite...nao sei se devo poda-la mais ou se deixo assim. penso em fazer um han-kengai mas hoje me veio a ideia de fazer sekijôju, mas eu nao sei bem como eu faço e nem se a azalea se dá bem nesse estilo, alguem pode me dar umas dicas??

4º Saikei, feito com mudas de serissa de 2 anos compradas na nipon bonsai

[

5º Estacas de piracanta retidas da casa da minha avó, as duas maiores são uma só (um galho "duplo")

bergson15/09/2005 18:02
Frk,

Em primeiro lugar você deve deixar as plantas se desenvolverem com mais vigor, aumentando assim o número de galhos e folhas, terá então, mais opções de trabalho.
Um outro ponto a ser cuidado é em relação a aramação, não deixe acontecer cruzamento de arames (caso ocorra irá impedir o fluxo normal da seiva, podendo matar a planta ou galho), devem sempre serem colocados em um ângulo de 45°.

Vamos falar das plantas:

1.Azalea, pode executar uma poda baixa que ela responde bem, ou preferencialmente deixar crescer e engrossar o tronco;
2.Serissas, respondem muito bem a poda de galhos e folhas, rebrotam com vigor e aumentam em quantidade;
3.Goiabeira, deixe os galhos crescerem para definir a forma da planta.

Espero ter ajudado.

[]s

Bergson
FrK_leal20/09/2005 12:40
Caro bergson,
Bem, obrigado pela resposta mas ela veio um pouco atrasada, eu já refiz a aramação da primeira serissa, já tirei, o saikei tb já foi um pouco mudado, a azalea foi para o jardim engordar, oq eu achei q era piracanta era ardisia e morreu.
Masssss
Já aprendi bastante e jah estou com cerca de 17 ou 18 arvorezinhas todas caminhando bem, jah faz um bom tempo q eu estou querendo postar fotos mas tah dificil.....
Bem é isso qndo der coloco mais fotos...
Abraços