Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Socorro, acho que meu Shimpaku está morrendo.

Alejandro Ramirez05/01/2009 00:51
Socorro, acho que meu Shimpaku está morrendo.
Olá amigos!

Fiz um teste que vi no Fórum - raspando o tronco - e ele ainda está verde por dentro mas as folhas estão ficando marrons. Pelo que percebi mexi muito nesta espécie que é muito sensível; fiz troca de terra, podei a copa, raiz em pouco espaço de tempo ... só agora que descobri aqui no Fórum que isso não deve ser feito.

Bem gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer - parrece que óleo vegetal pode ajudar, né? No entanto n?ao sei como dosar.

Muito obrigado,

Alejandro Ramirez
Edu Miranda05/01/2009 13:48
Alejandro talvez por ter feito tanta coisa em sua planta de uma só vez tenha deixado-a esstressada eu pode ser algum excesso de umidade ,de sol de adubo ou sombra , Se possivel poste uma foto no local onde se encontra seu shimpaku para os foristas poderem analizar com mais presisão.
Alejandro Ramirez05/01/2009 19:00
Muito obrigado!
Oi, Edu Miranda! Muito obrigado pela ajuda.

No entanto, como sou iniciante, coloquei mais fertilizante nestes dias e o Shimpaku morreu mesmo. Pena!

Vou insistir. Logo comprarei outra muda.

Abraço,

Alejandro Ramirez

Obs.:Como faço para adicionar uma foto?
Edu Miranda05/01/2009 19:38
Alejandro, é comum iniciantes cometerem esse erro eu mesmo matei varias plantas assim, após o transplante nunca devemos adubar é necessário esperar alguns meses até a planta esta bem enraizada. Sujiro que comece com um ficus ele é muito resistente e desenvolve rápido.