Pingo Douro
Arzivenko05/01/2009 14:38
Pingo Douro
Pessoal, fiz um yamadori em meu quintal, espero que me ajudem nessa planta, estou cego, não sei oque fazer.
Na verdade eu acho que eram duas mudas, mas agora está impossível de separá-las. Talvéz seja necessário cortar uma delas, ou seguir com o tronco duplo. O que fiz foi uma poda drástica, algum tempo atrás, enquanto ela ainda estava na terra, então agora que rebrotou, resolvi passar para o pote.
aqui a planta bruta:
Primeira opção de frente:
Segunda opção de frente, inclusive com um Uro, porém com galho direcionado ao espectador.

nickyfury05/01/2009 21:08
bonsai
Escolhendo como frente a ultima foto mostrada, sugiro cortar esse galho mais fino que cresce numa curva, bem como o outro galho que nasce na base do tronco da esquerda. 😄
A Duranta, ou pingo de ouro, aceita bem trabalho em shari e jin, então não se acanhe em usar essas técnicas para aprimorar sua planta, se achar necessário. Como essa espécie responde bem, com forte brotação em todo o tronco, poderá formar um lindo bonsai tronco duplo. 😄
Arzivenko06/01/2009 08:18
Obrigado Nick, vou procurar uns exemplos de tronco duplo na internet pra usar como inspiração.
Alexandre S. Coelho06/01/2009 11:30
Concordo plenamente com a sugestão do amigo Nicky!
nickyfury07/01/2009 09:45
bonsai
Para facilitar sua busca, procure pelo nome do estilo: SOKAN BONSAI. No google, em imagens, abrem diversas paginas mostrando lindos bonsai cultivados nesse primoroso mas não menos dificultoso estilo. Dentre os desenhos, há um em particular de que gosto muito, feito pelo bonsaista/forista e artista carioca Marcelo Duprat:
Outros desenhos igualmente instrutivos poderão ser visualizados no forum francês Parlons bonsai, mas adianto que é preciso antes fazer o cadastro (gratuito), para poder navegar no site:
http://www.parlonsbonsai.com/Arzivenko11/01/2009 21:41
Nick, pensei muito no que tu propôs pra essa planta, mas antes de assumir uma atitude tão radical resolvi fazer isso...
Agora resta saber a opinião de vocês...
nickyfury11/01/2009 22:07
bonsai
Vc já ouviu aquele ditado que diz: trocar seis por meia duzia? pois é, foi o que vc fez em sua planta. Com um senão: o galho em que fez shari, no final próximo do ápice, ficou pouco natural, sem conexão ou harmonia com o resto da planta. 😲
As vezes temos que fazer algo que parece um sacrificio, para, no final, termos em mãos algo que valha a pena. Parece um paradoxo, mas é assim que funciona no bonsai. Ao longo dos anos em que venho praticando e aprendendo, sempre, tive que abrir mão de certos temores, visando justamente seguir a linha correta. Talvez em meu viveiro eu não tenha tantas obras de arte, mas tenho muita coisa boa, que resultou justamente de ter tomado a melhor atitude quando recebi boas orientações nesse sentido. 🙄 🙄
Claro que, as que fiz mal feitas, ou seguindo orientações equivocadas, lá na frente tive que mudar e reiniciar a planta. As vezes, reiniciei tudo, inclusive o tronco principal. 🙄 🙄 Mas só assim é que aprendemos de verdade a fazer bonsai. 😄
Ainda sou de opinião que um tronco duplo ficará melhor nessa planta. 😉
Arzivenko11/01/2009 23:05
hahaha, obrigado pelo puchão de orelha, só pensei em dar uma trabalhada na planta antes de partir pro ataque.. vou esperar uns dias, pra ver como ela se comporta, ai entao eu trabalho novamente.
Arzivenko19/01/2009 19:24
Nick, pronto, segui teu conselho...
Fiz um tratamento de choque no pingo douro, agarrei pelos galhos e forcei até desgrudar as duas plantas.. vejam só..
E assim ficou o tronco duplo, já dei uma aramada, mas vou esperar o desenvolvimento antes de mostrar novamente.

Arzivenko19/01/2009 19:27
Bom, e com o que sobrou, um novo bonsai, o qual vocês podem acompanhar em outro tópico..
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=98570#98570Arzivenko08/02/2009 13:39
Após mais uma poda, aqui estamos. Acho que o tronco-duplo está bem encaminhado agora, que tal?

Marcos Castilho08/02/2009 21:43
Ficou melhor sem dúvida.
edson060508/02/2009 23:48
Também concordo, ficou muito melhor!!
Abraço.
Edson.
Arzivenko09/02/2009 12:52
Ficaram algumas cicatrizes feias na parte interna do galho da direita, vou tentar "tapar" o problema com as novas brotações, de qualquer maneira, se alguem tiver alguma sugestão para o projeto desta planta, estamos aceitando críticas...
f.dimas09/02/2009 19:02
agora tá no caminho. ficará legal. sugiro você cortar o galho mais fino na altura do broto e deixa ele crescer como ápice. mas veja outras opiniões.
Alexandre S. Coelho09/02/2009 21:19
Ficou bem melhor mesmo!!!
Agora é só seguir algo parecido com o desenho do amigo Duplat que certamente terás um belo bonsai!
Arzivenko15/02/2009 20:38
nem idéia de como arrumar as cicatrizes, ou o que fazer com o tronco da esquerda...

edson060516/02/2009 00:19
Arzivenko,
você pode tentar modelar como estes Araça-piroca, disfarçando as duas copas como se fossem apenas uma:
Abraço.
Edson.
Arzivenko16/02/2009 08:16
Agora sim, obrigado Edson, é um bom modelo pra seguir !
Arzivenko23/02/2009 18:17
atualizando...
logo terei que remodelar a copa...
EZEQUIEL JUNIOR25/02/2009 10:46
Arzivenko,
Neste tópico vc encontra informações preciosas quanto à cicatrização:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9174
Abraço
Obrigado
Arzivenko25/02/2009 17:55
Ezequiel, obrigado pelo link...
Como pode ser observado, na parte interna do tronco da direita existem 2 cicatrizes, as quais são bem rentes, portanto creio que a planta irá fechar essa área e algum tempo.
Agora, você sem querer tocou em outro assunto.. o Uro..
Eis a questão, mantemos o Uro, ou não?
EZEQUIEL JUNIOR26/02/2009 14:18
O bom do bonsai é isso: as possibilidades...
Até pouco tempo vc tinha um problema, agora vc tem uma nova oportunidade.
Isso é um testemunho de que devemos estudar bem nossas plantas antes das intervenções. No bonsai, o fator paciência é fundamental.
Fiquei feliz do amigo ter notado isso. Não que dê para levar a idéia do uro adiante, mas pelo fato de, com certeza, o amigo ter evoluído como bonsaísta...
Abraço
Obrigado
Arzivenko07/03/2009 10:41
Após algumas pequenas podas...

Arzivenko22/03/2009 20:37
sem muitas mudanças nesta, estou pensando em fazer uma desfolha pra ver oq fazer..