Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Técnica do canudinho

Claudio Fellini06/01/2009 15:35
Técnica do canudinho
Amigos,

Tentarei aqui, da maneira mais simples possível, a pedidos de alguns amigos, retratar minha experiência.
Não é exatamente um passo a passo, pois não pensei nisto quando tirei as fotos, mas dá para entender como funciona esta técnica.

Obs, não coloquei nada dentro do canudinho, a própria umidade do substrato que transpira por ele, mantem as raízes com a umidade correta e ela vai de encontro ao solo somente guiada pelo canudo.

Quando ela começar a aparecer já coloque o canudo e coloque ele ligeiramente enterrado na posição escolhida, 1 ou 2 centímetros só para que não entre vento.
Cuidado nesta hora, pois a raiz é muito sensível.
Após um ou dois anos, a própria raiz engrossa e rasga o canudo, já ressecado pelo sol e chuva.

Qualquer coisa estamos aí

Abraços

Fellini
Arzivenko06/01/2009 15:49
Muito boa matéria, obrigado por compartilhar conosco este passo-a-passo, sem dúvidas é algo simples e com resultado surpreendente!
Filipe Henrique06/01/2009 16:16
iaew brother,
não perdi tempo e vim ver a materia!!!
agora quando chegar em casa não irei perder tempo em exucuta-la!"!!
abraços
Claudio Fellini06/01/2009 17:49
Amigos,

Fui dar uma olhada nela hoje, acabei desfolhando e quando vi, mais raízes saindo atrás, uma delas desceu encontada no tronco e já enraizou, a outra.... dalhe canudinho.

Abraços
darkaso07/01/2009 21:54
Fala Fellini,

essa técnica ficou bem simples. É um bom guia para que as raízes cheguem ao solo sem ressecar, principalmente nos meses de sol forte.

Boa planta também.

T+
Franz Lopes08/01/2009 14:53
Ótima Técnica,

Obrigado por compartilhar, é fácil e faz uso de material facilmente encontrado.

Genial... 😉

Franz Lopes
Claudio Richter Filho14/01/2009 12:43
canudo
essa tenica é para qualquer tipo
de árvore
Claudio Fellini14/01/2009 12:54
qualquer uma que emitir raizes no tronco ou nos galhos
Marcos Castilho14/01/2009 19:46
É interessante e sem dúvida muito útil. Parabéns amigo.
Claudio Richter Filho20/02/2009 22:36
com uma serissa daria para fazer tenica
Ivanil Pimentel Vieira15/03/2009 22:49
Amigo Claudio,

interessante tua técnica do canudinho....já estou usando com aqueles canudinhos tipo sanfona.

Agraços,

Do amigo e também colega no bonsai!

Ivanil
Franz Lopes16/03/2009 08:01
Amigo Ivanil,

Também estou usando com o tipo sanfona e está dando muito certo!!!

Breve postarei fotos...

Abraços. 😉

Franz Lopes
Rogério16/03/2009 10:55
Amigos
Já estou usando em uma Acalipha wilkesiana
Obrigado Claudio Fellini por compartilhar tal tecnica.
Abraços a todos
Rogério
Markus Von Kossel12/05/2009 21:03
Claudio, copiei a sua tecnica a algumas semanas atraz, com uma pequena mudança, usei um canucinho que se dobra, pois as raizes saim da lateral do galho, e bem longe do substrato.
Faz horas que não olho, mas quando vi esse tópico me lembrei de colocar a foto que tirei a alguns dias!
Daki alguns dias informo vcs se essa tecnica funcionou na minha figueira!
abs
Eis a foto:
Thiago Giaconi13/05/2009 17:49
Olá Claudio,

Ficou muito bonito seu bonsai...

gostei da tecnica...

Abraço
Tiaraju29/05/2009 08:34
Canudinho
Markus,
Só recomendo atenção com um detalhe.
Reparei que tu botaste os canudos em um ponto bem mais alto em relação ao que o Cláudio fez.
Participei de um workshop com o Pedro Morales, e ele chamou a atenção para o grande risco dessa técnica em pontos mais altos da planta, porque a tendência é de um maior engrossamento acimja do ponto de onde saem essas novas raízes, o que pode causar um crescimento invertido.
No mais, sucesso e parabéns pelo teu exemplar.
Abraço

Tiaraju
Markus Von Kossel29/05/2009 17:17
Intendi, existe o risco de perda da conicidade do tronco!
Vou ficar de olho, caso repare que esta acontecendo isso vou podar a raiz.
Eu imaginei que ficaria interressante com uma raiz saindo de uma parte alta do tronco.
Na pior da hipóteses faço uma mudinha com a raiz!
Valeu pelo alerta Tiataju
Abraços!
JulioRJ02/02/2010 01:49
Ola .. vc coloca o que dentro do canudo . a pnta da raiz para subir ou so broto para descer?
Kappenberg19/03/2010 17:27
Sensacional!

😮
Laudir19/03/2010 17:32
Kappenberg
Lembrando que o canudo nao faz a raíz aparecer ... ele serve para protege-la.
Kappenberg19/03/2010 17:41
Grande Laudir (já estive fuçando no teu blog. Muito bom!)

Sim, eu tinha entendido.
E, mesmo, assim:

Sensacional!

😮

Abraço
Laudir19/03/2010 18:28
Kappenberg

Existe uma técnica muito simples para vc fazer nascer raízes e torna-las aéreas:

1- faça um caixote com a altura do primeiro galho da planta
2- coloque-o de forma que rodeie a planta
3- faça alguns ferimentos no primeiro galho ou no tronco, tirando a casca
4- com esfagno enxarcado com solução enraizante preencha abaixo do primeiro galho.
4- mantenha sempre úmido este esfagno

Para ficus (do jeito que solta raíz facilmente) em uns 45 dias estará cheio de raízes.

Com 25 dias dê uma olhada. Se apontaram as raízes tire o conjunto esfagno/caixote. Se deixar as raízes vao tomar rumos aleatórios e vao prejudicar o seu projeto.

Neste ponto vc deve sim usar o canudinho para conduzir/protejer as raízes

Vou tentar desenhar uma matéria sobre isso e colocar aqui e em meu blog.

Espero ter ajudado
Kappenberg20/03/2010 10:44
Puxa!

Engenharia Bonsaística!

Mas Laudir, acho que te induzi em erro. Eu não estou aqui procurando maneiras de criar raízes em bonsais, até porque eu não tenho nenhum (tenho um pézinho de pêssego e uma mudinha de guapuruvu).

Ainda não estou preocupado em modelar raízes aéreas. Estava só matando curiosidade. 😂

Eu entrei no fórum para aprender ANTES de começar um bonsai. Aliás, lá no tópico de apresentação eu falei de algumas sementes que tenho aqui, além de mostrar minhas mudinhas.

Estou querendo dicas de qual das plantas é melhor investir para iniciar um bonsai.

Mas mesmo assim, obrigado. Já sei com quem falar se eu quiser fazer raízes aéreas em alguma futura árvore minha.

Grande abraço e obrigado pela atenção
Laudir20/03/2010 10:46
Pode começar com Ficus mesmo.... ele responde bem à podas aereas e de raízes.... se perder vc consegue muda fácil fácil