Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Adubação... só temos verão e inverno.. ajuda!!

Saulo Prazeres09/01/2009 02:14
Adubação... só temos verão e inverno.. ajuda!!
Pessoal,

estou com duvidas a respeito da adubação de algumas plantas. A maioria dos textos relata sobre a adubação de frutiferas na primavera e outono. Porém, aqui em São Luís - MA temos 6 meses de chuva (Janeiro a Jun) e 6 meses de sol (Jul a Dez), ou seja, não temos as 4 estações bem definidas. A epoca da primavera no sudeste e sul do país equivale a época mais quente em São Luís (35 graus) e a epoca do outono no sul/sudeste do país equivale a chuvas intermitentes no maranhão. Daí tenho as seguintes situações:

Jaboticabeira: foi transplantada em Dezembro/08, levando em consideração o clima da minha cidade.. quando devo começar a adubação com adubos não-organicos? e com os organicos??

Jambeiro: Ganhei e o antigo dono informou que o mesmo foi transplantando em Jun/08. Faço a mesma pergunta de cima.

Ficus: Sofreu poda drastica e foi transplantado em Dez/08. Qual o procedimento a respeito da adubação?

Aguardo ajuda dos senhores!

abraços
Wilson Fracassi09/01/2009 07:51
Saulo,

De maneira geral não suspendemos a adubação no Brasil. Alguns textos falam de suspender a adubação visto que em climas frios as plantas passam por um período de hibernação. Se fossem adubadas nestas épocas poderiam sucitar crescimentos indesejáveis , prejudicando com isso a planta. Nossas plantas não passam por este período, assim sendo não há necessidade de suspender a adubação. Particularmente mantenho a adubação por todo o ano, com excessão após os replantes. Logo após replantar suspenda a adubação por um período de 30 a 45 dias, após isto pode reiniciar. Quanto a usar adubos orgânicos ou químicos isto é de gosto de cada um. Voce pode usar tanto um quanto outro, ou até mesmo intercalar. Para isto use o que for indicado peloo fabricante, por exemplo, se usar osmocote com liberação de 4 meses, adube a cada 4 meses. Se preferir os orgânicos idem, observe o período indicado para cada produto. O importante em termos de adubação é manter a regularidade, não adianta super adubar e depois deixar um longo período sem adubo, isto sim deve ser observado. Outro fator que deve ser levado em conta na hora da adubação é o tipo de solo que voce esta usando, em casos de solos com maior drenagem, a lixiviação obviamente vai ser maior, então pode ser necessário abreviar o período da adubação, em fim, não existe uma regra pétrea, por isso é necessário observar.
Franz Lopes09/01/2009 23:12
Como vai Saulo,

Também sou do Nordeste e adubo minhas plantas durante todo o ano. Esta era uma dúvida que eu tinha no começo (insegurança mesmo... rsrsrs), que foi sanada pelo mestre Sergivaldo em uma oportunidade de visita ao viveiro dele. 😄

Mas como muito bem explicado pelo Wilson, cuidado com os exageros, especialmente quanto aos adubos químicos...

Abraço. 😉

Franz Lopes.
Ivanil Pimentel Vieira10/01/2009 18:42
Wilson,

muito bem colocada tua informação ref. a não adubação de plantas em regiões frias.No Sudoeste de meu Estado sofremos baixas temperaturas, chegando a - 4 gráus no inverno passado.No inicio do frio toda adubação é retirada e não existe data para que isso aconteça, um ano o frio inicia antes, outro chega um pouco atrazado.

Ivanil