Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Giaconi - Pitangueira 5

Thiago Giaconi10/01/2009 23:16
Giaconi - Pitangueira 5
Estou trabalhando nesta planta a alguns anos,
Fiz uma poda e aramação, mas ainda estou definindo seu futuro

Franz Lopes11/01/2009 09:50
Muito interessante Giaconi...

Não é comum vermos espécies frutíferas neste estilo.

Não deixe de mostrar resultados futuros.

Abraço. 😉

Franz Lopes
edson060511/01/2009 10:36
Thiago,
na minha opinião, os estilos KENGAI (cascata) e HAN-KENGAI (semi-cascata) são dos mais difíceis de se conduzir, especialmente nestas frutíferas nativas brasileiras como a Pitangueira e a Jabuticabeira que tem um vigoroso crescimento apical.
Quanto ao exemplar postado, essa curva está muito artificial. Note que esse movimento de cascata deve ser ocasionado por dificuldades (como neve e vento) enfrentado por árvores que nasceram à beira de um precipício por exemplo...

A minha sugestão é eventualmente começar de novo; podando mais perto do vaso, replantar um pouco mais inclinado para a esquerda, aguardar novas brotações e a partir daí comecar a modelar a cascata imprimindo movimentos sinuosos para os lados e frente/fundo.

Vai aí alguns exemplares para inspiração:

JABUTICABEIRA

PITANGUEIRA

Espero ter ajudado.
Abraço.
Edson
Thiago Giaconi11/01/2009 15:54
Olá Edson,

Muito Obrigado pelas dicas, concordo com você.
Muito lindos os exemplares

Abraço

Thiago Giaconi
Paulo César Morais11/01/2009 21:27
Concordo com o Edson, acho que ele disse tudo.

muito bonito essa jabuticabeira cascata, realmente é raro ver essa espécie nesse estilo. ficou muito legal.
Alexandre S. Coelho12/01/2009 09:34
Oi Thiago

Tua pitangueira está bem estruturada e fazendo as modificações sugeridas vai ficar muito bela ❗
Marcos Castilho12/01/2009 22:03
Tentar uma nativa cascata seria formidável com certeza além de ser muita aldácia. Mais a sua me surpreendeu e muito. Com alguns movimentos nesse tronco ficará excelente.
Thiago Giaconi16/01/2009 14:32
Alexandre S. Coelho escreveu:
Oi Thiago

Tua pitangueira está bem estruturada e fazendo as modificações sugeridas vai ficar muito bela ❗

Olá Alexandre,

Obrigado,
Já estou fazendo certas modificações, depois coloco novas fotos

Abraço

Thiago Giaconi
Thiago Giaconi16/01/2009 14:37
Marcos Castilho escreveu:
Tentar uma nativa cascata seria formidável com certeza além de ser muita aldácia. Mais a sua me surpreendeu e muito. Com alguns movimentos nesse tronco ficará excelente.

Obrigado Marcos,

Gosto muito desta espécie, tenho outros exemplares no mesmo estilo.

Abraços Giaconi