Átila22/07/2005 09:54
Borbulhia
🙁 Pessoal, alguém aqui já fez a " borbulhia" ❓ ( Enxerto de uma gema viva) Poderia passar alguma dica ❓ Valeu ❗ ❗ ❗
Atila
doolombo22/07/2005 19:27
átila, eu fiz borbulhia em pessegueiro e em roseira.
eu usei a técnica do "T" invertido, acho mais facil. 1o retira a gema (borbulha), vê mais ou menos o tamanho e faz o corte em T invertido. Depois de colocar a gema no buraco, vc amarra a borbulha com esses plástico filme, tome cuidado para nao passar o plástico filme em cima da gema, pois ela nao vai conseguir se desenvolver. Depois que pegar, acho q demora umas 2 semanas, vc retira o plástico. uma coisa, nao deixe que o cavalo (porta enxerto) solte brotos acima do local onde foi feito o enxerto, caso isso ocorra o enxerto nao vai se desenvolver devido aos hormonios relacionados com a dominancia apical.
bom acho q é isso
abraços
doolombo22/07/2005 19:28
ah, esqueci... o melhor jeito de aprender a fazer enxerto, é observar alguem que entende, no meu caso tive aula sobre isso na faculdade, e os professores lá enxertaram pra gente ter noção de como é.
abraços
Átila22/07/2005 20:30
😄 😄 😄 VALEU DOO ❗ ❗ ❗ Só mais uma coisa!! A época certa seria a primavera ❓ ❓ ❓
O CORAÇÃO DO SÁBIO ADQUIRI O CONHECIMENTO, E O SEU OUVIDO BUSCA A CIÊNCIA. Pv 18.15
doolombo23/07/2005 01:43
a época certa eu nao sei nao, acho que depende de cada planta.
as aulas que tive foram há uns 2 meses atras (abril/maio) e fizemos os enxertos em pessegueiros.
eu fiz enxerto numa roseira aqui agora no final de junho, e o enxerto pegou.
abraços