Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Resedá e Junípero "Blue Star" =]

rafaelv817/01/2009 12:20
Ajuda com Resedá e Junípero "Blue Star" =]
Oi, tô com essas duas mudas, gostaria de opinião para o estilo a seguir do Resedá e o que fazer com o Junípero.

Resedá:

Gosto do nebari dele, mas não sei o que fazer com a planta 😕
Se alguém puder fazer uma projeção ou dar dicas 😄

Junípero:

Posição que vai ficar:

Tentando fazer um Han-Kengai dele, mas tem um probleminha, essa espécie seca os ramos, como ali na copa que seca tudo 🙁

O direcionamento dele tá correto? Que que eu posso fazer quanto aos galhos que forem secando?
gustavomello17/01/2009 19:38
Rafael, quanto ao roseda eu podaria um pouco os galhos para encurta-los de tamanho e estimular a brotação e esperaria ele emitir novos brotos pra ver quais as possibilidades, pois realmente ele tem um bom nebari. Quanto ao pinheiro gostei muito da sua ideia e do posicionamento que vc deu a planta. Colocaria ele em um vaso maior pra ter um crescimento mais rapido. abraços espero te ajudado.
darkaso17/01/2009 22:20
Rafael,

corte o galho mais fino e arame o outro para direcionar em estilo moyogi, vai combinar muito bem com a espécie. corte o tronco mais um pouco, pode estimular brotação nele para continuar o estilo.

T+
rafaelv818/01/2009 12:26
Huummm
Obrigado pelas opiniões.

O Resedá, vou podar os galhos e tirar um pouco do tronco e esperar nascer novos galhos pra educá-lo no estilo moyogi. É o melhor pra ele realmente.

o junípero, não sei ainda o que fazer com os galhos que forem secando, ele já está plantado em um escorredor e fica um pouco enterrado no canteiro aqui de casa, portanto ele não terá nada que o atrapalhe a crescer

Hoje tive um probleminha aqui. 😢
Resolvi testar um composto de torta de mamona e farinha de osso em algumas plantas... mas pelo jeito minha cachorra gostou também 😠
hoje de manhã todos os vasos tavam quase sem terra e um deles no meio do quintal!!
ô raiva!!! 😈
Alexandre S. Coelho18/01/2009 13:00
Rafael

Um moyogi deve mesmo ser uma boa opção para teu resedá...
Com as podas, aramagem e inclinação, veja como parece com o desenho:

A opção para o "junípero" também é acertada ao meu ver. Esta espécie não tolera transplantes com retirada da terra original... sempre deixe boa parte do substrato anterior 😉 O mais indicado para que os galhos não sequem é a exposição ao sol, portanto toda copa não pode ficar muito cheia, e, a pinçagem constante nas brotações, forçando sempre uma renovação!
rafaelv819/01/2009 13:25
Obrigado ai!
Quarta vou ter tempo, eu acho.. de mexer nelas, aí posto o resultado depois.