Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pinçamento de agulhas de pinheiro negro

gustavomello17/01/2009 19:33
Pinçamento de agulhas de pinheiro negro
Amigos tenho um pinheiro negro de uns 13 anos, nunca mexi nele por medo e por deixa-lo se desenvolver mais um pouco. Só que agora ele esta com uma massa verde muito intensa, eu já não consigo enxergar mais a estrutura de galhos dele. Para isso eu precisaria fazer o pinçamento das aciculas, mas a quetão é. Em que epoca devo fazer o pinçamento, quanto devo tirar de aciculas.
Aguardo a ajuda de vcs, obrigado
Rodrigo-RS23/01/2009 21:16
Re: Pinçamento de agulhas de pinheiro negro
ola gustavomello

No PN deve-se ter alguns cuidados, para melhor conduçao é aconselhavel deixar apenas um apice crescer livre, os galhos laterais ate atingirem a espessura ideal conforme o caule.
Quanto ao Pinçamento deve retirar as agulhas de cima e as agulhas de baixo dos galhos, reservando as agulhas que se direcionam para as laterais, a melhor época é agora, no inicio do verão, exponha o caule ao maximo ao sol, é fundamental a exposição do caule ao sol, para saude e desenvolvimento do PN.
Não perca "o ponto" de poda dos galhos laterais, depois que o galho perde todas as agulhas fica dificil a brotação.
Quanto a adubalçao e substrato Ok

Rodrigo Pegoraro
Wagner Trindade25/01/2009 20:03
Deixa eu aproveitar o tópico para tirar uma dúvida também, desculpem me intrometer 😄

A época boa então para tirar as agulhas é agora, ok!!!
E aramar, quando seria o ideal?

Obrigado,
Wagner Trindade