Pitangueira de um amigo
Filipe Henrique19/01/2009 14:37
Pitangueira de um amigo
Ei,
essa planta é de um amigo meu o Romulo, apesar de cadastrado, ele ta sem internet rapida e com problemas para postar fotos, a planta é essa aqui;
gostaria da opnião dos amigos;
a minha opnião é q ele poderia deixar um galho secuNdario de sacrificil em cada galho da planta e tentar substituir o galho de fundo q alem de sai
muito proximo ao segundo galho ESTA junto com o 1º e usa-lo como galho de sacrificil tb. Dessa forma da pra almentar a conicidade tanto do tronco
quanto dos galhos, alem de dar uma engoradada na planta como um todo!
vou avisa-lo q já esta postado aqui para q ele possa debater com agente...
abraços
Alexandre S. Coelho20/01/2009 11:20
Oi Filipe
O que me incomoda na pitangueira do amigo são as curvas do tronco muito "retas"... pouco naturais...
Porém de forma geral aparenta bons tratos e maturidade!!!
Minha idéia seria uma boa redução na altura, aproximando os galhos e arredondando a copa, características da nativa!
Fiz dois projetos:

Filipe Henrique20/01/2009 11:32
opah,
eu havia pensado nessa ultima projeçãom q vc fez amigo,
mas fiquei sem rgaça de falar pro Romulo na hora... prefire postar aqui pra ver oq os amigos iam sugerir, já avisei a ele q a planta dele esta aqui, .. ..
agora vou avisar q a pitangueira ganhou uma projeção muito BOA!
abraços
GustavoLP20/01/2009 15:09
Muito bonita vai ficar essa pitangueira, gosto muito dessa espécie, pois tem que fazer curso para matar. Além disso, tem de monte na minha região.
Gostei das projeções do Alexandre, se fosse minha condiziria para a segunda 😂 😂
Abraço
darkaso21/01/2009 22:19
Felipe,
assim como o Alexandre a retidão do tronco com curvas muito agudas e sem uma sequência direita/esquerda/direita/esquerda deixou a planta um pouco sem naturalidade. Esta projeção do alexandre foi muito boa e com certeza vai dar uma planta muito melhor.
T+
Marcos Castilho21/01/2009 22:58
Essa projeção nesse vaso ficou 10. Tanto a primeira como a segunda.
Filipe Henrique22/01/2009 13:35
intaum,
apesar de não ser garoto de recados...rsrsrsrsrs
o Romulo continua com dificuldades pra postar, acho q ele perdeu a senha.
oq ele me escreveu no orkut!!!
😂 😄 😂 😄 🙂 😲 acho q ele quase teve um troço:
"Car que coisa radical, ta doido.....to até com pena tanto trabalho "em vão"?!?!?!?! Será?!?!?!?!
Mais heim....Não to conseguindo nem comentar, não sei se é a senha que tá errada ou o que!!!!
Já tentei me cadastrar de novo mas o Mário disse que já estou cadastrado, será que vou ter que inventar um novo nome, data de aniversário e tals....
Inté, vou continuar tentando....até escrivi umas paradas, dúvidas, mas não consegui comentar....
Valew..."
intaum amigos, apreveito pra perguntar como ele pode reaver a senha caso a tenha perdido?
...
e só pra enfatizar; SERROTE NA PITANGA!!!
]RSRSRSRS
abraços
darkaso23/01/2009 21:09
Felipe,
o melhor é mandar um e-mail diretamente para o Mário. Aquela resposta deve ser a automática do fórum que vai perceber o registro duplo. Se trocar o nome já basta. Mas se mandar um e-mail ao mário acredito que possa ser resolvido.
Para entrar no côro... serrote nela. A segunda projeção foi órima, ela tira o arco que se formou para a direita, entre o primeiro e segundo patamares.
T+
Thiago Giaconi23/01/2009 21:42
Muito bonito este exemplar.
Adorei as projeções do Alexandre, parabéns!!!!!
Abraço a todos
Thiago Giaconi
Romulo Silva da Costa24/01/2009 10:38
Pessoal finalmente consegui postar... O usuário e a senha não estavam batendo. Agora sim!!!
Filipe, como seria esse galho secundário de sacrifício??? Em cada galho, mesmo os que restassem após a poda drástica sugerida pelo amigo Alexandre, deixaria um crescer livremente com a finalidade de engrossar o galho??? O galho de fundo atual seria de sacrifício também???
Alexandre, essas sua projeções são bem radicais, mas são bem atrativas, to numa duvida se passar a faca mesmo, pois essa pitangueira é o meu primeiro trabalho que realmente tem futuro, mas como vcs são experts, acho que recusar a ideai seria um erro, mas se for seguir sua projeção qual a melhor época para fazer a poda??? E poderia, como sugeriu o Filipe, fazer uma alporquia com o resto. Nas duas projeções o galho de fundo continuaria sendo o atual???
E os novos galhos seguindo a ordem 1º direita, 2º esquerda, 3º fundo e assim pordiante???
Darkaso, o que seria esse arco entre o primeiro e o segundo patamares??? Será o que estou pensando!!!
Obrigado desde já o apoio de todos... 😄
Filipe Henrique24/01/2009 12:55
IAEW MEU BROTHER,
intaum, o galho de fundo q sugeri ser de sacrificil... era para outro projeto, nese projeto do alexandre, o galho fica sim!
vai pensando ai, q os amigos aqui do forum não vão deixar vc na mão fih....
Romulo a ordem idealseria 1°, fundo, 2°, frente.
abraços
darkaso24/01/2009 22:53
Romulo,
o arco é esse em vermelho. Na segunda projeção ele some, por isso a planta fica mais naural. Acho como você mesmo colocou, ela tem futuro e vale a pena investir em um final melhor para ela.
A alporquia em pirtangueira demora muito, seria para o fim do ano que vem.
A época boa para fazer as modificações é da primavera até o verão, o que ainda é uma boa, até porque a temperatura está ajudando por não estar tão quente no sudeste.
T+
Alexandre S. Coelho24/01/2009 23:30
Oi Romulo
O amigo darkaso explicou bem a parte "não harmônica" que vemos nesta tua pequena árvore.
Realmente a primavera é a melhor época para estes trabalhos... mas aqui no Nordeste seguimos outro calendário 😄
edson060525/01/2009 04:31
Bela árvore!!
é ótima a segunda projeção do Alexandre + a sugestão do vaso. Não se preocupe em ter que fazer uma poda drástica na copa. Como os amigos já disseram, é investir agora pra ter uma planta de melhor qualidade daqui alguns anos...
Abraço.
Edson.
Romulo Silva da Costa25/01/2009 19:03
Hum, entendi a falte de harmonia.
Darkaso, umas duas semanas após a poda, arramação e replantio que fiz ela já estava com novas folhagens, bem vigorosa. Acho que se serrar ela agora ainda vai dar certo... ou esperar a próxima primavera, é mais garantia?!?!?! ❗ ❗ ❗ 🙄
Tenho muitas outras plantas pra trabalhar, não tenho porque me precipitar, rs...
Abraço e obrigado à todos!!!
Romulo Silva da Costa25/02/2009 21:55
Filipe Henrique26/02/2009 11:15
isso aew garoto!
coragem!
heheeh
dak a pouco vc pode encurtar um pouco os outros galhos.
abraços
Romulo Silva da Costa26/02/2009 11:34
É Filipe, eles parecem estar bem compridos mesmo...
Valeu
Alexandre S. Coelho27/02/2009 21:02
Romulo
Esta é uma das melhores partes da arte bonsai... TRANSFORMAÇÃO 😲 😄
Que venham as brotações!!!
Romulo Silva da Costa28/02/2009 10:13
Valeu pela ajuda. Vou postar novas fotos quando estiver com novos brotos.
Por em quanto é aguardar a Transformação.
Valeu, abraço.
Romulo Silva da Costa17/04/2009 23:54
Pessoal novas brotações. A distrobuição dos brotos acho q não ficou boa ficou quase que um saindo em 90° com o plano frontal e outro em 90° com o plano "posterior".
Frente:

Detalhe:

,
Abraço!