Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus feinho

André Dahmer20/01/2009 23:50
Ficus feinho
É feio mas é meu, né? Tem o problema do tronco reto, da conicidade, dos galhos longe do chão. Mas o que fazer, jogar fora? Eu gosto dela...Queria projeções, se é que ela é uma planta aproveitável para a arte...Tenho poucas ferramentas, por isso o desleixo com os caroços do tronco. 🙄

Marcos Castilho21/01/2009 23:05
André tem futuro sim. Nada feio também gostei só não entendo muito de projeções vamos aguardar.
Bruno NF22/01/2009 11:14
Não sei se é possível fazer o que eu vou sugerir, o pessoal mais experiente pode opinar com mais convicção. Eu tentaria farez um estilo Harpa.

Talvez se você enterrar a parte abaixo do tronco, fazendo como se fosse uma parede de terra, e se fizer alguns cortes no tronco antes, induza o surgimento de algumas raízes. Desculpe o modo pouco explicativo, mas é que eu nunca tive um ficus, e não sei se dá certo. Mas se der acho que fica legal.
Alexandre S. Coelho22/01/2009 11:30
Oi André

Bruno, muito boa esta do "estilo harpa" 😂 😂 😂
Mas realmente é uma boa idéia ❗ Com o desenvolvimento do tronco, galhos e raízes aéreas a "ÁRVORE" aparecerá!
Franz Lopes23/01/2009 00:22
Como vão amigos?

Estilo Harpa foi ótimo... rsrsrs

Mas é possível sim. Para acelerar o crescimento destas raízes da projeção do amigo Bruno, recomendo a velha técnica do pote com substrato drenante ao redor da base do tronco, cobrindo até a altura em que você deseja que saiam raízes. O pote (vasinho) fica sobre o substrato existente.
A planta emite raízes neste substrato, de forma que quando o pote for retirado elas podem ser conduzidas para o substrato principal. Dando a forma pretendida ao nebari.

Abraços. 😉

Franz Lopes