Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Limãozinho - Triphasia trifolia

Alexandre S. Coelho22/01/2009 11:19
Limãozinho - Triphasia trifolia
Oi Pessoal

Esta espécie, Triphasia trifolia, apesar de ser conhecida como limãozinho ou laranjinha-do-mato, não é considerada da mesma família dos cítricos:

Folhagem:

É um arbusto de pequenos frutos, que quando verdes realmente parecem limãozinhos, mas ficam de cor vermelho-alaranjado quando maduros! Crescem pouco, quando envasados, e possuem grandes espinhos 🙁
Foto retirada na "net" com detalhe dos frutos 😲 :

Críticas, sugestões... principalmente para um futuro vaso 😉 ... Fiquem a vontade 😄
Bruno NF22/01/2009 11:27
Achei muito bonitinha sua árvore, por mim deixava como está ,hehehe.
A primeira coisa que sai do tronco é um toco de galho ou é o espinho que você disse?
Alexandre S. Coelho22/01/2009 11:42
Oi Bruno

Obrigado!!!

Alí é um pequeno jin, galho morto. Os espinhos ficam escondidos sob a folhagem 😈 😂
Marcos Castilho22/01/2009 12:23
Nossa que lindo esse segundo então que maravilhoso.
Franz Lopes22/01/2009 14:03
Alexandre,

Simplesmente maravilhosa a planta!!! 😲

A sugestão que te daria, Pois creio que ela está em excelentes mãos para condução futura, é trabalhar um pouco mais o nebari.

Inclusive, o tipo de vaso considero ótimo, não suprime a tonalidade da copa e é bem ovalado. O que entendo ser propício para esta forma.

Parabéns amigão!!! 😉

Franz Lopes
Thiago Giaconi23/01/2009 21:50
Olá Alexandre,

Gostei muito da sua planta, parabéns!!!!

Não conheço esta espécie, muito interessante!!!

Abraço

Thiago Giaconi
Filipe Henrique24/01/2009 13:16
iaew alexandre,
ganhei duas plantas dessas de um amigo, mas estão em vaso de treinamento plantadas em puro barro ainda... estou trocando o substrato devagar, quebra tijolo é f... fogo
rsrsrs
gostei da sua planta.. tá com nebari bem interessante alem disso muito bem conduzida...
como sugestão acho q vc poderia usar um galho de sacrificil se conseguir q este saia perto da base .. melhor ainda. assim vc pode conseguir uma conicidade e maior espeçura.
não mexeria na estrutua.. acho q ela esta muito bem conduzida.

abraços
Alexandre S. Coelho24/01/2009 22:58
Oi amigos

Marcos, Franz, Thiago e Filipe... Muito obrigado pelas palavras e sugestões ❗

Ainda penso num vaso melhor e nesta tentativa de conseguir um galho de sacrifício... vamos ver se nas próximas desfolhas aparece alguma brotação 💡
Alexandre S. Coelho18/05/2010 16:44
Pronto...

Agora já está em novo vaso e leve mudança de frente:

Espero que gostem e comentem!
LEAO18/05/2010 16:48
Eu gostei, achei bem legal.
Becker18/05/2010 18:01
🙂 És mui bueno 😉
Alexandre S. Coelho20/05/2010 19:22
Gracias amigos!