Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bela Desconhecida

edson060525/01/2009 10:20
Bela Desconhecida
Olá amigos, tenho esta planta no meu quintal. A muda foi trazida de Brodowski-SP pela minha mãe numa das visitas à minha tia, mas não é difícil de ser encontrada. Aqui mesmo na feira tem mudas para vender. A estrutura das "flores" são folhas modificadas assim como a Primavera [it]Bougainvillea sp[/it].
Sei que em Ribeirão Preto-SP tem uma avenida arborizada com ela, sendo que lá foram intercaladas as variedades ROSA, VERMELHA E BRANCA. Seguem as fotos:

FOTO 01 Vista geral da planta

FOTO 02 Detalhe das "flores"

FOTO 03

FOTO 04 Detalhe das folhas e tronco

Gostaria de saber se algum dos amigos tem ou já viu bonsai desta espécie.

Abraço a todos.
Edson.
Daniel.Viterbo26/01/2009 12:35
Caro amigo,

Esta é uma Mussaenda. Realmente é uma especie bastante usada em jardinagem. Segue alguns dados técnicos da planta:

Nome Científico: Mussaenda alicia
Sinonímia: Mussaenda erythrophylla rosea
Nome Popular: Mussaenda-rosa, mussaenda-rosa-arbustiva, mussaenda-arbustiva
Família: Rubiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África e Ásia
Ciclo de Vida: Perene
Arbusto vigoroso do tipo semi-lenhoso e de aparência compacta. Pouco tolerante ao frio, é uma planta indicada para regiões tropicais. Produz muitas inflorescências, com flores pequenas, discretas e amarelas e sépalas grandes de cor rósea e salmão. Pode ser cultivada em vasos, isolada ou em grupos no jardim. Seu porte pode atingir 2 a 3 metros.

A mussaenda-rosa aprecia solos ricos em matéria orgânica e irrigados regularmente. Deve ser cultivada a pleno sol. Multiplica-se por estacas postas a enraizar em locais potegidos. Não é resistente ao frio.

Particularmente nunca vi cultivada como bonsai.

Sds,
edson060527/01/2009 13:18
Daniel,
obrigado pela dica.
Abraço.
Edson.