Elio Luis Secchi escreveu:
É muito eficiente a alporquia em juníperus. Ele deve ser feita de preferência na primavera ou verão, ou seja, no período de crescimento. retire todo o anel da casca. O enraizamento se dá em 60-90 dias e o alporque já pdoe ser retirado.
Detalhe importante: Na hora de retirar o alporque não corte nada da folhagem se não acaba matando as raizes e o alporque não vingará. Se o galho a fazer o alporque é muito grande, é melhro podar parte dele no mesmo momento em que faz o alporque, assim na hora de retirar a muda não precisará tirar execsso de massa verde.
Em outras plantas é normal se retirar boa parte da folhagem no moemtno de plantar o alporque, mas nos juníperos a coisa é dieferente.
abraços
Elio Luis Secchi,
Quanto às orientações que você passou, fiquei com algumas dúvidas....
Qual deveria ser a proporção entre massa verde e raizes do alporque.??
Na verdade, deixa eu te expor o meu caso. Trata-se de um junípero Kaizuka. O Local do alporque tem quase 2cm de diâmetro, e eu fiz o anel de maphigue (não sei como se escreve) com o mesmo tamanho do diâmetro, ou seja, 2 cm. Acima do anel, e é exatamente a parte que desejo destacar da planta pelo alporque, ficaram uns 50 cm da planta, sem que eu reduzisse a folhagem. Já faz uns 15dias que eu fiz o alporque.
Gostaria de saber se eu deixei muita massa verde??
Se ainda é possível reduzir a massa verde??
Se eu devo deixar a planta a pleno sol ou à meia-sombra?
Se quando for umidecer o alporque devo adicionar mais hormônio enraizante??
São várias perguntas, mas tb muitas são as dúvidas.
Agradeço se puder me ajudar.
Obrigado