GustavoLP26/01/2009 00:14
JACARE 1 - Juniperus horizontalis
Pessoal,
Recentemente adquiri dois Juníperos Jacaré e gostaria da opiniões de todos que puderem aconselhar. Segue as fotos de um deles abaixo. Segundo o vendedor, estava lá a mais de dez anos! 😲
Será que dá para aramar e pinçar nesta época?
E transplantar?
PENSO EM ALGO ASSIM:
Projeções são muito bem-vindas.
Todas as sugestões serão importantes.
Abraços a todos. 😂
Alexandre S. Coelho26/01/2009 23:55
Gustavo
Assim como o outro, não tem como errar ❗ 😲 💡 😂
GustavoLP27/01/2009 15:50
Ah sim, Alexandre, eu também concordo que é fácil, porém, vou tentar achar uns cogumelos para fazer chá e me inspirar! 😂 😲 😉
E quanto a época, será que ainda dá tempo de trabalhar?
Valeu.
nickyfury30/01/2009 21:38
bonsai
A melhor época para se trabalhar com junipero, seja qual for a variedade, é no inverno. Até lá, voce pode ir "desenhando" o seu projeto: elimine brotações secas ou mortas, galhos desnecessários, acículas (folhas) secas, raizes mortas, etc. 😄
No inverno, poderá proceder a cortes radicais, aramação e poda de manutenção ou condução, visando formar a estrutura pretendida. Lembre-se: galho cortado errado, é serviço atrasado, pois irá implicar no aguardo de nova brotação que deverá ser conduzida até o tamanho do galho adequado. Então, paciência, muita paciência, para realizar o trabalho. 😄
GustavoLP30/01/2009 22:23
Muito obrigado Nickyfury pelos seus conselhos. 😂 😉 Irei segui-los, vou aguardar o inverno, enquanto isso farei uma limpeza cuidadosa dos galhos que estiverem em excesso. 🙄
Abração amigo
GustavoLP14/09/2009 23:03
Atualizando o tópico....
Resolvi fazer com este jacaré um moyogi, pois vi que possuia um tronco bem tortuoso. Seguem as fotos:
Agora é esperar densificar a folhagem.
Aguardo opiniões e conselhos.
abraço a todos
Markus Von Kossel14/09/2009 23:48
Esses Jins paralelos saindo da mesma altura me encomodam um pouco!
De resto o trabalho parece muito bonito!
parabens! 😛
TARCISIO DIAS15/09/2009 08:37
trabalho interessante, mas com certeza terá muito o que fazer ainda, uma dica no meu ver é não deixar esses dois primeiro galhos paralelos ok?
Elio15/09/2009 18:46
Olá Gustavo!
Ficou um belo trabalho. Faço apenas algumas sugestões, algumas já ditas:
1. Tire o Jin da esquerda. Esse paralelismo com o galho de cima não fica legal.
2. Tire o primeiro galho da direita. Não sei se é de fundo mas o fato é que parece nascer dentro da curva.
3. Olhando a 2ª foto, deixe o Jin que está quase à frente ( o pequeno). No Jin que está à direita fazendo uma forquilha, tire o que está com a cordinha que tem um nó e deixe menor o outro lado da forquilha ( o que parece que está com um laço no pescoço..rsrsrs)
4. Uma leve inclinada da planta para a esquerda e um pequeno giro no sentido anti-horário.
Bom, isso é o que dá pra ver pelas fotos. Às vezes, olhando a planta real não é bem assim.
Um abraço
carlos claro15/09/2009 23:00
ola Gustavo uma humilde opnião eliminava um dos jim e diminuia o outro.
abraço
GustavoLP23/09/2009 20:52
Obrigado Elio e Carlos pelos conselhos.
Seus conselhos são muito produtivos, uma vez que de tanto olhar a nossa planta, acabamos por nos acostumar com a imagem e não enxergar certas coisas. Por isso, o olhar e os comentários de uma outra pessoa nos faz enxergar o que não mais enxergavamos. Irei seguí-los, porém agora estou deixando a planta descansar um pouco do trauma da poda de galhos e raízes.
abraço a todos e desculpa a demora na resposta.
Elio24/09/2009 23:44
GustavoLP escreveu:
Obrigado Elio e Carlos pelos conselhos.
Seus conselhos são muito produtivos, uma vez que de tanto olhar a nossa planta, acabamos por nos acostumar com a imagem e não enxergar certas coisas. Por isso, o olhar e os comentários de uma outra pessoa nos faz enxergar o que não mais enxergavamos. Irei seguí-los, porém agora estou deixando a planta descansar um pouco do trauma da poda de galhos e raízes.
abraço a todos e desculpa a demora na resposta.
Olá Gustavo!
Perfeitas as tuas colocações. Por mais experiente que um bonsaísta possa ser, jamais deixar de submeter seu trabalho a outros olhos pois, às vezes "vemos" mas não "enxergamos".
Quanto a deixar descansá-la, perfeito!
abraço