Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

pitangueira

juberson27/01/2009 17:14
pitangueira
Olá estou iniciando nessa maravilhosa arte do bonsai e estou com uma duvida, tenho algumas plantas comigo que gostaria de trabalhar mas tem uma em especial que sou apaixonado que é a pitangueira, consegui uma muda hoje que estava aolado de uma planta adulta, essa muda tem aproximadamente uns 40 cm e a minha duvida é eu retirei a muda de lá eu devo fazer uma desfolha nela pois quando fui retirar observei que a mesma era um galho enterrado da panta mãe e tinha pouca raizes.

agradeço a atenção
FrK_leal27/01/2009 17:32
Olá amigo, acho que seria prudente vc ao menos fazer uma redução na massa verde, não uma desfolha completa, mas reduza um pouco a quantidade de raízes.
Deixe-a fora do sol, passados uns 30-40 dias, quando ela parecer sadia, vc começa a exposição gradual ao sol...
Vi que vc é de São Chico, evite deixá-la onde pegue mto vento nesse tempo de recuperação.
Experimente visitar a Nipon Bonsai aqui em Jlle, fica perto da rodoviária, lá tem bastante coisa interessante p/vc se iniciar na arte..

Poste as fotos das suas plantas p/gente dar uma olhada.
Abraços!
juberson27/01/2009 17:44
valeu pela dica eu ja imaginava q deveria retirar um pouco das folhas, mas não sabia se faria uma retirada total ou parcial, ja tive o cuidado de deixar ela longe do sol e do vento pois moro na prainha e lá venta muito, ja quase perdi algumas plantas por causa do vento forte então ja estou escolado nessa arte 😄 😄 😄 , hoje mesmo eu faço uma limpeza nas folhas.

gostei da dica da nipon brasil de jvlle assim que eu puder dou uma passada por lá, e vou providenciar umas fotos das minhas plantas assim que possivel

obrigado pela ajuda
FrK_leal27/01/2009 21:34
É cara, realmente na prainha venta bastante...mas com cuidado, deixando ao abrigo do vento e do sol, pode ser que a sua pitanga cresça forte e saudável...
P/achar a nipon bonsai não tem mto erro, mas dá uma olhada no site www.niponbonsai.com.br, lá tem o endereço certinho
Abraços!
juberson04/02/2009 16:22
olá frk_leal tudo certinho assim eu to com uma duvida eu fiz o que vc havia me sugerido em relação a pitangueira, coloquei ela na sombra, longe do vento e fiz uma desfolha parcial nela para diminuir a massa verde, só que as folhas que ficaram estão secando será que vou perder a minha planta?????
FrK_leal04/02/2009 16:38
Fica mais fácil dizer se vc postar algumas fotos...
ela pode ter sentido o transplante, tem brotos novos?