Posso fazer bonsai de pé de Manga?
Ale_Imortal27/01/2009 23:30
Posso fazer bonsai de pé de Manga?
Olá, tenho umas sementes de Manga aqui em casa, e minhha mãe quer por no lixo, mas antes de ela por pedi para ela se posso planta-las, gostaria de saber de vocês se posso fazer bonsai com essas sementes e como devo fazer o preparo do solo?
EZEQUIEL JUNIOR28/01/2009 08:36
Ale,
Pode sim, não é muito comum, mas eu mesmo tenho umas 15 mudas já adiantadas.
Plante as sementes em um substrato com boa drenagem, não enterre muito a semente, cubra ela com uns 3 cm do substrato que vc irá utilizar.
Pode plantar em garrafas pet mesmo. Germinam bem.
Após uns 6 meses, retire elas da garrafa pet, corte a raíz principal, deixando as raízes menores e proceda uma poda drástica há uns 15 cm da base.
Boa sorte.
Abraço
Ale_Imortal28/01/2009 22:44
Vlw ezequiel, vou fazer isso mesmo que vc falou. Um abraço e muito obrigado. Voce tem foto de seus bonsais de manga ai?
Thiago Giaconi30/01/2009 19:57
Franz Lopes31/01/2009 10:58
Amigos,
Também tenho como projeto fazer um bonsai de manga a partir de semente.
Mas tenho uma dúvida. Por isso gostaria de pegar uma carona no post do colega. 😂
Após retirar a parte carnosa das sementes (e comer é claro... 😂 😉 ), devemos deixá-las secando por um tempo, ou deve-se necessariamente acomoda-las sobre o substrato logo que descobertas?
Deve-se manter este conjunto sob umidade constante?...
Obrigado. 😉
Franz Lopes
Thiago Giaconi31/01/2009 14:03
Olá Franz Lopes,
Você pode colocar as sementes sobre o substrato logo depois de consumir a fruta, não é necessário cobrir as sementes, deve-se manter úmido, não encharcado!
Eu gosto muito desta espécie, estou com varios projetos em andamento, inclusive estou tentando o estilo kengai.
Abraços
Thiago Giaconi
Franz Lopes31/01/2009 20:58
Obrigado Giaconi.
valeu pelas dicas. 😉
Franz Lopes
Franz Lopes01/02/2009 20:34
Amigos,
Só mais uma pergunta. Quanto tempo a semente leva para brotar após plantada?
Obrigado novamente.
Franz Lopes
Thiago Giaconi05/02/2009 22:41
Olá Franz,
Demora em torno de 1 mês
Abraço
Thiago Giaconi
Franz Lopes06/02/2009 09:04
Realmente demora mais do que eu imaginava... Mas vou aguardar, já tenho algumas plantadas esperando.
Obrigado novamente Giaconi. 😉
Franz Lopes
mortykus09/02/2009 13:44
Eu tenho um pézinho de manga e agora to pensando em fazer um bonsai, ele deve ter uns 4 meses, está bem bonitinho, tronco duplo.
Mas a minha dúvida é: Frutifica?
Será que dá manga?
Thiago Giaconi09/02/2009 16:04
Olá Mortykus,
Frutifica sim...olha as fotos que achei na internet
Abraço
Thiago Giaconi
mortykus09/02/2009 18:21
😈 Vou fazer um bonsai de 1 metro de altura com a minha mangueira e esperar frutificar 😈
Carlos alexandre31/10/2011 17:31
Bom pessoal sou totalmente leigo no assunto de bonsais mas sempre tive vontade de fazer um !!!
Plantei um pezinho de manga ele tem uns 7 meses + ou - gostaria de algumas dicas de como transformar ele em um bonsai ate por que ele já esta todo torto de natureza tinha umas pedras em cima dele então ele se entortou procurando o sol !!!
SMART231/10/2011 22:13
tb tava tentando 1 aki, mais me descuidei e ela moreu por exesso de adubo...
acredito q ela ficaria mais armonioza com 1 tamanho 1 poko maior q a maioria dos bonsai, tipo ao invez dakela tabelinha de +ou- 30cm prum bonsai acho q uns 50cm por ae ficaria com 1 tamanho bom, mais acho q sera dificil trabalhar ela...
Carlos alexandre31/10/2011 22:48
Bom como eu tinha dito gostaria de saber como podar as folhas e se preciso podar a raiz ?
Anderson Neuhaus31/10/2011 23:12
Eu estou na luta com uma muda de 6 anos, fiz uma poda drastica e esta brotando agora. vamos ver se consigo conduzir uma boa copada!!
samerali02/11/2011 22:01
hj vi algumas no shoping garden ..antigo tatuapeh garden aqui em são paulo ....tinha 3 frutificando e duas não ...porem naum achei que estivesse algo de interessante ... jah vi uns bonsais de manga lindos mais as q vi hj estavam com um tronco bem fino e pouquíssima ramificação na copa ... ateh onde sei eh mais facil conseguir frutificar estaca de uma planta que ja produza bem .... de sementes vai demorar demais e o resultado naum vai ser lah muito satisfatorio ...e tb tem o fato q as folhas naum diminuem muito ...ficam bem grandes se pensando em bonsais ... oq se costuma fazer qnd se fala em exposição eh um bonsai desfolhado somente deixando alguns frutos ,,,,se tiver paciencia e uma boa condução são plantas q podem ficar bem interessantes