Caliandra sem flores
edson060528/01/2009 09:57
Caliandra sem flores
Olá amigos,
Essa Caliandra está comigo desde JULHO/2008. Uma foto logo depois da aquisição:
Notem que há pouca folhagem e poucas vagens. Depois disso ela perdeu essas folhas e adquiriu folhagem nova e "estourou" esse monte de vagens sem uma única flor. Seguem as fotos:
Se algum dos amigos puder esclarecer...
Abraço.
Edson.
Alcides Junior28/01/2009 21:34
Edson, com certeza ela emitirá flores, qual substrato está ela? as floriferas requerem um substrato mais rico em matéria orgânica pra emitirem as suas flores, talvez uma boa adubação também ajude.
edson060529/01/2009 13:01
Junior,
ela ainda está no substrato original pois quero transplantá-la para um vaso mais adequado. Estou fazendo há alguns meses adubação líquida do tipo 4-14-8 .
Abraço.
Edson.
ADAC29/01/2009 13:38
Comigo aconteceu da caliandra que já comprei com uns três anos de idade, ficar dois anos sem florir. Aí experimentei oferecer-lhe mais sol, e deu resultado!
E não tinha pensado nisso, mas para constar eu adubo ela com adubo orgânico, como galinaça, água imunda fundo de aquário e humus.
Abraços,
ANDREA
Alcides Junior29/01/2009 19:30
Edson, você sabe a quanto tempo ela não ganha um substrato novo? Talvez ela ja esteja a muito tempo neste e por isso não esteja muito bem...só o adubo não resolve, pode até atrapalhar, stressando ela.
edson060530/01/2009 09:28
Junior,
provavelmente este substrato é bem (muito) antigo. Na época em que comprei não quis mexer para não estressar a planta por conta da viagem e da mudança de lugar. Além disso eu quero colocá-la num vaso mais adequado; pelo menos um vaso de cimento.
Você acha que se eu fizer uma desfolha poderia tranquilamente reenvasá-la?
Abraço.
Edson.
Alcides Junior31/01/2009 07:48
Poderá sim Edson, só toma cuidado com a exposição ao sol nos primeiros 20 dias, a sua cidade é muito quente, ja aqui na minha não seria preciso nem a desfolha.
edson060519/04/2009 14:01
Amigos,
seguem mais algumas fotos desta caliandra. Peguei uma das vagens verdes e ao abrir, a surpresa: dois minúsculos insetos muito parecido com mosquitinhos
Detalhe de como ficam as vagens perfuradas por eles
Detalhes da vagem e do tamanho da folhas
Abraço.
Edson.
edson060529/07/2009 00:56
Olá amigos,
essa caliandra foi totalmente desfolhada em abril/2009. Rebrotou e agora está novamente repleta de vagens. Contei por cima perto de umas 200. Acredito que não é normal nem uma única florzinha pelo menos??!!
Abraços.
Edson.
Felipe Mendonca29/07/2009 13:15
Gostaria de sanar essa duvida tb, alias, um caso parecido. Seu caso sera fundamental pra mimha planta tb. Eu comprei uma caliandra, fiz as intervencoes necessarias, e um pendao tb esta com um furo com a sua. Ficarei de olho aki e tb vou pesquisar, pensei que seria normal, por eu ter feito as intervencoes. Ela esta toda brotando mas com apenas um pendao de flor com o msm furo, boa sorte pra nos, abraco!
Ricardo Paiva04/08/2009 14:16
Caramba Edson, será que é memo uma caliandra? Que doideira!!!!
Elio04/08/2009 20:41
Olá Edson!
Pelo meu pequeno conhecimento com Calliandras, posso dizer o seguinte:
1. Essas vagens pequenas demonstram carência nutricional. O tamanho normal é umas 6 vezes maior e com 5 a 6 sementes por vagem.
2. Como a planta está subnutrida, fica com imunodeficiência o que causou o ataque desses bichinhos.
3. Com certeza é uma Calliandra brevipes (que pode ser rosa (provavelmente) ou branca ou amarela)
Sugestão:
Tão logo esquente o tempo faça um transplante tirando todo o substrato antigo. Lave bem as raízes e tire as que estiverem pretas (podres).Faça uma boa poda eliminando parte dos ramos.
Num substrato bem aerado e com boa drenagem.
.........e boa sorte!
abraço
Ricardo Paiva06/08/2009 14:34
Elio, você viu que ele disse que não aparecem flôres? Que as vagens crescem "do nada"? Como pode ser?
Elio06/08/2009 21:09
Pois é, parece que o metabolismo dessa planta está virado do avesso............rsrsrsrs! Desculpe aí, Edson!!
Mas eu acho que fazendo um trabalho completo como sugeri acima, as coisas podem mudar. É apenas um achômetro!
abraço
fabiobaal14/11/2010 02:12
Tenho o mesmo problema!!
Tenho uma Calliandra com 20 anos. e todos os botões aparecm furados e com um inseto em seu interior, antes da floração.
Se isso não bastasse, todas as minhas outrascalliandras mudas, estão aparecendo com os mesmos sintomas, mesmo estando longes e serem de procedencias distintas.
Se alguem tiver alguma sugestão!
Mcdonald14/11/2010 12:28
olá pessoal...
estava colhendo sementes de uma calliandra brevips e encontrei muito desses insetos q são os carunchos. Percebo muito tb em feijão, pois quando morava em minas, comprava-se feijão à granel em casa e vinha muito deles. Acho meio difícil evitá-los pois eles vivem voando por ai procurando sementes maduras. Se alguém tiver alguma experiência poste aqui pra gente. Só vim informar o nome do bichinho.. abração
Elio14/11/2010 22:27
Eu já tive esse problema em uma das minhas calliandras.
O que fiz?
1. Tirei a planta do vaso e examinei as raízes para ver se estavam ou não sufocadas.
2. Examinei a drenagem. Telinha obstruida?
3. Pleno sol
4. Bastante adubo (Deficiència nutricional gera sementes incompletas)
5. Quando surgiam semente tipo bolinha alongada, já tirava. Só deixava ser as vagens eram compridas, alongadas.
Nunca mais tive problemas.
Hoje não deixo vagens nos bonsai. Tão logo noto.............tiro e jogo fora, a não ser nas matrizes, no chão.
Um bom adubo à base de alto teor de potássio e fósforo, ajuda muito.
Essa é a minha experiência!
abraço