Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Esse Ficus tem futuro???

Saulo Prazeres29/01/2009 20:25
Esse Ficus tem futuro???
Pessoal,

dá pra trabalhar com esse ficus para um futuro bonsai. Percebam que é tronco duplo!

Alguma sugestão?

Filipe Henrique30/01/2009 01:07
Saulo Prazeres,

tem futuro sim brother, e glorioso por sinal

😄 😄 😄 😄
pena q eu não sei desenhar igual ao alexandre e outros artistas dak do forum....
mas vou tentar explicar oq vejo,

a principio vc poderia fazer um tronco duplo, mas acho complicado de onduzir e pouco interesante se não tiver um acabamento primoroso...
2ª opção e é a q eu acho melhor..
abaixa esse galho mais grosso q vai para a direita e usa como 1° galho, da uma aramada do 1° galho pra cima dando movimento a planta estilo moyogi use o segundo galho rpo fundo e o 3° pra esquerda e o 4° pra frente sem apontar para o observador.. agora esse galho mais fino da esquerda vc abaixa e controla o crescimento dele .. corte todos os galhos q possam fazer sombra ao galho mais grosso da direita, esse vai ser o galho de sacrificil...só pra engrossar o caldo !!!
eu costumo aramar ele e fazer o0utro bonsai depois de comprir a missão dele!!!
é bom q ele engrossa, vc pode ir trabalhando as duas plantas ao msm tempo... o bonsai em questão e o futuro pre-bonsai " o galho de sacrificil "

é bom planta-lo em uma bacia ou escorredor pra adiantar o processo...
e durante a formação, deixe a planta crescer mais do o formato desejado antes de poda-la pra engrossar mais rapido..
acho q isso é tudo!!!
abraços
t+
Saulo Prazeres30/01/2009 01:18
Meu caro, obrigado pela tua atenção e dicas!

MAs so uma duvida, seus comentarios sao referente a 1a foto ou a 2a foto???

Abraços
Filipe Henrique30/01/2009 01:21
ops,
pensei em escrever mais não o fiz... 😮ops: 😮ops: 😂 😄
é em relação a 2ª foto...
espero q eu tenha sido claro...
mas não se precipite, apesar de q em relação ao q eu falei, tem como voltar atraz em quase tudo caso mude de ideia ou apareça uma outra sugetão melhor.
abraços fih
t+
nickyfury30/01/2009 21:10
bonsai
Para a construção de um tronco duplo (SOKAN), voce deverá observar que um dos troncos, geralmente o mais novo, é menor em relação à altura da planta-mãe. Assim, aconselho desde já o corte, visando a harmonização visual, se pretender o cultivo nesse estilo. Eis dois ótimos exemplos de condução:

O desenho abaixo, disponível no site do Atelier do amigo Dom Mario, é de autoria do bonsaista e artista Marcelo Duprat:

Dele, igualmente, é o comentário ao lado do desenho, muito explicativo e elucidativo sobre a condução desse estilo, aliás:

No estilo Sokan as raízes (o nebari) são as mesmas para os dois troncos diferentemente do que acontece no Estilo SOJU, onde as raízes de cada árvore são independentes.
É um dos lindos estilos observados pela comparação que pode ser feita de dois parceiros trabalhando juntos. Um casal, a mãe e o filho. Dentro do estilo Sokan, as árvores poderão ter as características dos outros estilos como Moyogi, Shakan, etc.
Saulo Prazeres16/02/2009 22:46
apos a podaaaaa
Vejam como ficou... sera q ficou legal? Opinem!!

nickyfury17/02/2009 11:01
bonsai
Ainda é cedo para tecer um comentário maior a respeito. Considere a possibilidade de estar eliminando esse tronco da esquerda, cortando-o e formando com ele o primeiro galho da planta. Talvez fique mais interessante. Use arame nesse e no outro galho, educando-os para uma posição mais horizontal, ainda que com um ligeiro movimento levemente sinuoso, em harmonia com o tronco. Proceda da mesma forma com os demais galhos, mantendo para cima apenas os galhos da parte apical da planta. 😄

Isto por que galhos crescendo para cima denotam que a planta é jovem. No bonsai, buscamos justamente formar uma estrutura que, apesar da planta ser jovem, fique caracterizada como uma arvore antiga, ok? 😄
Saulo Prazeres17/02/2009 23:34
Que bacana sua sugestao! To pensando ainda.. mas tenho um projeto engavetado pra essa crianca! Mas obrigado pela sugestao... acho q vai da pra fazer um belo bonsai!

abracos
Filipe Henrique19/02/2009 10:16
iaew Saulo,
aqueles cabelos.... não tira ❗
aquilo vira raiz.
fica bem interessante depois q engrossa.
abraços