Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda com Ficus - Ausência de folhas.

mateusbm30/01/2009 12:51
Ajuda com Ficus - Ausência de folhas.
Pessoal,

O projeto inicial para esse ficus seria construir uma copa densa e só isso. Ele ficou 1 ano numa mistura de partes iguais de areia grossa, humus de minhoca e caco de telha. Porem após 1 ano o resultado foi esse ai da foto. A planta não produziu as folhas desejadas.

Pensei então em partir pra um estilo ereto informal mas não sei por onde começar. Poderiam me ajuda?

Filipe Henrique30/01/2009 16:32
ai brother,
eu cortaria assim....

pra proseguir com o moy0ogi
acho q ficaria bom dentro de um ou dois anos... já q o tronco esta bem grosso e conico.. era ficus trançado certo?
depois q ele solda fica bem interessante o tronco!!!
tenho usado nos meus ficus em treinamento apenas areia e terra preta adubada na proporção 50-50, tem dado bons resultados tb..
abraços fih t+
Filipe Henrique30/01/2009 16:36
deixa eu fazer uma pequena correção, o corte do galho mais baixo .. a linha vermelha,... cortaria um pouco mais acima uns 3 dedos.. depois q brotar trate o corte na altura da linha vermelha, as vezes o galho do ficus seca um pouco abaixo do corte, pra não correr risco é melhor cortar um poco acima, eu chamo de pre-corte.
pois se tiver q refazer o galho todo vai perder tempo pra dar o efeito conico!
abraços
dori30/01/2009 17:16
Eu não me arriscaria tanto assim.

Tenho muitos ficus e já perdi alguns por radicalizar demais nas podas.
Se essa planta depois d eum ano só obteve essa ramificação, uma poda drástica agora poderia ser uma condenação. provavelmente ela nem rebrota e seca.
Plante-a em uma bacia grande, a mistura areia grossa, terra vegetal adubada e cacos de telhas é a ideal. depois que a árvore pegar um vigor, vá podando os galhos e faça torniquetes para estimular a brotação mais baixa.
Depois, quando ela tiver brotos mais baixos, faça os cortes indicados.
Filipe Henrique30/01/2009 19:13
Dori,
nunca tive problemas com perda de ficus apos podas, acho realmente dificil matar um ficus heheheacho q por isso gosto tanto deles... eles me toleram bem!
mas concordo com a sequencia q vc sugeril em partes...
não precisa ior cortando aos poucos neim de torniquetes.. na minha opnião, replanta e corta, só tenha o cuidado de cortar um pouco acima do lugar pretendido .. e tratar o ferimento apos alguns meses, assim ela não seca nadinha abaixo do corte.

acho tb q devia replanta-la em uma bacia... mais larga...
eu usei nessa foto logo abbiaxo apenas areia não muito grossa e terra preta adubada (meio a meio)e fui add esterco, farinha de osso, torta de mamona.. npk's eoq mais desse pra usar como adubo!! heheheheh

mas se vc estiver inseguro... não faz mal nenhum transplantar e esperar ela revigorar ....

ahhh
a falta de brotação pode ser ausencia de sol brother.. quantas horas ele pega de sol direto?!?!!?
abraços
nickyfury30/01/2009 21:05
bonsai
Mateusbm, se na composição do substrato voce usou: areia grossa, humus de minhoca e caco de telha, ouso dizer que está justamente nessa composição o erro que por pura sorte não causou a perda irremediável do material. 😲

Areia grossa e caco de telha possuem a propriedade de reter umidade, as vezes mais que o necessário, comprometendo o desenvolvimento salutar das raizes, que podem vir a morrer por excesso de agua, inclusive. 😲

O humus de minhoca é um forte adubo orgânico, e deve ser evitado seu uso no preparo de substrato, principalmente reenvase. Num replantio qualquer, não se usa inicialmente adubação, vez que isso compromete o desenvolvimento das raizes capilares, causando as vezes até mesmo a "queima" dessas raízes, que são justamente as que carregam nutrientes para a planta. 😄

Então, visando corrigir essa deficiência, aconselho o nobre colega a proceder a retirada da planta desse substrato, lavando bem com agua corrente as raízes, deixando a planta livre dessa composição. Em seguida, prepare um substrato bem drenante: terra granulada, pedrisco, caco de telha, carvão vegetal e casca de pinheiro. Não é necessário mais que isso para recuperar sua planta e obter, em pouco tempo, forte brotação por todo o tronco. 😄

Após recuperar, sugiro a voce cortar o tronco na altura da primeira forquilha, mantendo apenas o galho que segue à direita, eliminando todo o resto. Acima, seguindo nesse galho, elimine o galho da direita. Isso irá dar maior conicidade para sua planta, que poderá ser conduzida no estilo moyogi, resultando um belissimo exemplar, por sinal. 😄

Não se acanhe em cortar radicalmente. Apenas cuide da manutenção preventiva, evitando apodrecimentos. Eu uso, como pasta seladora, cola branca para madeira, com ótimos resultados. A cola veda bem, evitando perda de material, aliás. 😄
Franz Lopes30/01/2009 23:26
Amigo,

Concordo com que o colega Dori colocou a respeito do risco de poda neste momento. Se a planta não tem apresentado brotações, significa que pode estar enfraquecida, uma poda drástica neste momento pode piorar as coisas.

Assim como concordo com o amigo Nick.

Observando bem, ela tbm está em um vaso pequeno.

Siga os conselhos do Nick, transplantando-a para outro vaso mais profundo ou escorredor.

De resto é esperar as novas brotações.

É o que faria...

Quanto às marcas no caule devido à origem trançada, recomendo utilizar a técnica do vaso sobre o substrato. Este vaso rodearia toda a base do tronco. Nele coloque substrato drenante (cuidado com o excesso de umidade). Regue com solução enraizante semanalmente.

Brevemente raízes irão brotar neste setor, se desenvolvendo e ajudando a encobrir as marcas do caule. Além de valorizar mais a planta.

Boa sorte. 😉

Franz Lopes.
mateusbm03/02/2009 12:26
Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas, vou analisar todas e seguir os conselhos.

Grande abraço.

Mateus
Filipe Henrique03/02/2009 22:43
ola amigos,
em relação ao vaso maior ACHO Q foi unanimi, eu o nickfury e o FRANZ (não me confundo mais rsrsrsr) demos a msm sugestão. Acho tb q procedi oq os amigos postaram em relação a esperar uma brotação mais vigorasa para podar, é muito mais seguro, apesar de duvidar q a planta venha a perder galhos com uma poda agora desde q essa não apresente problemas de saude e q o problema da falta de folhas esteja relacionado a falta de sol, como eu suspeito q seja.
esse substrato como paltou bem o amigo nickfury, pode vir a matar a planta por acumular agua d+, entretanto o caso especifico onde isso ocorre é justante quando a falta de sol.
aqui nas minhas plantas uso muitas vezes substrato parecido(exceto o humus q tb uso mais como adubo) exatamente com o intuito de acumular agua... pois minhas plantas pegam sol das 6 da manha até as 6 ou 7 horas da noite (horario de verão tem sol ainda aqui nesse horario) e apesar de meu sistema de irrigação molhar 3 vezes ao dia e as vezes é preciso q eu molhe novamente a noite pois ainda tem os ventos constantes q apelidam minha ilha de ventoria(vitoria-ES).
é isso...
t+
abraços
e boa sorte com sua planta brother 😄 😄