Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Igual a Calliandra + com flores amarelas.. é uma Calliandra?

Rogério31/01/2009 21:32
Igual a Calliandra + com flores amarelas.. é uma Calliandra?
Amigos
Em minhas férias, passando por uma rua, encontrei uma árvore muito parecida com a Calliandra.
Não tinha como fotografar na hora para postar junto com essa mensagem + como a árvore estava carregada de sementes é claro que peguei váaaaaarias. As fotos das semente estou mandando.
Ela tem as folhas idênticas a da Calliandra e suas flores são Amarelas e do tamanho de bolinhas de gûde.
Será que estou certo? É mesmo uma Calliandra?
Abraços
Rogério.

As folhas são como essas...

As sementes ...
Arzivenko01/02/2009 12:37
Poravelmente é espinilho (Acacia caven), mas a família mimosaceae (parte de leguminosae) é bastante grande, tem bastante diversidade de espécies.
MiguelSM01/02/2009 17:03
Olá, sem uma foto fica difícil a identificação, o que tem na foto são os frutos dela, as sementes estão dentro.
tenho certeza que naum são de acacia caven, os frutos dela são mais arredondados, parecem uma noz.
Paulo César Morais01/02/2009 17:48
Rogerio, legal vc colocar essa pergunta, porque peguei sementes de uma arvore uma praça que parece muito com sua descrição e com as fotos das sementes.
ela tem espinhos grandes, dão flores amarelas tipo pompom e as raízes dessa árvore fedem mais que da serissa.
também gostaria de saber que espécie é,
abraço.
TARCISIO DIAS02/02/2009 09:19
Realmente não me parece caliandra. fica ai a duvida, quem souber...
TARCISIO DIAS02/02/2009 09:25
Realmente não me parece caliandra. fica ai a duvida, quem souber...
tauser02/02/2009 09:26
Paulo eu acho que peguei umas sementes dessa plantinha tbm, pq depois que ele cresceu um pouco, fui transplantar , credo o raiz fidida hauhauau.
mais tbm não sei que plnata é essa.
MiguelSM02/02/2009 15:29
Plantas como a caliandra, pequeno porte, possuindo folhas compostas pequenas e delicadas e flores semelhantes (tufos de estames) são popularmente conhecidas como "mimosas" pertencendo a subfamíla mimosoideae das Fabaceae ou "Leguminosas".
a esta subfamilia pertencem algumas arvores como as acácias e os angicos..

resta saber qual a espécie que é,

aqui tem um site muito bom que mostra algumas "mimosas" entre elas a acacia caven, mostrando que o fruto e diferente dos seus.

http://toptropicals.com/html/toptropicals/catalog/photo_db/A.htm?NumPerPage=20&NumPerLine=4&listonly=0&first=80

Abraço!
Paulo César Morais02/02/2009 21:39
Pessoal, pelo sitio que o Torolez indicou, parece que as mudas que tenho são da espécie:

Acacia farnesiana, Mimosa farnesiana.

vi uma foto que mostra bem os espinhos. como pertence à uma familia com uma grande variedade de espécies, sempre fica uma dúvida mesmo.
abraço a todos.
Rogério06/02/2009 23:03
Amigos
Agradeço muito a ajuda e a participação de todos...

Amigo Arzivenko: Acredito ser mesmo, uma Farnesiana. Valeu pela dica.

Amigo Tirolez: Agradeço sua dica quanto a vagem. Se as vagens da Cavenia são, como diz, arredondadas então sobra a Farnesiana. Fico muito grato pela sua ajuda.

Amigo Paulo César Morais: Realmente... antes de plantar as sementes, as deixei na água de 1 dia para outro e ao retirá-las percebi o dor nada agradável que as sementes e água estavam exalando.

Amigo tauser: Pelo link que o Amigo Tirolez postou vc poderá saver com + certeza que planta é a sua. Grande abraço.

Amigo Tirolez: Fico muito grato pela sua ajuda. Foi de grande valia a indicação do site para sanar a dúvida. Grande abraço e muito obrigado.

Obrigado a todos.
Grande abraço
Rogério.