Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

ajuda com muda morrendo e "otras cositas más"...

FlaviaCasa01/02/2009 19:18
ajuda com muda morrendo e "otras cositas más"...
Pessoas! 😢
Acho que matei a mudinha de "laranjinha" Olha como ela ficou depois do transplante para o escorredor:

não é falta nem excesso de água: juro!!!
ela perdeu algumas raízes no "arracadori" que fiz e tive que cortar duas que estavam bem grossas. será que assassinei a coitada?
no substrato coloquei + ou - 30% de areia, 30% de pó de xaxim e 40 de terra vegetal (aquelas das floriculturas...) e claro, pedriscos no fundo.
ele tem boa drenagem.
Ainda dá tempo de socorrê-la?

outra dúvida é com um pézinho de azaléia que "achei" no jardim de casa.
não precisei nem arrancá-lo: ele estava solto, solto, com um pouco de terra vegetal entre as raízes, mas não estava "plantado". estava por cima do solo mesmo. inacreditável, mas é a pura verdade. essa "bolinha" de raiz e terra era um pouco menor que uma bola de ping pong. transplantei-a para um vasinho, destes de plástico mesmo, mas acho que fiz "caca"...
devia ter colocado no escorredor???... minha intenção era fazer dessa muda um bonsai pequeno (não mame. esqueci o nome do outro "maiorzin"...eheheh... perdoem, essa nomenclatura é muito nova pra mim....)
quanto tempo tenho que esperar para fazer a poda e / ou mudar pro escorredor? essa muda tem "futuro" como bonsai? ou deixo ela no vaso por muiiiito tempo ainda, e bem depois faço algo nela? Fiquei com medo de cortar galhos e folhas na hora do transplante...

lá vai a foto

sei que é muito cedo pra tentar a técnica do tanuki, mas já arrumei um tronco legal... mais pra frente volto pra pedir ajuda...
olha ele:

heheh!

ansiosa, espero!
edson060502/02/2009 13:44
Flavia,
no transplante da laranjinha, você deixou muita massa verde (folhas). Pode ser que você ainda consiga salvá-la podando um pouco os galhos.

Abraço.
Edson.
FlaviaCasa02/02/2009 18:29
Oi Edson

eu estava com receio de podar folhas e raizes...fiquei com dó... 😂
mas se é pra salvá-la...

obrigada!

abç
Alcides Junior03/02/2009 07:44
Flavia, além de retirar as folhas, é bom não deixar muito exposta ao sol.
Muito bacana sua peça para um tanuki.
edson060503/02/2009 10:01
Flavia,
quando iniciei perdi algumas plantas por fazer o transplante dessa forma 😢 ;
mas não se preocupe, dar cabo de algumas mudas é inerente ao aprendizado 😉
Até mais...
Edson.
Daniel Camargos03/02/2009 10:49
Flavia...

Esse tronco que você arrumou, após tratamento, ficaria lindo num aquário plantado... hehehehe 😄 🙄

Mas sobre a Azaleia, achei sua muda muito bacana... eu deixaria no vaso que ela está por mais um tempo...

Abraço

Daniel
FlaviaCasa03/02/2009 20:13
Olá Junior,
tem aí uma coisa que talvez possa ter ajudado a murchar o pé de laranjinha: ele está no orquidário de minha mãe e lá é meio "quente"!!! Não há sol direto nela, pois há sombrite e telhas, é tipo um viveiro, mas faz um certo calor durante o dia... Talvez isso tenha contribuído... 🙄

Olá Edson,
já podei mais ou menos como você sugeriu, e acredite, acho que ela vai vingar... 😛 as folhas que deixei já se "desenrolaram" (elas pareciam um canudinho!!!mas ainda estão "fraquinhas"...) agora é esperar! depois posto a foto dela.

❓ Mas acho que vou tirar lá do orquidário. Que vcs acham? ❓

Ah Daniel, depois que meu Faísca morreu, eu nunca mais quis saber de aquário, nem de peixes!!! 😢 (o Faísca era um oscar "enorme de grande", lindo, lindo! minha paixão! ele ficou comigo por mais de cinco anos! que saudades!)

eu devia ter colocado a azaléia no escorredor!!! mas agora vou ter que deixar ela quietinha no vasinho mesmo...
vou judiar dela mais, não!! 😂

abçs a todos
e obrigada pela atenção! 🙂
darkaso06/02/2009 21:42
Flávia,

para a laranjinha já deram o recado, era excesso de folhas e galhos mesmo.

se sua azaléia está aí nesse vasinho a até três semanas e o substrato é bem soltinho pode retirar o torrão todo, sem mexer nas raízes, e colocar no escorredor. Prepare o escorredor antes de mexer na planta. Se esperar até o ano que vem para fazer isto o atraso vai ser muito grande.

Esse tronco para tanuki é muito interessante. Espere mais um pouco para aprender e ter mais confiança no que faz para escolher uma planta que vai te dar um tanuki adequado para ele.

T+
FlaviaCasa07/02/2009 16:42
Olá Darkaso!

Não tem três semanas ainda, então vou passá-la pro escorredor sim. Obrigada pela dica!

abçs
FlaviaCasa04/07/2009 16:49
Olá moçada!
depois de algum tempo só curtindo minhas plantinhas,
volto com um milhão de dúvidas...
Minha laranjinha do mato resistiu bem ao "arrancadori" e
já está a mil por hora. já preciso coloca-la na mamadeira,
mas gostaria de saber se devo fazer poda nela ou se a deixo
desenvolver sossegada. Já está com flores de novo,
tou morrendo de dó de tirar!!! segue as fotos

Alguem pode me dizer que arvore é essa??
sei que a semente era parecida com a de fruta do conde...

já posso aramar essa? pensei em acentuar a queda dela (é caida pra um lado.... ehehe)
ou devo fazer poda radical ???
agora nem é época eu sei, mas só pra eu ir pensando no que fazer...

Bom, aguardo ansiosa!!!

valeu!
bjus e qjus
Raphael Costa06/07/2009 20:21
Em relação às podas das laranjinha acho q deveria esperar pois as plantas estão entrando em fase de vegetação, faça somente as podas estruturais que julgar necesario, e em relação ás raizes, nao pode-as, se for podá-las deixe para o final do inverno. Se quizer coloque-as na mamadeira de uma vez, mal com certeza nao fará com a sua planta, e qndo chegar na epoca de podar as raizes repita todo o procedimento...

abraços!!!

raphael costa