Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

bougainvillea alporquia e estaquia

pedro pires25/07/2005 13:15
bougainvillea alporquia e estaquia
boas!

tenho algumas bougaivilleas na minha casa e gostaria de saber se posso plantar estácas de bougaivillea para criar raizes.
se sim em, no solo ou água?s no solo, em que tipo de solo?com que grossura é que devo fazer a estáca?estaca lenhosa ou verde?em que época?

em relação à alporquia onde é que posso achar musgo apropriado?em que época? com que grossura de galho?

obrigado pela atenção! 😂 😂 😂
Angela Fernandes25/07/2005 16:33
Olá Pedro Pires !!!! 😂 😂 😂

Vivendo e aprendendo !!!! 😄 😄 😄

Aprendi neste último final de semana algo sobre estaca de bugainvilea... não sei se é o correto. Mas me disseram o seguinte:
- faça as estacas e as deixe ao sol por alguns (2 ou 3) dias.
- depois coloque-as em água com enraizador por 24 horas.
- após este período, plante em areia, somente areia ou misture um pouco de terra preta na areia e depois é só esperar criar raízes.

Bem, espero que dê certo.

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - 😮ops: 😮ops: 😮ops:
Fábio25/07/2005 16:41
estacas
Um amigo meu também já comentou que gosta de deixar as estacas secando de um dia para outro porque isso evita a proliferação de fungos e o conseqüente apodrecimento da mesma. Porém nunca testei para garantir a eficácia desse procedimento.
Se por acaso alguém resolver testar, por favor poste aqui o resultado pra gente!
Abraços,

Fábio
Angela Fernandes25/07/2005 16:50
OH EMBARCADO!!!! 😂 😂 😂

Tudo bem ????????? Sem "marear" ❓ ❓ ❓

No sábado, passei o dia todo no espaço do Ronaldo e o Roberto (que faz fontes) estava experimentando o trabalho que descrevi acima, numa bugainvilea de folhas quase roxas que trouxe do interior....

Vamos ver como a planta se porta.... 😉 😉

Beijos

pedro pires25/07/2005 17:15
obrigado pelas respostas 😄😄😄

um amigo aqui do forum com quem costumo falar disse-me que costumava fazer estacas com a grossura de um dedo. metia-as num vaso com areia, sómente,e nos primeiros 5 dias aplicava-lhes hormonas enraizadoras, deixando as estacas à sombra, depois disso regava normalmente...é só mais uma forma de enraizar 😄
Marco Nascimento25/07/2005 19:56
Pedro, conforme te disse, acho melhor vc não deixar suas estacas no sol por 3 dias, a não ser que vc queira lenha pra uma lareira... (risos)
Um abração...
Fábio26/07/2005 12:27
estaca
Ângela,

Estou bastante curioso sobre essa idéia de deixar as estacas secando no sol por dois ou três dias e depois plantar.
Quando tiver os resultados mostre aqui pra gente!!!
Um beijo!!

Fábio
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA26/07/2005 14:03
BUGANVILLE.
Olá para todos.

Tenho cultivado a referida planta no sistema de estaca.Não utilizo alporque porque ela ''pega'' muito facilmente por estaca ou coletada com raizes.Escolho em geral galhos mais grossos e retiro-os com serrote, facão ou mesmo segueta,desfolho e deixo de''molho'' no enraizador que hoje tenho da biofert por +ou- meia hora.Planto em terra misturada com pedriscos em vaso provisorio aguando dia sim dia não dependendo do clima do dia,e deixo á sombra até que apareçam novos brotos para ai sim leva-lá ao sol aos poucos.Neste periodo de plantio rego normalmente não adubo e continuo colocando enraizador a cada 15 dias em pequena quantidade até enraizar completamente.Quando a danadinha está com as folhas bem vicosas com uns seis meses de vida começo com uma leve adubação de 4-14-08 que ela agradeçe bastante.

Espero ter ajudado.

''o bonsai é como uma vida,precisa de cuidados diários.''
pedro pires26/07/2005 17:41
boas!

grande ajuda sim senhor 😄 😄
de certo que é um bom método de estaquia!
um grande obrigado a todos pelas respostas, porque nenhuma é em vão!!!
Angela Fernandes26/07/2005 20:56
Oi Rogério !!!!!!! 😂 😂 😂

Valeu pelas dicas com experiência !!!!!! 😄 😄 😄

Se tudo ocorrer como estou programando para amanhã, vou retirar umas estacas grossinhas e tentar proceder com algumas como você falou e outras vou fazer a experiência que citei.

Aguardem !!!!!!!!! 😛 😛 😛

Abraços

Nelmar07/08/2005 23:25
Tudo bem pessoal?

Já presenciei esta técnica de deixar secar ao sol na chácara do Hadano aqui em Atibaia e, realmente funciona, mas eles só a usam em galhos muito grossos.
Outra coisa que aprendi também com os Japoneses de cá é que deveremos em estaquia usar um substrato inerte, como prevenção ao aparecimento de fungos. Uma boa opção para o caso da primavera é o barro retirado de um barranco, uns 40 cm abaixo da superfície. Já repararam que as primaveras que encontramos para vender estão sempre plantadas em barro?
Já usei a técnica descrita acima em um tronco do tamanho de minha coxa e, o resultado foi muito bom, conf pode ser visto nas fotos abaixo. Estou esperando até o início da primavera para podar esta planta e iniciar a estrutura dos galhos, que por sinal brotaram onde eu queria (não é realmente muita sorte?), enquanto isto posso admirar as flores tão intensas que brotaram nesta planta.

Abraços a todos

Detalhe do tronco
Nelmar07/08/2005 23:30
As fotos não apareceram.
Vou tentar de novo

Detalhe
Átila07/08/2005 23:59
😄 SHOW HÉMMM ❓ ❓ ❓ É a " espectabilis" ❓ ❓
Angela Fernandes08/08/2005 16:14
OH DO CAVANHAQUE !!!! 😂 😂 😂
OH SUMIDINHO !!!!! 😂 😂 😂

Esta sua primavera está simplesmente divina !!!! Lindíssima !!!!! 😂 😂 😂
Muita sorte sua ter brotado onde você quis !!!!!! 😉 😉 😉

O que Hidaka faz, o Ronaldo também está fazendo com as estacas e está dando super certo.

Beijos

Angela Fernandes08/08/2005 16:21
OH DO CAVANHAQUE !!!!! 😂 😂 😂

Penso tanto no Hidaka que escrevi o nome dele ao invés do Hadano!!!! 😮 😮 😮 Desculpe a falha................

Beijos

ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA09/08/2005 08:40
PRIMAVERA.
Olá para todos.

Hoje aprendi um pouco mais sobre a linda bunganville.É realmente uma planta que surpreende mesmo.Álias vamos perguntar ao amigo onde ele compra as bermudas para usar em ''coxas'' tão grossas.(brincadeirinha hem).

Um Abraço!

'' o bonsai é como uma vida,precisa de cuidados diários.''