Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Substratos Adequados para a Região Norte

mortykus02/02/2009 19:37
Substratos Adequados para a Região Norte
Nesse fim de semana teve uma exposição de flores aqui na minha cidade, flores de Holambra, muito belas, depois posto o link para as fotos.

Havia nessa exposição vários pré-bonsai, e eu inclusive adquiri um belo exemplar de Romã (ou mini romã, agora não tenho muita certeza), que depois posto as fotos em outro tópico.

Mas, olhando os pré-bonsai, esbarrei em um senhor que também os contemplava. Conversando com ele descobri que ele cultiva bonsai aqui na minha cidade (inclusive peguei o endereço dele para dar uma olhada nas plantinhas, ele diz ter mais de duzentos exemplares!).

Conversando mais um pouco, ele comentou que o substrato (ou Terrão, como ele chama) que usamos aqui, região Norte do país, deve ser bem diferente dos usado aí, região mais temperadas que a nossa! E que a primeira coisa a se fazer com a Romã que adquiri era trocar o "Terrão".

Agora, duas questões:

Minha Romão está toda florida, deve esperar acabar a floração para trocar o substrato?

E: Como faço para descobrir o substrato ideal para essa região?

Desde já, muito obrigado!
Franz Lopes06/02/2009 12:49
Como vai mortykus,

Duas questões:

Se este bonsaista que você conheceu tem experiência de fato, ele é o melhor indivíduo que possa te esclarecer a respeito do substrato para sua região, assim como os colegas do Fórum que moram por este lado de nosso Brasilsão.... Apesar de particularmente não acreditar que mude muito em relação a outras regiões. Deve ser levado em consideração a umidade e clima... 😉

Quanto ao transplante de sua romãzeira, aconselho sim a fazer o transplante, pois o substrato em que elas comumente vêm não é nem de longe adequado. A não ser que o clima esteja muito quente por ai... Vais ter que colocar na balança. 🙄

Quanto à floração, não se preocupe, no transplante retire todas, isso ajuda na recuperação da planta, na medida em que manter flores representa um desgaste natural maior para o vegetal. E depois elas voltarão... 😉

Abraço e boa sorte.

Franz Lopes
darkaso06/02/2009 22:11
Mortykus,

o substrato não vai mesmo diferir tanto assim. Vai ser diferente se a espécie é frutífera ou não, como em qualquer lugar. Se ele chama de "terrão" o que nós chamammos de substrato é porque não deve se muito estudioso, mas sim prático, o que não desmerece seu conhecimento, mas deve ser entendido e absorvido com cautela. Como na região norte chove religiosamente todos os dias poderia até colocar na pedra pura que não morre, mas como isto depende do objetivo e do estágio da planta, é melhor postar fotos para termos melhor idéia do estágio da romã.

T+
nickyfury14/02/2009 23:03
bonsai
Ao contrário do que se apregoa por aí, a mini romanzeira não é bem vista como uma boa opção quando se trata de cultivo visando formar um bonsai. Geralmente é vendida a leigos e iniciantes, que sentem peculiar atração por seus diminutos frutos. 😲

Isso se deve basicamente a um fato inusitado: o crescimento dessa variedade é lento, muito lento. Costuma ainda secar galhos, principalmente os que frutificam ou são aramados. Aliás, o próprio caule, por vezes, seca uma parte tambem. É uma planta extremamente débil. 😲

Se voce realmente quiser cultivar uma romanzeira como bonsai, aconselho procurar por uma que produza frutos de tamanho médio. Possui crescimento mais vigoroso, o lenho de sua madeira permite trabalho de desbaste e criação de madeira morta, além de aceitar bem podas radicais e aramação, sem comprometimento e perdas de galhos. 😄

O substrato ideal para o cultivo da romanzeira é composto de: pedrisco, caco de telha/tijolo, casca de pinheiro, carvão vegetal e terra granulada (eu uso cupinzeiro fragmentado e queimado). O aporte de adubo deverá ser iniciado 45 dias após o reenvase ou replantio, sendo que a planta poderá estar acondicionada em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, suspensa do contato com o solo, visando favorecer a aeração das raízes. 😄

Se voce dispuser de espaço, faça um primeiro plantio no solo, deixando a planta se desenvolver por uns dois anos, retirando-a depois e conduzindo até a bacia, onde poderá iniciar os trabalhos de condução e estruturação, visando definir o melhor estilo. 😄