RafaelHuk02/02/2009 20:03
Ajuda no estilo
Olá, peço ajuda dos colegas para decidir o rumo dessas duas plantas:
A primeira essa azalêi que deve ter uns 3 anos, estava num lugar onde não se desenvolvia muita, sei que é meio nova mas já gostaria de começar a educa-la.
A segunda planta essa pitanga que estava no meu terreno antes mesmo deu vim morar aqui, ia ser retirada mas peguei para mim e coloquei numa caixa de madeira, faz uns 3 anos que a transplantei.
Para a pitanga pensei no estilo hokidachi pois ela teve uma brotação intensa depois que retirei a parte superior, então pensei em fazer um corte mais ou menos aqui, ou mais baixo. O que vcs acham?
Mas terei que sacrificar um dos trocos, ou pode ficar com os dois?
Grato desde já.
Alcides Junior03/02/2009 07:45
Rafael, não vejo as fotos.
tauser03/02/2009 09:31
tbm não consigo ver as fotos.
RafaelHuk03/02/2009 11:16
Opa, desculpa, agora conseguem ver?
RafaelHuk05/02/2009 14:10
Ninguem???? 😢 😢 😢
Franz Lopes05/02/2009 14:43
Como vai Rafael,
Em ambos os casos eu as deixaria se desenvolverem mais. No caso da azálea, para desenvolver o tronco, procederia apenas com podas parciais periódicas.
No caso da pitangueira, poderia até cortá-lo mais abaixo. Em seguida dar tempo à planta até surgirem novas brotações.
Boa sorte. 😉
Franz Lopes
tauser05/02/2009 14:44
cara a azaleia ta mara hauhauhua
um belo material, mais bota ela pra engrossar mais.
bom o pitangueira i ideial seria so um tronco.
darkaso06/02/2009 22:02
Rafael,
sua azaléia vai precisar mesmo de engrossar muito. Está espécie é das que demoram muito para engrossar, por isso vai precisar de paciência. Para iniciar a adecação precisa de definir um estilo. Para ela um moyogi seria bem natural.
A definição do tamanho do bonsai também é muito importante. Mame, shoyn ou maior é fundamental para poder aplicar a aramação no local correto e dar os movimentos corretos. Se fizer movimentos muito curtos ou muito longos vai interferir no bonsai final.
Para a pitanga o tronco dela já é duplo. não dá para fazer hokidachi. Agora seria uma opção fazer a sangria da planta, a retirada de uma vez só costuma matar a pitangueira.
T+
nickyfury14/02/2009 23:46
bonsai
Considerando a melhor frente para a azalea a mostrada na primeira foto, aconselho voce cortar um dedo acima do primeiro galho da direita, eliminando todo o resto. Com isso sua planta irá adquirir conicidade (a base mais larga que o apice), algo que ela não possui e que, se deixar de lado, irá atrasar qualquer trabalho futuro com ela. 😄
Em seguida, faça o replantio em uma bacia grande, dessas plasticas, perfurada no fundo e na lateral, colocando a bacia depois sobre tijolos ou similares, de forma a favorecer a aeração das raizes e do solo. A composição ideal de solo é o mais organica possivel: casca de pinheiro, carvão vegetal, folhas secas, terra granulada. Nada de pedrisco ou caco de telha. 😄
As azaleas desenvolvem-se melhor quando cultivadas a meia sombra (evite o calor/sol da tarde, a partir do meio-dia). Rega uma vez ao dia, sempre no final da tarde. Evite encharcar o solo. A adubação preferencialmente deverá ser liquida, a partir do 45.º dia após o replantio. 😄
Em relação a sua pitangueira, corte o tronco da esquerda, retirando-o de vez da composição. O tronco da esquerda deverá ser cortado na altura da primeira brotação que aparece na primeira foto e não no local que voce indica com a tarja vermelha. Isso se deve a que o tronco da esquerda não tem atrativo, é reto e sem conicidade. Enquanto isso, o tronco da direita, cortado onde indiquei, apresenta uma ligeira conicidade, que poderá ser explorada futuramente. 😄
Voce diz que a pitangueira está plantada em um caixote de madeira. Aconselho retirar esse caixote do chão, eleve o caixote, depositando-o sobre algum tipo de estrado, de forma a manter distancia do solo. Esse isolamente permite a planta adequar-se ao trabalho que futuramente será imposto a ela, na composição estrutural que voce pretende executar. 😄
RafaelHuk15/02/2009 13:53
nickyfury,
muito obrigado pelas dicas, irei seguir o que me propôs, só não vou contar a azalei agora pq esta com muitas flores e não tenho coragem 😄,
quando o fizer posto as fotos.