Pitecolobium - Kengai
Pessoal, vou colar neste setor de seqüências a atualização de meu Pitecolobium.
É uma boa seqüência bem didática e creio que nas linhas gerais não tem mais o que mudar. É claro fico aberto a comentários aqui também pois o trabalho ainda se encontra em andamento.
Este trabalho começou com um problema no tronco, que era carcomido e afunilava na base:
(2006-6)a princípio coloquei uma fita preta no local para tentar puxar raízes mais altas pois o tronco também era demasiado longo.
(2006-7)Na ocasião estava fazendo uns desenhos dos estilos e me veio a idéia de encaminhar a planta neste estilo cascata, para assim escapar do problema.
Comecei a encaminhar a planta no escorredor mesmo, improvisando um adendo para propiciar o surgimento de raízes mais altas.
(2006-7)Na sequencia preparei um escorredor mais fundo
(2006-9)Com as dicas do pessoal do fórum coloquei logo em uma mamadeira e deixava o conjunto deitado para fortalecer o galho de queda.
(2006-11)A planta respondeu muito bem
2006-12)
2007-1A estas alturas com a ajuda do pessoal do fórum fizemos um projeto voltado para o piteco
2007-1Continuei encaminhando a planta tentando montar copas decentes. O piteco é meio difícil neste aspecto.
2007-2
2007-3Para minha surpresa, nesta fase, começaram a surgir ramos bem na base. Tratei logo de aproveita-los dando um pequeno talho neles e enterrando – criando assim os chamados “cavalos”. Com sorte lançariam raízes (como ocorreu) e poderia depois eliminar a ponta do ramo.

com o tempo, de fato, apontaram para a formação de um belo nebari

nesta foto o nebari de cima e um detalhe do gin

Chegou a hora de reenvasar: a quantidade de raízes me surpreendeu para um ano. Eram raízes fortes e vigorosas .
2007-3
2007-3Reenvasei e dei uma boa poda aérea
2007-8Um pouco depois ele retomou o vigor
2007-11Um ano depois as raízes já estavam bastante compactadas (o substrato de tijolo e um terço de terra preta).
2008-12Após poda e esvaziar as raízes com o Maximo de cuidado, verifiquei que ainda não era hora de eliminar o ponteiro. Ano que vem talvez as raízes superiores estejam mais fortalecidas. Por hora achei arriscado.

Envasei ele no outro vaso que havia feito para o piteco. O vaso atual é provisório. Coloquei a planta nele para experimentar, pois já o tinha feito, e para fortalecer um pouco o galho de queda, pois ele é um pouco maior e com mais espaço para raízes o ritmo de desenvolvimento da planta é maior. Mas creio que vou fazer outro vaso bem tradicional, com quatro lados.
2009-2Esta foto acima não ficou muito boa. Falta uma poda na planta pois as folhas estão escondendo em demasia a bela dinâmica do tronco.
Por fim meu querido nebari, que tem me dado a maior alegria, com um novo ramo nascendo no local preciso.

No futuro creio que vou tirar aquela raiz mais a esquerda que parece um cano. O tom de madeira dela denuncia que não vingou. Se conseguisse uma raiz forte ali ela se amoldaria melhor e mais naturalmente. Por hora vou deixando que nunca se sabe.
Espero que tenham gostado da seqüência. Grande abraço a todos e agradecimentos especiais aos amigos do fórum que muito me ajudaram e sem os quais nada disso teria sido possível.
E os anos se passaram.... Nossa e um tempão sem postar.
Mas vamos continuar.
Preparei um vaso feito de cimento, na forma tradicional, um pouco grande, mas, paciência, do tamanho necessário para passar o ano sem ter de podar as raízes e sem que elas fiquem apertando-se por isso.
Em 2012
em 2013 fiz uma desfolha geral.
Logo em seguida
Agora em 2013 início de março bombando no verão.
Tá ficando bom, rsrs