Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori - Caliandra?

EZEQUIEL JUNIOR05/02/2009 18:06
Yamadori - Caliandra?
Olá amigos

Hoje eu fiz um yamadori. Acho que é uma caliandra, mas não tenho muito conhecimento com a espécie.
Na hora de retirar a planta o torrão deu uma quebrada e a planta perdeu muita raiz. Mesmo assim ainda ficou com raiz. Observando no blog do Sergivaldo eu lí que as caliandras reagem bem às coletas de yamadori, mesmo sem muita raiz.

Gostaria de saber dos amigos que a espécie reage bem em alporquias, se enraiza com facilidade?

Segue fotos:

Momento da coleta:

Já em casa com substrato bioplant (desses que o pessoal faz muda de hortaliça)

Detalhe da folhagem

Fico no Aguardo
Abraço a todos
fabianoscosta05/02/2009 19:01
Caramba Ezequiel que coisa linda meu!!
Acho que é uma caliandra tweedy, a da flor vermelha pelo fato das folhas serem de 3 a 4 folíolos...

Abração,
Fabiano.
Marcos Castilho05/02/2009 21:44
Coisa linda esse Yamadori. Pela forma como os amigos do Bahia Bonsai Club fala dessa espécie ela brota facilmente mesmo sem muita raíz ele é muito resistente nem se preocupe.
Thiago Giaconi05/02/2009 21:48
Olá Ezequiel,

Realmente é uma caliandra e é um belo exemplar...será um belo bonsai

Abraço

Thiago Giaconi
EZEQUIEL JUNIOR06/02/2009 07:50
Fabiano, Marcos e Thiago

Obrigado pelos comentários. Espero que ela não morra, deu muito trabalho pra trazer ela pra casa...

Vou fazer uns alporques pra aproveitar mais a planta.

Abraço a todos
Alcides Junior06/02/2009 13:01
Bela colete Ezequiel, nos deixa informado sobre o estado dela.
Franz Lopes06/02/2009 14:24
Com certeza vai pegar... 😉

Qual substrato você utilizou no vaso Amigo Ezequiel?

Belíssima coleta!!!

Parabéns.

Franz Lopes
EZEQUIEL JUNIOR07/02/2009 07:48
Junior, vou informando a medida que a planta for evoluindo

Franz, eu usei substrato desses que o pessoal usa pra fazer muda de hortaliça. No fundo eu coloquei areia.

Obrigado
claudiojsferreira08/02/2009 10:28
Belo yamadori
Parceiro bela planta!!
Eu ainda não tinha visto dessa caliandra, mas como os amigos já fecharam que é uma eu não vou me opor, boa sorte com ela, assim que tiver fotos do seu desenvolvimento me post aki.!!!!

Paz e Bem!!
Alcides Junior09/02/2009 08:56
Caro Ezequiel, analisando muito bem o aspecto da casca de sua planta e ontem observando umas na natureza, me pareceu muito com a bracatinga...não tive sucesso com umas que coletei...espero que não seja, mas as folhas e a coloração do tronco são muito parecidas, inclusive umas manchas brancas ao longo do tronco muito caracteristicos da bracatinga. Não sei o nome científico da espécie, mas vou dar uma procurada.

Consegui descobrir o nome...Mimosa scabrella.
EZEQUIEL JUNIOR10/02/2009 09:13
Claudio
Obrigado pela força.

Junior

O aspecto da casca realmente lembra a bracatinga, mas não é. Tem alguns meses que namorava essa planta para coleta e não notei nem uma flor ou fruto. O melhor é esperar ela florescer para determinar a espécie. Uma característica dela é a presença de estípulas em forma de longos espinhos.

Eu fiz desbrota nela e ela brotou tudo novamente, se ela crescer raíz como os brotos eu fico tranquilo...
Alcides Junior10/02/2009 10:04
Ezequiel, é estranho não ter flores, nesta época tanto a bracatinga como a caliandra tem flores.
EZEQUIEL JUNIOR10/02/2009 10:57
Então, eu também achei isso estranho. Esperei ela florescer pra saber que espécie era pra melhor proceder a coleta, mas nada...

Obrigado pela atenção!
Abraço
fabianoscosta10/02/2009 11:44
Na hora de podar, deixe uns tocos a mais para fazer uns jins, essa espécie aceita bem.

Abraço,
Fabiano.
bruno matorizen17/12/2010 11:42
axo que nao é caliandra nao
aqui na minha cidade chamamos essa ai de silva que eu saiba issu nao é calindra rsrs mais vai sabe 😛
gabriel strucker17/12/2010 11:51
se ela tiver alguns espinhos tem possibilidades de ser um pe de silva e como chamamos aqui jll