Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Casca de Pinus no Substrato...

12
fabianoscosta19/02/2009 15:09
Oi Cláudio dependendo da espécie, seu substrato é bem interessante, se é drenante, quase sempre dá certo.

Só gostaria de lhe alertar que neste caso 3/5 de seu substrato é orgânico e 1/5 de areia (geralmente Grãos menores aumentando umidade), e o último 1/5 de caco onde tem grande aderência de umidade tbm.

Isso provoca bastante acidez do mesmo... só tenha cuidado em relação à isso, pois esta composição irá"segurar" muita água e adubo, portanto deverá ter uma atenção maior qto a ensolação e peridiocidade de cuidados.

Na verdade isto quem tem que ver é vc pelo fato de seu micro-clima, calor, chuva, ...

Abraço amigo,
Fabiano.
Claudio Fellini24/02/2009 15:54
Fabiano e Ivanil,

Desculpe pela falta de informações adicionais!!!

Este substrato que faço, é base para plantas em crescimento/treinamento, mamadeira, escorredor, etc.

Quando faço a mistura para vasos pequenos ou rasos, para bonsai pronto, eu acrescento à quantidade desta mistura a mesma parte de areia. Se for um Junípero por exemplo um pouco mais de areia, se for uma frutífera ou florífera, menos areia.

Outro detalhe, nesta mistura, já guardada, acrescentei um pouco de calcáreo para corrigir a acidez da mesma.

Espero ter resultados em breve, pois todo ano faço uma mistura diferente e sempre tenho resultados melhores, creio assim achar a mistura ideal para minhas plantas associada ao clima quente no verão e seco no inverno.

Abraços

Fellini
12