Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Mudinhas de murta, prováveis mames

mortykus09/02/2009 01:50
Mudinhas de murta, prováveis mames
Minhas mudinhas que estão comigo desde novinhas, ou seja, 2 meses:

Primeiro a minha xodó:

Provável frente:

Agora a outra:

Provável frente:

Vista de cima:

Eu sei que são apenas mudinhas, mas são minhas e me apeguei muito a elas!

Depois posto as outras mudas que tenho aqui!
bad_clusters09/02/2009 08:24
OPa... bom dia,
Qual variedade é esta de serissa?
FrK_leal09/02/2009 09:07
Cara, isso não é serrisa, isso é Murta, ou como tem gente que chama, jasmin laranjeira...
mortykus09/02/2009 12:17
hehehe 😂 😮ops:

foi mal aí então. então são duas mudinhas de murta 😂

Alguém poderia me mostrar fotos de bonsai com essa planta?
Thiago Giaconi09/02/2009 12:44
Algumas fotos retiradas da internet:

Murta de Cheiro (Murraya paniculata)

Abraço

Thiago Giaconi
mortykus09/02/2009 12:46
UAU

lindas plantas.

Me deram mais inspiração para com as minhas plantinhas!
Bruno NF11/02/2009 12:19
Legal, também tenho umas mudas dessa planta, mas pensava que se chamavam Dama-Da-Noite, pois era assim que minha mãe as chamava.
Agora prefiro murta, que é mais simples. Obrigado.
nickyfury11/02/2009 19:05
bonsai
mortykus, suas mudinhas estão indo muitissimo bem, crescendo fortes e vigorosas. Falta a elas porém, visto que seu intuito é formar lindos mame, aramação, visando dar-lhes movimentos mais sinuosos no caule. Não se acanhe em aplicar arame nesse sentido. Graças a essa fase, os caules estão bem flexíveis, permitindo que voce possa aramar e dar-lhes os movimentos mais interessantes, que irão agregar mais beleza visual e enriquecer seus futuros trabalhos nesse estilo. 😄

No link abaixo voce poderá visualizar uma murraya, coletada há alguns anos, atualmente envasada num recipiente ceramico feito especialmente para ela pelo mestre ceramista Shugo Izumi, de Atibaia/SP. O diâmetro do vaso é de 50cm e foi o maior até hoje confeccionado pelo mestre:

http://www.brasiliabonsaiclube.com.br/galeria.asp?cod=46

As fotos foram tiradas numa exposição de que participei num shoping de Brasilia. Na oportunidade, essa murta teve seus galhos aramados pelos bonsaistas David Yamamoto e Junior. Utilizando ferramentas elétricas bosch, gentilmente cedidas por um representante presente ao evento, executei trabalho de madeira morta no tronco. 😄
mortykus13/02/2009 18:55
Eu estava pensando em coloc´-las no escorredor para dar uma engrossada no tronco, eu devo?

Se sim, deveria cortar a raiz principal primeiro? ou não?
nickyfury13/02/2009 19:05
bonsai
Cortar a pivotante é sempre importante, pois facilita o cultivo e a formação de um nebari radial desde o inicio. Entretanto, aconselho manter as mudinhas mais tempo no vaso de cultivo, antes de passar a um escorredor. Elas irão se desenvolver melhor e mais rapidamente. Dentro de dois anos, então, será o momento de passar para o escorredor. Até lá, porém, faça o corte, eliminando a pivotante e replante novamente no vaso plastico ou em garrafa pet, se preferir, no futuro, obter raizes para estilizar em rocha (ishitsuki). 😄